05 Julho 2023
Em outubro será realizado o Sínodo sobre o futuro da Igreja. Enquanto o Vaticano publicou recentemente um "instrumento de trabalho" evocando importantes reformas, a Igreja pode estar profundamente abalada, analisa o historiador Christophe Dickès.
Autor de numerosos livros, Christophe Dickès publicou notavelmente Saint Pierre: le mystère et l'évidence (Perrin, 2021), que recebeu o prêmio François-Millepierres, da Académie Française, em 2022.
A entrevista é de Anne Guerry, publicada por Le Figaro, 03-07-2023.
O Vaticano publicou em 20 de junho um “documento de trabalho”, Instrumentum laboris, em vista do próximo sínodo dos bispos “por uma Igreja sinodal”. Em particular, podemos ler propostas destinadas a revolucionar a tomada de decisões dentro da Igreja. Como interpretá-lo?
Não é apenas o próprio documento que perturba a tomada de decisões eclesiais, mas o método utilizado para chegar ao documento. Com efeito, durante vários meses, as dioceses de todo o mundo dirigiram-se aos seus fiéis que, voluntariamente, contribuíram com as suas reflexões sobre a Igreja. A primeira quebra está neste método. Até agora, o direito canônico, que é o direito da Igreja, previa que os fiéis" estão obrigados a aderir pela obediência cristã ao que os sagrados Pastores, como representantes de Cristo, declaram como mestres da fé ou decidem como chefes da Igreja (Can 212 §1). No entanto, ainda no Direito Canônico, os fiéis também têm a faculdade de dar a conhecer as suas necessidades, especialmente as espirituais, assim como os seus desejos. Mas esse direito enfatiza que isso só pode ser feito “segundo o conhecimento, a habilidade e o prestígio de que [os fiéis] gozam” (Can 212 § 2).
No entanto, não sabemos se as pessoas que participaram da elaboração do documento tiveram competência para tal. Em outras palavras, a preparação de um sínodo certamente não é a expressão de desejos particulares ou a soma de vontades particulares. A Igreja não é propriamente uma democracia porque é responsável pela transmissão de uma tradição – o depósito da fé, que veio do alto, ou seja, da Revelação. Participar na elaboração de um sínodo significa conhecer um mínimo do catecismo, das leis da Igreja, das suas estruturas, da sua história, etc. Cada vez na história que um concílio abriu, os concílios anteriores foram lidos novamente precisamente para não criar uma ruptura. Duvido que o trabalho tenha sido feito.
Eu acrescentaria que é difícil dizer se este documento é realmente representativo do que pensam os católicos de todo o mundo. A leitura me encoraja a ver principalmente considerações ocidentais. Entre a manifestação de vontade e o documento final, entendemos que houve filtros e escolhas, algumas delas idênticas à Igreja alemã, que não escondeu o seu progressismo nesta matéria.
O documento usa muitas vezes o termo “Igreja sinodal”. O que essa expressão cobre?
O sínodo é uma antiga instituição da Igreja que remonta ao final do século II. Aliás, na sua longa história, a palavra associa-se indistintamente à de conselho. Fala-nos da capacidade da Igreja para discutir questões de doutrina, governo, liturgia, etc. O que obviamente é uma coisa boa. Existem diferentes tipos de sínodos: provinciais, nacionais até o concílio ecumênico que tem uma dimensão universal. O método global que permitiu a elaboração do “instrumento de trabalho” para o sínodo do próximo outono faz parte de uma abordagem universal. Por isso, os comentaristas o consideram uma espécie de Concílio Vaticano III que não diz seu nome.
Cada batizado pode ter a sua palavra a dizer. Este diagrama perturba a concepção de uma Igreja piramidal, já parcialmente questionada durante o Concílio Vaticano II.
Mas, no presente caso, não estamos falando de um sínodo, mas de uma Igreja Sinodal: no famoso documento de trabalho, a expressão Igreja Católica é usada onze vezes, enquanto a de Igreja Sinodal aparece quase cem vezes! Um parágrafo inteiro explica os traços característicos da Igreja sinodal que se baseia em uma visão global da Igreja, como “povo de Deus”. Simplificando, cada batizado pode ter uma palavra a dizer. Este esquema perturba a concepção de uma Igreja piramidal – a da reforma gregoriana do século XI que distinguia entre leigos e clérigos – já parcialmente questionada durante o Concílio Vaticano II.
Como a palavra aggiornamento na década de 1960, "Igreja Sinodal" aparece como uma espécie de maleta. Entendemos, porém, que tudo pode ser discutido pelo crivo desta Igreja sinodal, até mesmo as estruturas de poder que têm suas raízes no Novo Testamento. O que o documento chama de “A Conversação no Espírito”. O paradoxo da expressão "Igreja sinodal" é que ela é autorreferencial. Dito de forma mais trivial, a Igreja Sinodal anuncia reuniões permanentes sobre múltiplos assuntos sobre os quais é difícil encontrar uma aparência de unidade.
Como podemos conceber uma Igreja sinodal e hierárquica? Uma Igreja mais sinodal não necessariamente faz desaparecer sua hierarquia?
É aqui que ocorre uma verdadeira ruptura com o próprio Concílio Vaticano II. Embora as estruturas de poder na Igreja não tenham sido desafiadas pelo Concílio, o instrumento de trabalho dá a clara impressão de querer fazê-lo. Estou pensando, entre outros, na pergunta: “Como podemos entender e articular melhor a relação entre a Igreja sinodal e o ministério do bispo?" Eu me pergunto o que isso significa. A Igreja sinodal será superior ao bispo? O bispo poderia ser responsabilizado no âmbito de uma Igreja sinodal?
Tudo dá a impressão de que em nome da Igreja sinodal tudo será permitido. A Igreja sinodal se tornaria uma forma de abstração que todos poderiam evocar para fazer valer suas reivindicações.
A outra ruptura com o Concílio Vaticano II é o fim do concílio dos bispos propriamente dito, pois a partir de agora não serão mais os únicos a decidir. No entanto, os bispos sempre foram o eixo dos sínodos e concílios ao longo da história. Tudo dá a impressão de que em nome da Igreja sinodal tudo será permitido. A Igreja Sinodal se tornaria uma forma de abstração que todos poderiam evocar para fazer valer suas reivindicações: uma espécie de criação contínua. O cardeal Hollerich resumiu falando de uma Igreja “em movimento”, que parece ignorar o que a Igreja acredita e não acredita.
Em particular, este documento visa “lutar contra o clericalismo”, em particular lutar contra o abuso sexual na Igreja. Você acha que um lugar mais importante dado aos fiéis pode ser um meio eficaz de combater esses abusos?
O relatório da CIASE revelou que mais de um terço das agressões sexuais na Igreja foram cometidas por leigos. Acrescentaria que basta olhar para o papel de certos leigos – inclusive mulheres – dentro das paróquias para perceber que um clericalismo pode expulsar outro. A ficção do falecido Jean Mercier, "Monsieur le Curé fait sa crise" (Meu padre está tendo uma crise), mostra isso muito bem. Acreditar que a lógica do poder dentro das estruturas da Igreja vai desaparecer pelo simples fato de nomear leigos é uma ingenuidade que faria Pascal sorrir.
Permita-me esta observação: de fato, a Igreja e os bispos, em particular, precisam de mais competências, numa lógica de serviço e não de poder. Eles já existem em muitos casos. A Igreja também precisa de santos. Bento XVI disse muito bem que as reformas estruturais não mudarão nada na Igreja sem um chamado à santidade. No entanto, não fazemos santos por reformas estruturais, mas por defender um ideal. Isso não significa que as reformas não devam ser realizadas. Os bispos devem assumir sua responsabilidade, algo que não fazem há décadas, esquecendo que não há caridade sem justiça.
Os abusos são a única razão que leva alguns católicos hoje a se posicionarem a favor de uma Igreja mais “horizontal”? Como explicar esse desejo?
Parece-me que essa horizontalidade é defendida por uma minoria progressista com uma agenda ideológica que quer ir muito além do Concílio Vaticano II. Esta minoria acredita que o Concílio Vaticano II é uma ruptura com o passado, enquanto os pontificados de João Paulo II e Bento XVI estabeleceram claramente o contrário. Falo de minoridade porque existe um mundo entre essas pessoas e o catolicismo africano, asiático ou componentes da Igreja americana. A Europa, por outro lado, é mais heterogênea. Seja como for, uma minoria põe de volta na mesa assuntos aos quais o Papa Francisco deu uma resposta: pense na ordenação de homens casados, o diaconato feminino que, ao contrário da crença popular, não é claramente atestado na história do Igreja, ou mesmo à questão da homossexualidade.
Como o sínodo revela o pontificado do Papa Francisco?
Veremos o que ele vai dar. O Instrumentum laboris é, como o próprio nome sugere, um… instrumento. Não se diz que tudo será levado em conta. No entanto, no caso da Igreja alemã, Jean-Marie Guénois mostrou que o Papa Francisco foi "dominado pela criatura que ele mesmo criou "ao deixá-la trabalhar para finalmente criticar suas opções protestantes. Temo que o sínodo de outubro siga o mesmo caminho: em outras palavras, a montanha dará à luz um rato? Pelo contrário, causará confusão ou até mais? As preocupações são reais e não devem ser subestimadas. Neste último caso, será dever do papa garantir a unidade da Igreja evitando separações.
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Christophe Dickès: “A Igreja caminha para um Concílio Vaticano III?” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU