‘Aggiornamento’ contínuo... Artigo de Stefano Zeni

(Foto: Anna Hecker | Unsplash)

Mais Lidos

  • Antes de 1870, ninguém amava o papa: a perda de um principado fabricou o rosto que governa a Igreja. Entrevista com Alberto Melloni

    LER MAIS
  • “O conceito de tocar-no-mundo em Hartmut Rosa pode ser compreendido como uma forma de relação em que o sujeito não busca dominar o mundo, mas se permite ser afetado por ele e responde de maneira recíproca”, afirma o ambientalista

    Tocar-no-Mundo. Vivências transformadoras da relação com a Natureza. Entrevista especial com Jorge Moreira

    LER MAIS
  • Israel ameaça intensificar os ataques caso cheguem mais pipas vindas de Gaza

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

23 Março 2023

"A atualização (aggiornamento) é parte integrante do nosso ministério porque nos ajuda a conjugar a teologia com a vida e a ler uma à luz da outra. Não somos chamados a ser especialistas em tudo, sabe-tudo para todas as situações, mas temos a responsabilidade pessoal e comunitária de estarmos formados, preparados e atualizados. Pelo menos em relação às 'coisas dos padres'", escreve Stefano Zeni, presbítero da Diocese de Trento e diretor do ISSR “Romano Guardini”, de Trento, em artigo publicado por Settimana News, 23-03-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

Atualizando... não desligue o computador. Se até recentemente essas palavras apareciam apenas ocasionalmente nas telas de nossos PCs, hoje as coisas mudaram e as atualizações pedem para serem instaladas com frequência cada vez maior. E nós, obedientes às indicações, seguimos as instruções que aparecem no monitor e aguardamos até ao final do processo porque queremos computadores rápidos, seguros e acima de tudo atualizados.

Na verdade, às vezes ficamos com raiva porque as atualizações sempre aparecem quando estamos com pressa para imprimir aquela página que precisamos para a reunião ou para organizar aquela agenda das salas ou enviar aquele arquivo. Mas não há o que fazer: a atualização nos obriga a um exercício de paciência e não há como contornar. Sempre.

Mas acontece assim também para nós, padres? Quanta paciência temos diante das propostas de atualização que nos são oferecidas de tempos em tempos? Quanto tempo dedicamos a cuidar daquele “sistema operacional” que é o nosso ministério sacerdotal?

Uma ampla atualização teológica é o officium, ou seja, "função, dever, serviço", e inegavelmente também esforço, de um padre que deve afinar seu senso crítico para habitar a complexidade e ler a realidade. De fato, somos chamados a ser ministros do hoje na vida cotidiana e, por isso, não podemos nos permitir viver de renda, garantidos pelo que aprendemos nos tempos do seminário.

A atualização é parte integrante do nosso ministério porque nos ajuda a conjugar a teologia com a vida e a ler uma à luz da outra. Não somos chamados a ser especialistas em tudo, sabe-tudo para todas as situações, mas temos a responsabilidade pessoal e comunitária de estarmos formados, preparados e atualizados. Pelo menos em relação às "coisas dos padres".

Leia mais