Cardeal Fernández: “Fiducia Supplicans inclui uma inovação magisterial. Está no coração pastoral de Francisco”

Foto: Canva

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Carta aberta à sociedade brasileira. Em defesa do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira - UFRJ

    LER MAIS
  • Governo Trump alerta que a Europa se expõe ao “desaparecimento da civilização” e coloca o seu foco na América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

09 Abril 2024

  • “Não se pode agir como se nada tivesse acontecido, como se estivéssemos fugindo da realidade”, refletiu o prefeito da Doutrina da Fé. Para ele, "até mesmo os documentos do Dicastério, quando assinados pelo Papa que ordena sua publicação, fazem parte do magistério autêntico do Papa”.

  • “O Papa quis ampliar a compreensão das bênçãos para enriquecer sua riqueza pastoral. Isso ajuda a entender que existem bênçãos que não confirmam, não consagram, não justificam nada (...), expressam o apoio de Deus para continuar vivendo”.

A reportagem é de Jesus Bastante, publicada por Religión Digital, 08-04-2024.

Sete bilhões de visualizações. Esse tem sido, até agora, o impacto de Fiducia Supplicans, o 'elefante na sala' da apresentação de Dignitas Infinita, que teve como protagonista o cardeal Víctor Manuel Fernández. Embora tenha confessado que "até ontem não pensava em dizer nada" sobre a declaração aprovada em 18 de dezembro, o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé defendeu a relevância do tema, que "inclui uma inovação magisterial".

"Há tantos documentos cujos nomes não lembramos", refletiu o prelado, especialmente quando foi questionado sobre Fiducia Supplicans por alguns membros da imprensa tradicionalista. "Não pensei que isso fosse uma espécie de defesa" da declaração, brincou, recordando que uma recente pesquisa mostra como três em cada quatro jovens italianos estão de acordo com a reforma que permite bênçãos a casais em situação 'irregular', incluindo casais homossexuais.

Leia mais