“Dignitas Infinita”, o documento da Doutrina da Fé sobre a dignidade humana, será lançado nesta segunda-feira

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Lira mensageira. Drummond e o grupo modernistamineiro é o mais recente livro de um dos principais pesquisadores da cultura no Brasil

    Drummond e o modernismo mineiro. A incontornável relação entre as elites políticas e os intelectuais modernistas. Entrevista especial com Sergio Miceli

    LER MAIS
  • Indígenas cercados: ruralistas contra-atacam. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • O papel da mulher na Igreja continua sendo uma questão delicada que o Vaticano não consegue resolver. Artigo de Christine Schenk

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

03 Abril 2024

  • Desde novembro de 2023, o Dicastério para a Doutrina da Fé, liderado pelo cardeal Fernández, publicou vários documentos em resposta a perguntas de bispos ou cardeais sobre várias questões: a possibilidade de pessoas transexuais receberem o Batismo, bem como os filhos de casais homossexuais mesmo que nasçam de uma barriga de aluguel; a proibição de católicos se inscreverem na maçonaria; o posicionamento das cinzas dos falecidos; a promoção do acesso das mães solteiras aos Sacramentos.

  • Em 18 de dezembro, o mesmo Dicastério publicou o documento doutrinário "Fiducia Supplicans", que abre a possibilidade de abençoar casais "irregulares", mas fora de qualquer ritualização e imitação do casamento.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 02-04-2024. 

"Dignitas Infinita" é o título da declaração sobre o tema da dignidade humana elaborada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, que será publicada em 8 de abril próximo.

O documento será apresentado no mesmo dia, às 12h00, em uma conferência na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo cardeal prefeito Víctor Manuel Fernández, pelo monsenhor Armando Matteo, secretário da Seção Doutrinal do Dicastério, e pela professora Paola Scarcella, professora da Universidade Tor Vergata e da Universidade Lumsa de Roma, responsável pela Catequese para pessoas com deficiência da Comunidade de Santo Egídio.

A coletiva de imprensa será transmitida ao vivo no idioma original no canal do Youtube da Vatican News, conectando-se ao site. Será possível acessar os canais de tradução simultânea e ouvir a coletiva de imprensa em italiano, inglês e espanhol.

Desde novembro de 2023, o Dicastério para a Doutrina da Fé, liderado pelo cardeal Fernández, publicou vários documentos em resposta a perguntas de bispos ou cardeais sobre diversas questões: a possibilidade de pessoas transexuais receberem o Batismo, bem como os filhos de casais homossexuais, mesmo que nasçam de uma barriga de aluguel; a proibição de católicos se inscreverem na maçonaria; o posicionamento das cinzas dos falecidos; o fomento do acesso das mães solteiras aos Sacramentos.

Em 18 de dezembro, o mesmo Dicastério publicou o documento doutrinário "Fiducia Supplicans", que abre a possibilidade de abençoar casais "irregulares", mas à margem de qualquer ritualização e imitação do casamento.

Leia mais