• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Católicos LGBTs relatam suas experiências aos delegados do sínodo da juventude

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Outubro 2018

O Equal Future está facilitando o compartilhamento de histórias através de seu website.

O sínodo dos bispos sobre os jovens é "uma oportunidade única para essa geração". Segundo Tiernan Brady, militante LGBT e representante do Equal Future, uma coalizão de 100 grupos LGBTs e religiosos católicos de mais de 60 países.

A reportagem é de Sarah Mac Donald, publicada por National Catholic Reporter, 03-10-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen

Brady acredita que o sínodo pode anunciar uma mudança que "será sentida durante anos pelo mundo". Mudar as atitudes negativas da Igreja para com as pessoas LGBTs é a razão pela qual ele está liderando uma campanha que tem como objetivo ajudar os católicos LGBTs a contar suas histórias aos delegados do Sínodo sobre como eles foram atingidos pelos ensinamentos da Igreja. O site equalfuture2018.com permite que as pessoas LGBTs identifiquem seu país ou representante regional no sínodo - aqueles que tomam as decisões - e enviem aos delegados um relato de suas experiências católicas.

“O sínodo é a coisa mais próxima que a Igreja chega do processo democrático. É uma oportunidade para discutir os desafios reais dos jovens e a exclusão que LGBTs enfrentam”, afirmou Brady.

"É uma oportunidade para destacar os danos e pedir que as pessoas considerem medidas a respeito", ressaltou o militante.

"Isso não é uma campanha anti-Igreja - e muito menos uma discussão 'gay versus Deus'. É sobre a realidade do dano causado às pessoas em toda a sociedade. A Igreja, como um grande líder no mundo, deve fazer algo poderoso para acabar com isso", acrescentou.

O ativista irlandês foi diretor das campanhas do referendo sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo na Irlanda e na Austrália, que o colocaram em oposição às hierarquias católicas em ambos países.

"Eu venho de uma família irlandesa muito estereotipada. Meu falecido pai e minha mãe eram pessoas muito religiosas. Meu tio é padre no Peru."

“Sou contra essas campanhas anti-Igreja porque existe uma discrepância com os LGBTs. Não devemos escolher um ou outro, e sim nos aceitarmos como uma sociedade”, disse Brady.

Enquanto fazia campanha pelos direitos do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Irlanda e na Austrália, ele encontrou pessoas importantes na área da justiça social.

"É uma pena que suas vozes não sejam ouvidas com clareza. Uma das razões pelas quais eu queria entrar para o ‘Equal Future’ era fazer parte dos ‘incríveis defensores católicos da igualdade LGBT’”, ressaltou Brady.

“Tanto a Igreja quanto os gays não estão chegando em um denominador comum. Não se trata de quem irá vencer a batalha, e sim de chegar a uma resultado que agrade ambas as partes. Devemos dar liberdade para que isso aconteça”, afirmou a ativista.

Brady fala que ambos os lados deste debate têm "muitas vozes extremas", e o desafio é abrir espaço para o meio termo, "as pessoas que ainda não mudaram de opinião sobre a questão LGBT".

Segundo Brady, uma pesquisa realizada com católicos de diferentes países afirmam que apesar do apoio, a comunidade LGBT não tem espaço para expressar sua opinião. “Espero que essa campanha faça a diferença dentro da Igreja”, disse Brady.

Antes do sínodo, a Igreja consultou jovens católicos para saber se esse era um assunto relevante entre seus ciclos de amizade.

"Os jovens católicos querem que deixar de lado esse tabu. O desafio para o sínodo é ouvir e se envolver com essa questão. Tudo o que podemos fazer é continuar a destacar a verdade para as pessoas no poder, e esperamos que elas aceitem os questionamentos e façam algo a respeito. A mudança pode ser difícil e lenta, mas precisa acontecer", disse o militante.

Brady acredita que a mudança deve ser mais rápida agora que alguns estudos científicos mostraram que "ser uma pessoa LGBT é uma condição natural".

"A questão é de como iremos mudar nossa abordagem e nossas regras para refletir a realidade que a hierarquia ainda não alcançou. A Igreja levou 500 anos para se desculpar com Galileu, e não podemos fazer isso com as pessoas LGBTs", falou Brady.

“O Sínodo da Juventude é um momento único em que podemos refletir sobre nosso conhecimento e ouvir as pessoas da Igreja. A hierarquia não pode ignorar seus membros para sempre", acrescentou.

O ‘Equal Future’ está programado para revelar as descobertas de uma nova pesquisa internacional de católicos ao redor do mundo sobre a questão LGBT.

De acordo com o ativista, as indicações iniciais são de que 1 em cada 2 ou 3 católicos praticantes diz que o ensinamento da Igreja tem que mudar e que as atitudes atuais estão causando danos reais às comunidades LGBTs.

"As histórias das pessoas é a maneira mais poderosa para permitir que os outros entendam a dimensão do problema", disse Brady.

Brady espera que durante o Sínodo haja um reconhecimento de que as pessoas LGBTs "tenham o mesmo respeito e dignidade e as mesmas aspirações na sociedade que todos os outros".

A Igreja ensina que as pessoas LGBTs devem ser tratadas com respeito e dignidade, mas Brady questiona se isso acontece na prática. A marginalização e o impacto da saúde mental sobre os católicos LGBTs sugeriram que a Igreja está "falhando em alcançar seus próprios padrões".

"A exclusão é uma triste realidade", disse Brady, enfatizando que alguns membros da Igreja vendem a ideia de que ser gay é algo ruim.

Em última análise, tem de haver "um grande debate" sobre as regras e os ensinamentos, que Brady enfatiza "serem muito prejudiciais para as pessoas".

A hierarquia da Igreja tem que encarar o fato de que, em todo o mundo, os católicos estão liderando as mudanças em prol da aceitação dos LGBTs.

"Eles entendem que qualquer um pode ser LGBT e que todo mundo merece ser tratado igualmente. O que estamos vendo é que os católicos são um dos grupos religiosos mais propensos a apoiar as pessoas LGBTs", afirmou Brady.

"O povo católico está mudando seu pensamento aos poucos, e os líderes da Igreja precisam fazer o mesmo", acrescentou.

Leia mais

  • Sínodo. Papa Francisco. “Falem com coragem: as críticas, quando honestas, ajudam; as ilações, não”
  • O Papa abre Sínodo e fica comovido. ‘Os profetas da desgraça não conseguirão nos sufocar’
  • A emoção do Papa Francisco
  • Em poucos dias de bispo excomungado a bispo do Sínodo
  • Sínodo. Baldisseri: mais de 100 mil respostas de jovens do mundo ao questionário on-line
  • ‘Deem a nós mulheres o direito de voto’. O apelo ao Papa para o novo Sínodo
  • O Papa inaugura o Sínodo. Saudação emocionada aos bispos chineses
  • Por que este Sínodo pode ser o mais importante de todos
  • Uma freira chinesa entre os jovens do Sínodo
  • “Falem com coragem e parresia, isto é, aliando liberdade, verdade e caridade”. Discurso do Papa Francisco na 1ª Congregação Geral do Sínodo dos Bispos
  • Papa Francisco alerta o Sínodo dos Bispos sobre os jovens contra 'a tentação de cair em posições moralistas ou elitistas". A íntegra da homilia
  • Enquanto começa o sínodo dos bispos, mulheres católicas dizem: “Queremos incomodar!”
  • Quatro desafios para os bispos no sínodo sobre os jovens
  • Sínodo da juventude precisa discutir a crise dos abusos, afirma padre sinodal
  • "Ou se entende os jovens agora ou será tarde demais". Entrevista com Thomas Leoncini
  • Sínodos não são apenas para bispos: como os leigos podem ajudar a reformar a Igreja. Artigo de Massimo Faggioli
  • Sínodo dos Jovens. Cardeal Baldisseri repreende Chaput por críticas ao documento de trabalho
  • Cupich e Chaput discutem sobre documento de trabalho para o Sínodo dos Jovens
  • EUA. Arcebispo Chaput critica documento de trabalho do Sínodo dos Jovens
  • Sínodo sobre os jovens, Baldisseriː vamos enfrentar todos os problemas, sem tabus
  • Haverá 36 jovens no Sínodo sobre os jovens
  • No 'átrio’ dos jovens
  • Sínodoː perguntas sobre a participação de dois bispos chineses
  • O que podemos dizer sobre o Sínodo dos Bispos? A perspectiva não é boa. Artigo de Phyllis Zagano
  • Sínodo: existe uma proposta para os jovens? Artigo de Vinicio Albanesi
  • O Sínodo e as possíveis transformações da Igreja para as juventudes
  • Agenda informal deverá influenciar no Sínodo sobre a Juventude
  • O Sínodo dos Jovens é uma novidade, uma necessidade e a confirmação de que o Papa valoriza a juventude. Entrevista especial com Hilário Dick e Luis Duarte Vieira
  • Documento de trabalho do Sínodo dos Jovens mostra evolução do Vaticano sobre temas LGBT
  • Sínodo dos Jovens: Documento inicial tem tom inclusivo para jovens que não concordam com a Igreja
  • Sínodo dos jovens, as novas linhas. Rumo a uma virada sobre sexo e casais homossexuais
  • O sínodo debaterá “abertamente e sem preconceito” sobre aborto, preservativos e homossexualidade
  • A Igreja é capaz de escutar e 'esperançar' a juventude? Entrevista com Maicon Malacarne
  • Para quais juventudes a Igreja oferece a sua escuta e seu olhar? Entrevista especial com Davi Rodrigues da Silva e Leon Patrick de Souza
  • 'Jovens, não se deixem manipular e anestesiar. Não se calem. Decidam-se antes que gritem as pedras', conclama o Papa Francisco

Notícias relacionadas

  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Vice-presidente Joe Biden, católico, oficializa casamento homoafetivo

    O vice-presidente Joe Biden, católico, oficializou o casamento homoafetivo esta semana, no mesmo momento em que os debates na pol[...]

    LER MAIS
  • Contextualizando os comentários sobre “ideologia de gênero” do Papa Francisco

    "Especificamente podemos ouvir mais de perto a afirmação de Francisco de que os países ricos estão injustamente empurrando goe[...]

    LER MAIS
  • Político californiano admite derrota a líderes religiosos em ações judiciais contra LGBTs

    O senador estadual democrata Ricardo Lara, de Bell Gardens, Califórnia, decidiu retirar alguns dispositivos em seu projeto de lei[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados