06 Setembro 2025
O Papa Leão XIV foi incluído na lista "Time 100 AI" da revista Time para 2025, sendo reconhecido como um dos maiores pensadores do mundo que moldam a forma como a humanidade enfrenta a inteligência artificial. A revista disse que Leão escolheu um nome "em parte para enfrentar uma revolução: a da IA". A lista inclui líderes, inovadores, moldadores. Leão foi listado na categoria de "pensadores".
"Sua escolha de nome é uma homenagem a Leão XIII, que foi papa durante a Revolução Industrial no fim do século XIX, e se manifestou contra os novos sistemas econômicos impulsionados por máquinas que convertiam trabalhadores em mercadorias," a Time escreveu, apresentando o Papa Leão como parte da lista.
A informação é de Paulina Guzik, publicada por Nathional Catholic Reporter, 02-09-2025.
A lista é uma "análise anual das pessoas mais influentes na inteligência artificial," disse a Time. Foi lançada em 2023, "na esteira do lançamento do ChatGPT pela OpenAI, o momento em que muitos se deram conta do potencial da IA para competir e superar as capacidades dos humanos." O objetivo da lista é "mostrar como a direção da IA será determinada não por máquinas, mas por pessoas - inovadores, defensores, artistas e todos com interesse no futuro desta tecnologia".
Se Leão continuar a mobilizar os católicos do mundo contra o potencial alienante da IA, disse a Time, "o Vale do Silício enfrenta um contrapeso espiritual formidável - e inesperado".
"Ao assumir o papado em maio, Leão XIV disse ao mundo que, à medida que a inteligência artificial inaugurava uma 'nova revolução industrial,' a tecnologia exigiria a 'defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho'".
A Time sublinhou a influência e a magnitude da instituição que o Papa Leão lidera, dizendo: "A Igreja Católica é composta por 1,4 bilhão de fiéis; se fosse uma nação, a igreja seria a terceira maior do mundo." A revista descreveu o pontífice como alguém que, em termos de IA, "já está cumprindo seu voto".
A revista disse que, quando o Vaticano sediou um encontro em junho sobre IA, ética e governança corporativa, o discurso principal de Leão XIV sublinhou o potencial da IA como uma força para o bem, especialmente na saúde e na descoberta científica. Mas a IA "levanta questões preocupantes sobre suas possíveis repercussões na abertura da humanidade à verdade e à beleza, em nossa capacidade distintiva de compreender e processar a realidade", acrescentou Leão.
A Time sublinhou que o Papa Leão "advertiu que a tecnologia poderia ser mal utilizada" para "ganho egoísta à custa dos outros, ou pior, para fomentar conflitos e agressão".
A lista, publicada em 29 de agosto, inclui CEOs de tecnologia, legisladores, pesquisadores e artistas - aqueles que criam motores de IA, aqueles que ensinam como usá-los e pesquisam e aqueles que alertam sobre suas consequências para a humanidade.
Dom Paul Tighe, um alto funcionário do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, falando em Dublin em 23 de agosto, disse que os custos ambientais ocultos da IA, o impacto nos empregos e os riscos sociais mais amplos não podem ser ignorados.
De acordo com Tighe, líder da Arquidiocese de Dublin desde 1983, a IA e as questões sociais que ela suscita serão uma prioridade para o Papa Leão XIV.
"Ele a colocou muito claramente no topo da agenda em termos de sua escolha de nome e o vínculo com Rerum Novarum, e ele disse explicitamente que lendo os sinais dos tempos isso é algo com o qual precisamos nos engajar," disse Tighe.
Sob o Papa Francisco, a Time disse, "o Vaticano havia pressionado por um tratado internacional vinculante sobre inteligência artificial, levando os CEOs de tecnologia do mundo a uma postura defensiva".
Tighe confirmou que o diálogo com as empresas de tecnologia tem se "intensificado" sob Leão, e que "surgiu um elemento de confiança que significa que as pessoas sabem que estamos tentando buscar juntos os melhores resultados e as melhores possibilidades. Nesse contexto, a própria confiança permite um diálogo mais aberto".
Ainda há "um compromisso e um desejo de ter essa conversa," que envolveu departamentos do Vaticano como a Pontifícia Academia para a Vida, a Pontifícia Academia de Ciências Sociais e o Dicastério para a Cultura e a Educação, disse Tighe.
Leia mais
- Como o Papa Leão pode desafiar as grandes multinacionais da IA
- Assim a Igreja pode contribuir para traçar o futuro da inteligência artificial. Artigo de Ilaria Solaini
- "Ele não condena os algoritmos, pede que o homem os governe". Entrevista com Paolo Benanti
- “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV
- “Como matemático, Prevost colocará os princípios éticos no centro da tecnologia”. Entrevista com Paolo Benanti
- Por dentro da inteligência artificial, um espaço para a algorética de Francisco. Artigo de Paolo Benanti
- “A inteligência artificial está nos levando a uma nova fase do conhecimento”. Entrevista com Paolo Benanti
- Inteligência Artificial: “A autonomia está em perigo e isto é ruim para a democracia”. Entrevista com Adela Cortina
- Dar uma ética à inteligência artificial: um desafio contado em livro
- Religiões pela paz. Artigo de Paolo Benanti
- Apelo de Roma por uma ética da inteligência artificial
- Papa Francisco no G7: “A inteligência artificial é um instrumento fascinante e tremendo”
- Apelo de Roma por uma ética da inteligência artificial
- “Para o Papa Francisco, a inteligência artificial é uma questão social”. Entrevista com Paolo Benanti
- O Papa aos sete grandes: “A IA não deve tornar-se um instrumento de guerra”
- G7: por que o Papa Francisco está se interessando pela inteligência artificial
- Arcebispo de Canterbury subscreve o “Apelo de Roma para a Ética da Inteligência Artificial”
- O que o Vaticano sabe sobre IA? Muito, na verdade
- Quem foi Leão XIII, o "papa dos trabalhadores" de quem Prevost recebeu o nome?
- Discurso do Papa. "Paz desarmada e que desarma, construamos pontes"
- O Conclave. Votos de todos os partidos e sim dos bergoglianos moderados
- Aquele missionário que uniu as Américas com uma paixão pelos números
- Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises
- “O bispo é um pastor próximo ao povo, não um gestor”. Entrevista com Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos
- O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung
- Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido
- Quem é o novo Papa Leão XIV? Robert Francis Prevost, o primeiro pontífice americano, bispo no Peru e uma das pessoas de confiança de Francisco