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Leão facilitou acordo com bispos alemães. Entrevista com Austen Ivereigh

Papa Leão XIV | Foto: Vatican Media

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12 Junho 2025

Sem grandes alardes, mas com calma e determinação – é assim que o jornalista britânico e especialista em Vaticano Austen Ivereigh descreve o início do Papa Leão XIV. Com vistas à Alemanha, ele enfatiza em entrevista ao katholisch.de que Leão XIV desempenhou um papel fundamental nas negociações com os representantes da Igreja na Alemanha sobre o Caminho Sinodal. Ele também explica o que Francisco particularmente apreciava no Cardeal Prevost, a regularidade com que se reuniam e como outros cardeais o admiravam mesmo antes do conclave.

A entrevista é de Mario Trifunovic, publicada por Katholisch, 11-06-2025.

Eis a entrevista.

Sr. Ivereigh, o Papa Leão XIII está no cargo há algumas semanas. Qual é a sua primeira impressão do seu pontificado?

Leão não começou com um estrondo como Francisco, mas de forma silenciosa e decisiva. Esse é o seu estilo, mas suspeito que também seja o que os cardeais queriam depois de Francisco: um período de consolidação e construção de pontes. É claro que Leão dará continuidade à era Francisco, mas também quer dar tempo à Igreja para se recuperar. Para usar uma imagem de Isaías 54:2, que serviu de leitmotiv do documento da etapa continental do Sínodo: se a tarefa de Francisco era ampliar o espaço da tenda, a de Leão é alongar as cordas e fixar as estacas. Os muitos dons, habilidades e experiências de Leão — como pastor latino-americano, como ex-superior religioso mundial, como canonista — são particularmente adequados para isso, assim como seu carisma de escuta e inclusão. Este será um grande pontificado, que pode prometer menos, mas entregará mais a longo prazo.

Em seu artigo recente para a Commonwealth, o senhor ressalta que Francisco recorreu cada vez mais a Robert Prevost — e que o Cardeal da Cúria, Arthur Roche, o descreveu como o "colaborador mais próximo" do Papa. Como Prevost conquistou essa confiança e proximidade?

O Prefeito do Dicastério dos Bispos ajuda a moldar o futuro da Igreja, auxiliando o Papa na seleção dos sucessores dos apóstolos. Em Prevost, Francisco escolheu alguém em quem confiava e cujo julgamento valorizava para o cargo. Francisco o nomeou Bispo de Chiclayo, sabendo que ele liderara a renovação pastoral e missionária da diocese — após muitas décadas sob o comando de bispos espanhóis do Opus Dei. Em seguida, trouxe-o a Roma com o mandato — como relata o Cardeal Prevost — de nomear bispos que fossem missionários, não administradores.

Quais fatores você acha que levaram o Papa Francisco a depositar tanta confiança em Prevost?

Uma das grandes habilidades de Francisco era reconhecer e nutrir pessoas com qualidades de liderança e visão. Eles se conheceram no início dos anos 2000, quando Prevost visitava suas comunidades agostinianas na Argentina e se encontrava frequentemente com o Cardeal Jorge Mario Bergoglio. É evidente que desenvolveram uma relação próxima naquela época. Quando Francisco foi eleito papa, brincou com Prevost — que então completava seu segundo mandato como Prior Geral — dizendo que poderia "descansar por enquanto". No ano seguinte, nomeou-o Bispo de Chiclayo e, 10 anos depois, o trouxe para Roma. Em fevereiro, pouco antes de ser hospitalizado, Francisco finalmente o elevou ao posto de cardeal-bispo dentro do Colégio Cardinalício — uma honra especial concedida a poucos.

Você enfatiza que Francisco apreciava o estilo de discernimento e tomada de decisão de Prevost. Como a abordagem de Prevost difere da de Francisco? E como isso pode afetar seu pontificado?

Prevost disse em diversas ocasiões o quanto admirava o discernimento de Francisco. Nunca conversei com Francisco sobre Prevost, então não posso dizer com certeza o que ele pensava — mas os fatos falam por si. Francisco e Prevost se encontravam todos os sábados por duas horas. Prevost era conhecido na Cúria por seu trabalho árduo — uma característica que ele naturalmente compartilhava com Francisco —, bem como por sua capacidade de presidir reuniões e resolver divisões sem criar inimigos. Ouvi dizer que Francisco valorizava particularmente isso nele. Nos dias que antecederam o conclave, à medida que eu me convencia cada vez mais de que Prevost seria eleito, discretamente perguntei a amigos na Cúria sobre sua reputação no Vaticano — e todos falaram muito positivamente sobre sua liderança em reuniões e sua capacidade de alcançar resultados.

O estilo de liderança de Francisco frequentemente suscitou reações mistas — por um lado, elogios à sua direção pastoral e, por outro, críticas à sua inconsistência ou arbitrariedade pessoal. Como você avalia esse estilo em retrospectiva — e como ele se compara ao estilo de Leo?

Ao fazer tais comparações, é importante começar com o objetivo que todo papa persegue. Francisco foi um visionário com uma noção clara de para onde o Espírito queria conduzir a Igreja — uma visão amplamente moldada pelo encontro de Aparecida de 2007, quando os bispos latino-americanos fizeram um profundo discernimento, um sinal dos tempos, que essencialmente moldou o pontificado de Francisco. Implementar essa visão exigiu uma ruptura com a norma. Significou superar o clericalismo, o moralismo, o eurocentrismo, a rigidez e todos os outros obstáculos à conversão missionária e pastoral — ao mesmo tempo em que fez um sinal dramático da proximidade e da misericórdia de Deus. Essa era a prioridade de Francisco. A prioridade de Leão será construir sobre ela. Ele não abandonará nenhuma das reformas de Francisco. Mas governará de forma mais colegial e comunitária. O estilo de liderança de Francisco — em consonância com a intenção — era mais personalista. Em certo sentido, será tarefa de Leão aplicar a reforma que Francisco exigiu de toda a Igreja em seu pontificado.

Como a compreensão do Papa Leão sobre sinodalidade difere da de seu antecessor, Francisco? O senhor espera continuidade, aprofundamento ou uma mudança de ênfase?

Espero continuidade e aprofundamento. Tudo o que sabemos sobre Leão e a sinodalidade — o que ele disse desde sua eleição, o que fez como bispo, suas palavras nas assembleias sinodais de outubro de 2023 e 2024 — aponta para isso. Mas talvez ele queira abordar as coisas de forma diferente. Ele sabe que muitos na Igreja estão inquietos ou confusos com a sinodalidade e que o documento final precisa ser adotado. Será que ele talvez queira buscar a aprovação das conferências episcopais primeiro? Veremos.

A recente nomeação de uma mulher por Leão como secretária do Dicastério para a Vida Religiosa foi vista como uma continuação da campanha de Francisco por mais mulheres em cargos de liderança na Cúria. Como o senhor interpreta essa medida?

Exatamente: como continuação desse desenvolvimento. O Bispo Prevost nomeou muitas mulheres — tanto leigas quanto religiosas — para cargos de liderança em Chiclayo. Ele acredita firmemente em uma Igreja na qual todos os batizados são chamados.

Você descreve o Leão como alguém que consegue "reconciliar lados diferentes". Você o vê como um verdadeiro construtor de pontes na igreja polarizada de hoje? E se sim, que estratégias ele poderia adotar para promover a unidade?

Ouvi dizer que sua grande força reside em ouvir e incluir, em dar visibilidade e reconhecimento a todos. Essa é a chave: que nos respeitemos o suficiente para ouvir uns aos outros — e, mesmo quando discordamos, busquemos humildemente entender por que os outros acreditam no que acreditam. Assim como Francisco, Leão é um homem de ação prática, não um teórico. Imagino que ele colocará em prática processos que promovam a compreensão mútua.

Alguns católicos, especialmente nos círculos tradicionalistas, esperam que o Papa Leão XIII levante as restrições à liturgia pré-conciliar introduzidas pela Traditionis Custodes. Quão realista é essa esperança, na sua opinião?

Essas restrições foram introduzidas a pedido de bispos preocupados com o fato de a liberalização do rito antigo por Bento XVI estar levando à divisão e à desunião. Francisco agiu em espírito de unidade. Leão, que se preocupa tanto com a colegialidade quanto com a unidade, não desejará reverter a Traditionis Custodes. Mas ele pode ter ideias para conduzir grupos tradicionalistas em direção a um sensus ecclesiae mais profundo.

Quanto ao Caminho Sinodal Alemão. Como cardeal, Leão participou de diálogos entre bispos alemães e o Vaticano. Que perspectivas você pode oferecer sobre como ele pode abordar esse processo agora como papa?

Leão desempenhou um papel fundamental na negociação do Caminho Sinodal com a Igreja na Alemanha e na facilitação do acordo subsequente. Acredito que ele será tão firme em questões de doutrina, eclesiologia e direito canônico quanto foi com os tradicionalistas. Ele respeitará a impaciência de muitos alemães com o ritmo da reforma, mas os convidará a caminharem juntos com o restante da Igreja. A Igreja hoje é uma realidade multipolar, complexa e global. Suas diferenças não podem ser resolvidas por soluções autoritárias de uma parte da Igreja para o restante. Leão o desejará que continuemos no caminho para o qual Francisco nos chamou: ampliar nossos horizontes e alargar a tenda sob a orientação do Espírito. E nesse caminho, é tarefa de Pedro — hoje Leão — nos manter unidos e nos conduzir adiante. Tenho certeza de que Leão fará isso.

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