• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Com desmatamento e garimpo, Amazônia tem as 10 cidades com pior índice de qualidade de vida

Mais Lidos

  • Destruição ambiental, Marina Silva e o lugar de cada um. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Veleiro com Greta Thunberg e mais 11 partiu de Itália com destino a Gaza

    LER MAIS
  • Habitar a Terra não é diferente de habitar nossa própria casa, por isso é preciso cuidar do planeta e reativar o espírito revolucionário que reafirma a vida comunitária

    Estar em casa no mundo como esforço ético e político. Entrevista especial com Nuno Castanheira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Ascensão do Senhor – Ano C – No seguimento de Jesus voltar para as Galileias da nossa existência

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Junho 2025

Das dez cidades com pior Índice de Progresso Social (IPS), sete estão no Pará; Amazônia Legal possui média 16% menor que a nacional.

A informação é publicada por ClimaInfo, 02-05-2025.

Um estudo recente do IPS Brasil revelou que as dez cidades com a pior qualidade de vida do Brasil estão localizadas na Amazônia Legal. O Pará, que sediará a COP-30 este ano, concentra a maioria desses municípios – sete entre os dez piores -, incluindo Jacareacanga, território ameaçado pelo garimpo ilegal e habitado pelo Povo Munduruku.

A cidade com o pior índice do país é Uiramutã (RR), que possui população predominantemente indígena e com o contingente mais jovem do Brasil, com metade dos habitantes com menos de 15 anos de idade, destacou o g1.

O Índice de Progresso Social (IPS) 2025 analisou 5.570 municípios com base em 57 indicadores, divididos em três eixos: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos do Bem-Estar; e Oportunidades. Os municípios com pior desempenho representam 19% das cidades brasileiras, mas ocupam 55% do território nacional, enquanto os melhores classificados cobrem apenas 13%. As cidades consideradas as piores pelo índice IPS têm em comum a baixa densidade populacional a distância de grandes centros urbanos, característica presente na rede de municípios amazônicos.

Como destacou o Pará Terra Boa, a Amazônia Legal, que abrange nove estados brasileiros, possui uma média de progresso social 16% menor que a média nacional, com as dez cidades com pior qualidade de vida do Brasil e três estados entre as últimas colocações. Municípios com maior desmatamento tendem a ter um progresso social ainda mais baixo.

No ranking estadual, os piores desempenhos também foram registrados na Amazônia Legal: Pará (27º lugar), Maranhão (26º) e Acre (25º) foram os últimos colocados. Os indicadores mais críticos na região incluem qualidade do meio ambiente – afetada predominantemente pelo desmatamento -, emissões de CO₂ e falta de áreas verdes urbanas. Outros problemas graves a afetar essas populações são escassez de nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia precária e déficit educacional, tanto no ensino básico quanto superior.

O relatório aponta que a degradação ambiental, o garimpo ilegal, a violência e a falta de infraestrutura agravam as condições de vida na região, justamente onde a população está mais próxima da floresta. A situação contrasta com a imagem internacional do Brasil como anfitrião da COP30, pressionando o governo a enfrentar esses desafios. O estudo reforça, por fim, a desigualdade territorial no país, mostrando que as piores condições de vida estão nas áreas mais remotas e preservadas, mas também as mais vulneráveis a crimes ambientais e exclusão social.

g1, Metrópoles, SBT News, entre outros, repercutiram os números da pesquisa do IPS Brasil.

Em tempo

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc, na sigla em Inglês) alertou em estudo que a crescente demanda por minerais, especialmente ouro, tem aumentado crimes, corrupção e instabilidade, com a mineração ilegal causando desmatamento, uso de mercúrio e contaminação de ecossistemas. Na Amazônia, grupos criminosos, incluindo facções do tráfico de drogas, dominam a produção ilegal.

Na Bacia do Tapajós (PA), dois terços do ouro extraído é ilegal, e as áreas de garimpo em Terras Indígenas aumentaram 625% na última década. O relatório também revela tráfico humano (40% dos garimpeiros são potenciais vítimas), exploração sexual e condições de trabalho brutais (12,5 h/dia), além de problemas de saúde generalizados.

A lavagem de dinheiro do tráfico através do ouro e a violência associada exigem ações globais urgentes, conforme assinalado pela chefe do UNODC, Angela Me.

UOL, Pará Terra Boa, Jornal Grande Bahia e Revista Amazônia repercutiram o estudo.

Leia mais

  • Agricultura, pecuária e garimpos: as causas do desmatamento na Amazônia Legal. Entrevista especial com Antônio Victor Fonseca
  • Tendência de aumento no desmatamento na Amazônia é confirmada pelo Imazon
  • Sem demarcação de território, Munduruku sofrem com garimpo e desmatamento ilegal
  • “O garimpo continuando, de aqui a uns anos, não vai prestar mais, não”, denuncia liderança Munduruku
  • Garimpo aumenta em terras indígenas, diz Greenpeace
  • Garimpo ilegal ocupa quase 14 mil hectares em Unidades de Conservação na Amazônia
  • Documentos ligam Amazon e Embraer a investigados por garimpo em áreas indígenas
  • Em 2023, garimpo devastou quatro campos de futebol por dia nas terras Yanomami, Kayapó e Munduruku
  • Do garimpo ao narcogarimpo: uma complexa teia de marginalização que se converte em mais criminalidade. Entrevista especial com Rodrigo Chagas
  • Como garimpo ilegal transforma ouro em barras e joias legais
  • Garimpo ilegal em Área Protegida cresceu 90% no governo Bolsonaro
  • Garimpo ilegal tem prejuízo de R$ 1 bilhão com operações na Amazônia
  • Bolsonaro promove garimpo em terras indígenas e “delega” mineração empresarial ao MDB, aponta dossiê
  • Garimpo no Juruá, no Amazonas, impacta manejo de pirarucu de ribeirinhos e indígenas
  • Garimpo cresce em ritmo acelerado e supera área explorada por mineração legal, diz Mapbiomas
  • Violência e crimes ambientais ameaçam a Amazônia
  • Garimpo na fronteira entre Brasil e Guiana ameaça indígenas no território Raposa Serra do Sol
  • Garimpeiros ignoram governo Lula e retornam à TI Yanomami

Notícias relacionadas

  • “PEC 215 não é prioridade na minha agenda”, diz presidente da Câmara

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou que, por decisão própria, não pretende pautar propostas polêmicas co[...]

    LER MAIS
  • O impacto que está na mesa

    "Assim como existe uma rotulagem para os valores nutricionais, já há padrões estabelecidos para a rotulagem ambiental, só que [...]

    LER MAIS
  • Soja, gado, madeira e palma respondem por um terço do desmatamento mundial

    LER MAIS
  • Extração de ouro na região de Belo Monte será debatida em comissão

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados