24 Abril 2025
- Nunca a jornada desta interminável Sexta-Feira Santa na Palestina foi tão dolorosa e a cruz tão pesada.
- No Santo Sepulcro, sentimos como se estivéssemos descendo ao 'poço da morte' que agora é toda a nossa terra, de Gaza à Cisjordânia.
- Milhares de mortos e milhares de feridos, cidades e vilas destruídas. Eles semearam a morte por toda parte, com colonos ocupando toda a Palestina.
- Apesar de tudo, não desistiremos e continuaremos a invocar a Deus com os salmos da Sexta-feira Santa, continuaremos a esperar no Senhor que pode nos tirar do poço da morte.
O artigo é de Michel Sabbah, Patriarca Emérito de Jerusalém, publicado por Religión Digital, 17-04-2025.
Eis o artigo.
Senhor, nunca a jornada desta interminável Sexta-feira Santa na Palestina foi tão dolorosa e a cruz tão pesada. No Santo Sepulcro, ao subirmos os degraus do Calvário aguardando o retorno dos peregrinos, sentimos como se estivéssemos descendo ao “poço da morte” que agora é toda a nossa terra, de Gaza à Cisjordânia.
Milhares de mortos e milhares de feridos, cidades e vilas destruídas. Eles semearam morte por toda parte, tanques, soldados e colonos ocupam toda a terra da Palestina. Mas, apesar de tudo, não desistiremos e continuaremos a invocar a Deus com os salmos da Sexta-feira Santa, continuaremos a esperar no Senhor que pode nos tirar do poço da morte (Salmo 40,2-3).
Aqui mesmo em Jerusalém, Deus enfrentou a rejeição dos homens e suportou o mal que sempre atinge os inocentes. O Filho de Deus habitou nesta cidade para redimir o mundo inteiro da morte, e sobre ela chorou e orou: "Se vocês tivessem conhecido o que traz a paz!" (Lucas 19,42).
Que a Via Sacra deste ano nos leve pela Cidade Santa, onde reina o pecado da guerra, e por toda a Terra Santa, onde os grandes da terra só sabem semear a violência e o medo.
Caminhamos com vocês pelas estradas devastadas de Jenin e Tulkarem, carregando a cruz de um povo oprimido e esquecido pela justiça dos homens.
Caminhamos com vocês entre os escombros dos hospitais atacados e destruídos, com aqueles que ainda tentam ajudar e salvar, carregando a cruz pesada demais de Gaza.
Caminhamos com vocês entre os deslocados, forçados pela enésima vez a abandonar suas casas ou tendas, carregando a cruz de todos os sobreviventes do massacre na Faixa.
Caminhamos e permanecemos contigo, Senhor, durante horas nos postos de controle da Cisjordânia que isolam nossas cidades, carregando a cruz de um povo crucificado.
Acreditamos somente em ti, ó Deus: tu venceste a morte e restauraste a vida e a esperança ao mundo. Atende ao clamor dos que sofrem e livra-nos do abismo da morte.
Senhor Jesus, tu és testemunha da loucura e da crueldade do homem, converte os corações de todos à humanidade e salva a Terra Santa e o mundo inteiro do flagelo da guerra. Amém.
Leia mais
- Gaza se tornou uma "vala comum" para palestinos e para quem tenta ajudá-los
- Israel continua a atacar hospitais; a ONU fala do pior momento do cerco de 18 meses
- “Como é possível que Israel continue a roubar territórios, matando quantos palestinos quiser a qualquer momento, e nada aconteça?” Entrevista com Pankaj Mishra
- Gaza: o Ocidente não sabe de nada. Artigo de Pankaj Mishra
- “O mercado selvagem fracassou”. Entrevista com Pankaj Mishra
- “A democracia na Europa e nos Estados Unidos tem um toque de farsa". Entrevista com Pankaj Mishra
- A crise da democracia liberal e a utopia, herdeira do cristianismo, nunca realizada. Entrevista com Pankaj Mishra
- Para vencer a demagogia, é preciso reconquistar o bem comum. Entrevista com Pankaj Mishra
- Devastação em Gaza, desgraça global. Artigo de Ignacio Gutiérrez de Terán Gómez-Benita
- Gaza, sobrevivente do massacre dos paramédicos: "Eu vi o horror". E surge um áudio inédito
- Entidade palestina e Alemanha defendem investigação após Israel admitir "erro" na morte de paramédicos em Gaza
- Faixa de Gaza: encontrados os corpos de 14 médicos e socorristas mortos em ataque israelense
- A morte “lenta e silenciosa” nos hospitais de Gaza
- A guerra sem fim de Netanyahu. Artigo de Dahlia Scheindlin
- Israel amplia ofensiva em Gaza para tomar "grandes áreas"
- Gaza: Cerco das autoridades israelenses completa um mês, com esgotamento de suprimentos médicos
- Quando dizer que “todos os palestinos devem ser eliminados” se torna a nova normalidade. Artigo de Guido Rampaldi
- O genocídio impune contra os palestinos continua
- Conflito Israelense-Palestino: Compreendendo a história de Gaza
- Trump defende deslocamento de palestinos para Netanyahu e anuncia que EUA “tomarão controle de Gaza”
- Israel se prepara para completar o seu projeto colonial com a ajuda de Trump: “É o momento mais perigoso desde 1948”