• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Israel comete “genocídio diante dos olhos do mundo", diz relatora da ONU para territórios palestinos ocupados

Mais Lidos

  • "Israel e seus apoiadores desencadearão o caos pelo mundo". Entrevista com Pankaj Mishra

    LER MAIS
  • ‘O capitalismo extrai a pele, o corpo e a alma da classe trabalhadora’. Entrevista com Ricardo Antunes

    LER MAIS
  • A dor do outro e a lição de Primo Levi. A crueldade começa com a nossa indiferença. Artigo de Jonathan Safran Foer

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Abril 2025

A relatora especial das Nações Unidas (ONU) para os territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese, teve seu mandato renovado na sexta-feira (4) e ficará no cargo até 2028. Ela não dá ouvidos às críticas contra o seu trabalho e continua a denunciar a violência de Israel na Faixa de Gaza. Em entrevista à RFI, nesta segunda-feira (7), a italiana reafirma que o Estado judeu comete "um genocídio diante dos olhos do mundo e ninguém consegue parar isso". Ela cita as mortes de 18 mil crianças palestinas pelos militares israelenses, o que deveria ser considerado "algo vergonhoso", acrescenta.

A reportagem é de Maria Paula Carvalho, publicada por RFI, 07-04-2025.

Francesca Albanese denunciou a retomada dos ataques israelenses em Gaza desde o dia 17 de março e as terríveis consequências para a população civil. De acordo com suas observações, a situação na Faixa de Gaza é horrível. "Não há palavras para descrevê-la. A carnificina é diária, mesmo que a grande mídia não fale", afirma. "Israel retomou o seu bombardeio furioso na Faixa de Gaza, matando centenas de pessoas, inclusive funcionários da Cruz Vermelha", denuncia.

Para a relatora especial das Nações Unidas (ONU) para os territórios palestinos, a única maneira de impedir que isso continue a acontecer seria "parar a mão armada de Israel". Para isso, ela pede o cumprimento da lei internacional: "o Tribunal Internacional de Justiça diz que não devemos transferir armamento para Israel", ressalta.

"Infelizmente, o risco é de que a situação só piore", alerta Albanese. Ela lembra que há um mês não chegam alimentos e ajuda humanitária ao enclave palestino. "Não sabemos sequer quantas pessoas estão morrendo, não por balas, mas de doenças que não podem ser tratadas ou de infecções devido a essa situação impossível", lamenta. "Não há outra situação como essa no mundo, na história. É por isso que esse teatro de brutalidade em Gaza é sem precedentes", diz.

Tratativas de paz

O presidente francês, Emmanuel Macron, está em visita ao Egito nesta segunda e terça-feiras, com o objetivo de apoiar o plano árabe para o fim da guerra na Faixa de Gaza. Em nota, a sede da presidência francesa indicou que Macron quer "marcar a sua mobilização" e responder com urgência ao caos humanitário no enclave palestino, após a retomada dos bombardeios israelenses no local. No Cairo, Macron se reuniu com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, e participa de uma cúpula França-Egito e Jordânia sobre a questão.

"Eu espero que possam discutir como resolver a situação, porque não é só em Gaza, mas também nos territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém leste falta um alinhamento com o que diz a justiça internacional", explica Francesca Albanese. "Há uma decisão da Corte Internacional de Justiça que diz que Israel deve retirar as tropas, desmantelar as colônias e acabar com o controle nos territórios palestinos ocupados até setembro deste ano", destaca. "Esse é o único futuro possível para garantir a segurança e a paz a palestinos e israelenses", acredita a relatora da ONU.

"Intenção de destruir um povo"

"Falamos de cessar-fogo, mas para mim é cessar o genocídio", afirma Francesca Albanese, que já foi criticada por conservadores israelenses e americanos por usar esse termo em sua atuação junto à ONU. "Eu não sou a única a utilizar o termo genocídio, embora eu o utilize há mais de um ano", diz. "Hoje em dia, a Anistia Internacional, historiadores israelenses e a maior parte das organizações de Direitos Humanos dizem a mesma coisa", afirma. "É impossível não notar a intenção de destruir um povo", reforça Albanese, em Paris. "O governo de Israel pode negar a palavra genocídio, mas há muitas provas da determinação de destruir Gaza, incluindo as crianças", pontua. "A vida dos palestinos foi tão desumanizada que matá-los virou quase um jogo para os jovens militares israelenses, não significa nada", afirma.

A relatora também comentou a posição dos Estados Unidos ao defenderem Israel. Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está em Washington. "Não me surpreende que o governo dos Estados Unidos apoie Netanyahu, o que me dá medo é a falta de liderança em nível europeu para fazer frente a esta aliança para o crime", denuncia. Francesca Albanese lembra que Netanyahu tem um mandado de prisão da Corte Pena Internacional por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. "E no lugar de defender a decisão da Justiça, todos temem enfrentar os Estados Unidos", conclui.

Leia mais

  • Francesca Albanese: "Os Estados devem iniciar suas próprias investigações sobre os crimes na Palestina"
  • Em Gaza, as provas evidentes de um genocídio
  • A Anistia Internacional afirma que Israel "cometeu e continua cometendo" um genocídio em Gaza
  • ONU aprova cúpula para criar Estado palestino com oposição dos EUA
  • ONU faz apelo pela situação atual de Gaza: “não podemos continuar desviando o olhar”
  • “Nós da Anistia também dizemos: na faixa é genocídio”. Entrevista com Riccardo Noury
  • O ex-aliado de Netanyahu quebra o tabu israelense: “Em Gaza, é limpeza étnica”
  • Israel amplia ofensiva em Gaza para tomar "grandes áreas"
  • Gaza: Cerco das autoridades israelenses completa um mês, com esgotamento de suprimentos médicos
  • Quando dizer que “todos os palestinos devem ser eliminados” se torna a nova normalidade. Artigo de Guido Rampaldi
  • O genocídio impune contra os palestinos continua
  • Conflito Israelense-Palestino: Compreendendo a história de Gaza
  • A primeira guerra fascista de Israel. Artigo de Gideon Levy
  • “O cessar-fogo foi imposto a Israel porque não alcançou os seus objetivos”. Entrevista com Saïd Bouamama
  • “Agora é preciso enfrentar a questão israelense-palestina em sua raiz”. Entrevista com Pierbattista Pizzaballa
  • Israel quebra o cessar-fogo em Gaza, matando mais de 300 pessoas em uma onda de bombardeios
  • Israel cria agência para expulsar a população de Gaza, onde o número de mortos já ultrapassa 50 mil
  • O colonialismo de Israel está causando essa guerra. Entrevista com Rashid Khalidi
  • “Os palestinos estão pagando por toda história europeia de ódio aos judeus”. Tariq Ali entrevista Rashid Khalidi
  • Gaza, já com 700 mortos e milhares em fuga. Washington abençoa a ofensiva
  • Israel quebra trégua e ataca Gaza: mais de 400 mortos. Massacre de civis e crianças. “Agora as negociações somente sob fogo”
  • O que significa o mandado de prisão do Tribunal Internacional contra Netanyahu e o seu antigo Ministro da Defesa?
  • O mandado de prisão coloca Netanyahu na órbita de líderes insultados

Notícias relacionadas

  • ¿A que le teme Israel? Fortalecimiento de lazos Irán-Latinoamérica

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • A Igreja colombiana na linha de frente no processo de paz

    O jesuíta colombiano Francisco de Roux, há um longo tempo envolvido nas negociações com as guerrilhas, apresentou-se como ref[...]

    LER MAIS
  • Cessar-fogo entra em vigor; Colômbia terá que 'engolir sapos' para ter paz, diz Ingrid Betancourt

    Ex-refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt afirmou que o ce[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados