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Católicos LGBTQ devem ser “livres para viver sua fé”, afirma jesuíta italiano

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23 Janeiro 2025

No ano passado, participei de uma reunião com a presença do Cardeal Giuseppe Betori, arcebispo de Florença, sobre uma “Pastoral de Inclusão”, um esforço para incluir pessoas LGBTQ e suas famílias na vida da igreja.

A reportagem é de Giuseppe Piva, publicada por Outreach, 16-01-2025.

Na origem desta “pastoral da inclusão” está a perspetiva do Papa Francisco, bem destacada na sua encíclica Evangelii Gaudium : uma pastoral entendida como o caminho de uma comunidade que reúne tantas diversidades, fragilidades e dificuldades, rumo a um ideal comum de plenitude, para o qual todos caminham, mesmo que ninguém o alcance plenamente.

Essa visão pastoral se opõe a um tipo de cuidado pastoral “costumeiro”, segundo o qual somente aqueles que preenchem os requisitos mínimos especificados pela lei moral podem entrar em um clube exclusivo de católicos.

Há uma pré-condição com relação a uma pastoral de inclusão para pessoas homossexuais, que é um dever de “reconhecimento” de sua dignidade específica, como pessoas que vivenciam uma condição — a orientação homossexual — considerada pela ciência psicológica e social como não patológica e não problemática.

Pessoas homossexuais são pessoas normais e, portanto, são cristãos normais.

Por isso, um primeiro compromisso de “pastoral da inclusão”, de acolhimento e de acompanhamento deve ser o que afirma o Catecismo e o que reafirma “ Amoris Laetitia ” : “toda pessoa, independentemente da sua orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e tratada com consideração, evitando-se cuidadosamente ‘qualquer sinal de discriminação injusta’, especialmente qualquer forma de agressão e violência” ( AL 250).

Do ponto de vista pastoral, isso significa combater todas as formas de discriminação social ou homofobia contra pessoas homossexuais. O papa fez isso explicitamente ao se manifestar contra todas as formas de criminalização de pessoas ou comportamentos homossexuais em legislações civis, mesmo que a tendência não seja considerada moralmente correta, e ao buscar remover todas as formas ocultas de discriminação dentro da comunidade cristã contra pessoas homossexuais e suas famílias.

Quantos católicos homossexuais, engajados na vida cristã comum, talvez até mesmo com atribuições ministeriais, são cuidadosos para não revelar sua orientação sexual? Talvez eles vivam em plena observância das regras morais e, portanto, em castidade, mas, ainda assim, vivam com o medo de serem excluídos simplesmente porque são homossexuais? E, similarmente, quantos pais com filhos homossexuais às vezes sentem que outros na comunidade cristã os veem como pais ruins e podem até mesmo culpá-los pela orientação sexual de seus filhos?

É por isso que acredito que um cuidado pastoral de inclusão deve reconhecer para pessoas homossexuais a dignidade inerente de serem cristãos batizados. Eles têm, portanto, pleno direito de participar ativamente da vida da comunidade cristã, como todos os outros cristãos — sem ter que esconder sua orientação sexual. Eles devem ser livres para viver sua fé e amor à igreja, mesmo que se identifiquem como parte da comunidade LGBTQ.

Outra questão pastoral que surge com frequência é a situação de pessoas homossexuais que escolhem viver em um relacionamento estável como um casal. No passado, os documentos da igreja quase sempre expressaram um julgamento negativo e falharam em promover qualquer consideração pastoral além da necessidade de romper o relacionamento. Na comunidade católica, até agora, nunca houve realmente muita orientação para o cuidado pastoral de casais homossexuais. No máximo, houve um acompanhamento, em acolhida misericordiosa, de indivíduos homossexuais que não conseguiam viver uma vida casta. Essas pessoas foram e são aconselhadas a frequentar os sacramentos para neutralizar a tentação. Mas as pessoas em relacionamentos estáveis ​​foram explicitamente informadas de que, se quisessem viver uma vida cristã autêntica, teriam que terminar seus relacionamentos.

Mas nos últimos anos, um espaço pastoral também está se abrindo para casais homossexuais, embora sem questionar a doutrina sobre o matrimônio cristão e os ensinamentos sobre a moral sexual.

Quando o Vaticano emitiu uma resposta a uma dúvida em 2021 sobre se casais do mesmo sexo poderiam receber uma bênção de um padre, os casais do mesmo sexo foram incluídos em um grupo que era composto por todas as uniões "conjugais" que não são "casamento", e a resposta foi: "não é lícito conceder uma bênção a relacionamentos ou parcerias, mesmo estáveis, que envolvam atividade sexual fora do casamento".

Mas em 2023, com a declaração “Fiducia Supplicans”, a condição de casais do mesmo sexo foi assimilada à situação “irregular” de casais heterossexuais, como coabitantes ou divorciados em segundas uniões. Às pessoas em um relacionamento do mesmo sexo foi dada a possibilidade de uma bênção pastoral — não para suas uniões, mas para uma pessoa que por acaso esteja em um casal.

Ainda assim, isso significa que se abre um espaço pastoral para casais do mesmo sexo que corresponde ao de outras situações de matrimônio irregular, que Amoris Laetitia considera no Capítulo 8.

Um espaço pastoral bastante amplo de compromisso se abre para aqueles que oferecem cuidado pastoral a pessoas LGBTQ, especialmente para famílias com filhos homossexuais e até mesmo as próprias pessoas LGBTQ. Vemos nesses desenvolvimentos um compromisso de integrar essas situações pastorais no mesmo cuidado pastoral comum da comunidade cristã sem isolar pessoas LGBTQ e suas famílias.

Leia mais

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  • Dom Víctor M. Fernández: “A divisão já existia e com esta polêmica sobre as bênçãos só fica transparente”
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  • Bispos africanos diante de “Fiducia supplicans”: respeito pelas culturas, pelos tempos diversos e pelo discernimento pastoral
  • Três passos falsos dos bispos diante da “Fiducia Supplicans”. Artigo de Andrea Grillo
  • Reações a Fiducia supplicans, comunicado do Dicastério para a Doutrina da Fé
  • Abençoar os casais homossexuais, mas deixando-os nas sombras. A meia abertura do papa
  • Homossexuais, divorciados-recasados: uma bênção oferecida a todos. Artigo de René Poujol
  • A propósito da declaração “Fiducia supplicans”: Uma benção? Também para os curadores de almas! Artigo de Stefan Oster
  • Homossexuais, divorciados-recasados: uma bênção oferecida a todos. Artigo de René Poujol
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  • Outro “Tametsi”: 1563-2023 Sobre a Declaração Fiducia supplicans. Artigo de Andrea Grillo
  • “Abençoar os casais homossexuais não é blasfemo, a ternura de Jesus Cristo é para todos”. Entrevista com Victor Manuel Fernandez

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