1925-2025: Ressurreição dos Impérios. Artigo de Francesco Sisci

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17 Janeiro 2025

A Rússia, a Turquia e a Áustria-Hungria parecem estar de volta. Existem boas razões para isso. Mas a modernidade empurra em novas direções. Os EUA devem pensar no futuro, pois também terá impacto na China.

O artigo é de Francesco Sisci, sinólogo, autor e colunista italiano, em artigo publicado por Instituto Appia e reproduzido por Settimana News, 16-01-2025.

Eis o artigo.

Há apenas cem anos, após a Primeira Guerra Mundial, três sistemas políticos, que durante séculos contestaram o verdadeiro legado e, portanto, a autêntica propagação do antigo poder de Roma, foram esmagados e desmoronaram.

O Império Russo, a terceira Roma, foi destruído pela revolução soviética que se vangloriava de deixar para trás o czar e a sua Igreja Ortodoxa. O povo asiático colonizado pela Rússia tornou-se “minorias étnicas” com as suas repúblicas numa nova federação. O Império Otomano, conquistador da Segunda Roma, Constantinopla, tornou-se uma república militar turca, desfazendo-se do seu legado religioso e não étnico – os gregos foram expulsos, os armênios exterminados e os curdos turquizados. O Sacro Império Romano centrado na Áustria, que forjou a Europa juntamente com o Papa durante um milênio, foi reduzido a um pequeno estado de língua alemã.

Todos descartaram a antiga ligação com as suas religiões locais (ortodoxia russa, islamismo sunita, catolicismo romano). Todos abandonaram a sua herança não étnica e fundaram uma nova identidade nacionalista (a Áustria e a Turquia tornaram-se alemãs e turcas) ou internacionalista (a Rússia tornou-se soviética com o seu comunismo global).

Mas as instituições que moldaram pessoas e territórios durante séculos não podem ser eliminadas em apenas algumas décadas.

A experiência da Rússia com o comunismo faliu e, posteriormente, no fim da década de 1990, também ficou com medo com a sua transição completa para uma economia de mercado. Nessa altura, o presidente Vladimir Putin aos poucos mudou o país para um caminho neoczarista para recuperar antigas fronteiras. As forças pró-independência da Chechênia foram destruídas em 1999, a Geórgia foi dividida em 2008 e a Ucrânia foi privada da Crimeia em 2014. Mas essas regiões têm os seus planos e resistem a um regresso à Rússia soviética ou czarista.

Da mesma forma, a Turquia foi rejeitada numa associação da UE em 2016, no mesmo ano em que reprimiu o movimento Gülen, de orientação moderna, na sequência de um golpe de Estado fracassado. Ao mesmo tempo, desde a primeira Guerra do Golfo em 1990, enfrentou o perigo e a oportunidade do desmoronamento dos Estados árabes nas suas fronteiras, o Iraque e a Síria, e a ascensão de novas entidades e ambições nacionais curdas nesses territórios e nas suas regiões orientais.

Portanto, para manter todas estas peças juntas, o seu presidente, Recep Erdogan, expressa agora um regresso às raízes otomanas. Mas Israel mudou a geografia. Com a guerra em Gaza, mais árabes muçulmanos e drusos tornaram-se ativos em Israel. Os judeus ultraortodoxos tornaram-se menos privilegiados (agora foram convocados para o exército). Israel tem melhores laços com os países árabes, que temem mais o radicalismo do Hamas do que os negócios israelenses. Estes árabes, espremidos entre turcos e persas, podem preferir os seus companheiros semitas em Israel.

Quase em paralelo, as atuais nações independentes como a Eslovênia, a Croácia, a Hungria e a Áustria votam nos partidos conservadores de direita, e as regiões italianas, anteriormente parte do império austríaco ou na sua órbita (Friuli, Veneto, Lombardia), pressionam Roma por uma lei que lhes conceda maior autonomia. Viena é um ímã para todos eles. Parecem partilhar uma sensibilidade mútua contra uma “invasão islâmica estrangeira”, representada pelos imigrantes de países muçulmanos. Podem ter interesses comuns na oposição a um novo eixo ascendente de interesses polaco-ucranianos-bálticos. Gostariam de se projetar entre a Europa Central e o Mar Adriático, através de Trieste e talvez até de Veneza.

Estas novas ações e empurrões já estão a remodelar o mapa da Europa e do Mediterrâneo. Não se pode brincar com eles.

Mudando de religião

Quando o futuro parece incerto e vago, um modelo do passado proporciona uma âncora segura, com a sua ligação específica entre política e religião e, portanto, com a vida cotidiana.

As novas atrações têm problemas porque cem anos não passam em vão. As fantasias imperiais do passado colidem com realidades complexas entretanto nascidas. A Ucrânia não quer voltar para a Rússia; Israel opôs-se ao expansionismo turco e a Itália poderia desintegrar-se se fosse dada maior autonomia ao Nordeste. Aqui estão também as diferenças entre esses diferentes impulsos.

O empurrão final russo na Ucrânia criou uma resistência inesperada por parte da Ucrânia e de outros estados vizinhos. As ambições turcas parecem preencher um vazio criado pela derrota do domínio iraniano na Síria e no Líbano após os ataques israelenses. O fascínio austríaco ocorre com as fraquezas políticas gêmeas da Itália e da União Europeia.

Além disso, as religiões também se tornaram diferentes. Como argumentou Lorenzo Prezzi, em 1721, Pedro, o Grande, aboliu o patriarcado ortodoxo e substituiu-o por um órgão governamental chamado Santo Sínodo, diretamente sob o controle do Estado. Efetivamente fez da Igreja um braço do Estado até à restauração do patriarcado em 1917, com a revolução. O patriarcado foi perseguido pelos comunistas; depois, ressurgiu com o colapso da URSS. Desde a guerra, tem-se movido constantemente em apoio a Putin, mas a relação permanece obscura e a relação hierárquica entre o presidente Putin e o patriarca Kiril é turva.

Paralelamente, o califa otomano era o defensor da fé islâmica e afirmava ser a autoridade religiosa suprema no mundo islâmico. A República Turca de Kemal Ataturk aboliu o califado em 1924, e todas as tentativas subsequentes para restabelecer um califado falharam até agora. Os tribunais da Sharia na Turquia foram abolidos e até a escrita árabe foi perdida em troca do alfabeto latino.

Com a queda da URSS, a Turquia reivindicou um novo papel como estrela polar do povo turco, outrora sob domínio soviético – o Azerbaijão, na costa ocidental do Mar Cáspio, e o Cazaquistão, o Turquemenistão, o Quirguizistão, o Uzbequistão, na costa oriental. No entanto, uma identidade turca mais forte entra em conflito com as ambições de governar o mundo árabe em nome de uma herança otomana. Os otomanos não eram étnicos; eles simplesmente não olharam para a identidade nacional dos governantes. Agora a Turquia é e quer ser muito turca, e Recep Erdogan não tem credenciais para ser califa, apesar das suas inclinações religiosas.

A confusão na Europa Central, em torno de Viena, é ainda maior, pois ninguém apelou ao regresso do Imperador Habsburgo, e os sonhos de um Papa Cruzado colidem com os diferentes planos do Papa para chegar à Ásia.

O mundo atual é o produto da reforma protestante, da adaptação católica (França) ou da rejeição total da religião. Estes rituais religiosos (missas, cerimônias) têm um papel menos difundido, o que não significa que haja menos religião na vida. Contudo, menos rituais religiosos também significam maior dificuldade em regressar a algum modelo antigo (imperial) com laços religiosos estreitos.

Na revista Civiltà Cattolica, Giancarlo Pani argumentou sobre a contribuição significativa da Reforma para a vida da Igreja, e o Papa, com as suas viagens à Alemanha e ao norte da Europa, tentou consertar cercas e construir pontes, abrindo caminho para uma maior reconciliação cristã com os herdeiros da Reforma.

O catolicismo quer encontrar um novo espaço para a religião na vida, não ao lado dos antigos imperadores, mas da modernidade. O Papa é o líder religioso possivelmente mais projetado para o futuro, com uma religião distinta do Estado.

Este é o futuro, por mais vago e nebuloso que seja. Simultaneamente, o passado não pode ser esquecido com um encolher de ombros. Deveria ser essencial manter unidos estes diferentes fios, traçar uma linha para a mudança e não ser arrastado pelo passado.

Ao mesmo tempo, é essencial pensar novos rumos geopolíticos. O que será a geografia do Oriente Médio sem os tentáculos do Irã sobre a Síria e o Líbano? A Europa aceita o enfraquecimento da Itália e da UE para fortalecer uma nova Áustria-Hungria, ou quer avançar na direção oposta? A voz americana será decisiva em todas estas questões porque um caminho para estes “impérios” terá impacto na principal preocupação dos EUA no outro extremo do continente eurasiano, a China.

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