Quais capitais enfrentam embate Lula x Bolsonaro no segundo turno

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Outubro 2024

Em 5 capitais das 15 que irão ao segundo turno no dia 27 de outubro serão disputas nacionalizadas Lula versus Bolsonaro

A reportagem é de Patricia Faermann, publicada por Jornal GGN, 07-10-2024.

O segundo turno das eleições será decidido em 52 cidades do país, destas 15 são as capitais. E em 5 das capitais que irão levar os eleitores às urnas, novamente, no dia 27 de outubro, a disputa direta ocorre entre os apadrinhados do presidente Lula contra dos de Jair Bolsonaro.

Os pleitos “Lula x Bolsonaro” ocorrem em São Paulo, Fortaleza, Natal, Cuiabá e Porto Alegre, confira:

São Paulo (SP)

São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com mais de 9 milhões de eleitores, segundo dados recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na capital paulista, a disputa acirrada entre Guilherme Boulos (PSOL), candidato de Lula, e Ricardo Nunes (MDB), candidato apoiado pela família Bolsonaro, é um dos exemplos fatídicos eleitorais deste ano.

Com a saída de Pablo Marçal (PRTB) da disputa, que ficou em terceiro lugar, e o anúncio de apoio da candidata Tabata Amaral (PSB) a Guilherme Boulos, o resultado da transferência de votos do eleitorado paulistano destes e dos demais candidatos ainda é incerto para definir os votos que sairão das urnas no próximo dia 27.

Fortaleza (CE)

No Nordeste, Fortaleza – que concentra expressivos 1,76 milhões de eleitores – emplaca outra ilustrativa disputa Lula versus Bolsonaro, com André Fernandes do PL e Evandro Leitão do PT.

Fernandes é deputado federal e obteve 40% dos votos, enquanto Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, conquistou 34% no primeiro turno.

Natal (RN)

Em Natal, a deputada federal do PT, Natália Bonavides, disputa o Executivo da capital contra o também deputado federal Paulinho Freire (União), que recebeu o apoio do PL de Jair Bolsonaro no estado.

Porto Alegre (RS)

Porto Alegre é outra capital que levará um segundo turno com apadrinhados nacionais: o atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que detém Bolsonaro ao seu lado nas eleições, enfrentará a deputada do PT Maria do Rosário.

Na capital gaúcha, Melo está à frente de Maria do Rosário, com 49% dos votos contra 26% da deputada, neste primeiro turno.

Cuiabá (MT)

No centro-oeste, Cuiabá, capital de Mato Grosso, também trará o embate PT x PL, com o polêmico deputado Abílio Brunini (PL) contra o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Além destas, outras 10 capitais e um total de 52 municípios terão segundo turno no próximo 27 de outubro.

Leia mais