26 Agosto 2024
A informação é publicada por Religión Digital, 25-08-2024.
Domingo de expectativas, que foram adiadas. Apenas uma semana. No próximo domingo, salvo uma grande catástrofe, será anunciado um consistório antes do Papa embarcar na viagem mais importante do seu pontificado. Mas antes, Francisco fez um magnífico resumo da semana, lembrando o martírio da população nicaraguense ou criticando a nova norma na Ucrânia que poderia levar à proibição dos fiéis da Igreja Ortodoxa de Moscou.
E o papel da religião continua a ser relevante quando se trata de falar de guerra e de paz no mundo. O próprio Papa salientou isto esta semana em vários discursos, alertando mais uma vez para a fragmentada Terceira Guerra Mundial que já vivemos, e alertando mais uma vez para os populismos que atacam especialmente esta Velha Europa.
Ventos de dificuldade também sopram para a Igreja na América Latina, especialmente nas perseguidas Nicarágua e Venezuela, onde a situação parece estar piorando, sem possibilidade aparente de uma solução negociada. Também vivemos novos episódios do Sodalício, do futuro do padre Ravasi ou da recusa de revisão da sentença do padre Grassi, além dos escândalos na Igreja equatoriana.
Na Espanha, vimos como Francisco recebeu os arcebispos de Sevilha e Saragoça, este último acompanhado pelo presidente de Aragón e pelo prefeito da capital, convidando papa para a região, tendo a opção de visitar as Ilhas Canárias e, certamente, hoje em dia, além do anúncio do consistório, podemos descobrir alguns outros destinos surpreendentes dos voos papais.