18 Junho 2024
Na manhã de 14 de junho, Whoopi Goldberg estava entre um grupo de comediantes que se encontrou com o Papa Francisco. Esta foi a segunda vez que Goldberg se encontrou com o papa, depois de uma audiência no outono passado. Goldberg descreveu aquele encontro como “notável” e mencionou que o papa é “um pouco fã” de sua comédia Mudança de Hábito, de 1992, dirigida por Emile Ardolino e escrita por Paul Rudnick. Talvez seja porque Deloris van Cartier, personagem de Goldberg no filme, faz exatamente o que o Santo Padre quer que todos os católicos façam: ela ajuda a criar uma Igreja mais inclusiva e aberta.
A reportagem é de John Dougherty, publicada por America, 14-06-2024.
No filme, Deloris começa como cantora em um cassino de Nevada, insatisfeita com sua carreira e com seu caso com seu chefe mafioso casado, Vince (Harvey Keitel). Vince é “católico” o suficiente para não se divorciar, mas esses escrúpulos não se estendem ao seu caso nem aos seus negócios obscuros. Deloris testemunha os capangas de Vince assassinando um informante e corre para a polícia em busca de proteção. Eles elaboram um plano supostamente infalível para mantê-la escondida até o julgamento: disfarçá-la de freira no convento da Paróquia de Santa Catarina, na cidade de São Francisco.
Santa Catarina é uma paróquia com dificuldades financeiras em um bairro degradado, e apenas um punhado de pessoas se preocupa em ir à missa na igreja em ruínas. A formidável Madre Superiora (Maggie Smith) mantém suas freiras enclausuradas, acreditando que o mundo se tornou perigoso demais para um ministério ativo. Deloris (agora “Irmã Mary Clarence”) inicialmente se irrita com as restrições do convento, mas isso muda quando ela é encarregada de melhorar o agitado coro das freiras. Ela ajuda o coro a encontrar animação, o que provoca mudanças no convento e na comunidade. Mas com Vince ainda à procura dela, será que Deloris viverá o suficiente para organizar um concerto especial para o papa visitante? Será preciso um milagre.
Mudança de Hábito surgiu a meio caminho entre o Vaticano II e as primeiras sessões do Sínodo sobre a Sinodalidade, e incorpora o espírito acolhedor de ambos e a visão de uma Igreja disposta a sair às ruas. Quando o novo e melhorado coro de Deloris canta pela primeira vez na missa (uma versão alegre de “Hail Holy Queen” que envolve palmas gospel e vocais teatrais), as pessoas do quarteirão começam a entrar na igreja, murmurando as palavras que muitos pastores rezam. ouvir: “O que está acontecendo aí?” Logo os bancos estão lotados. Isso quer dizer que o segredo da evangelização é uma missa jazzística?
De forma alguma: Deloris consegue porque entende a vida além dos muros do convento, os problemas e complicações das pessoas comuns. Inspiradas por ela, as freiras começam a sair para a comunidade, construindo um playground e estabelecendo relacionamentos com as almas perdidas que vagam pela rua coberta de grafites.
Nada disto altera a mensagem central da Igreja, nem a dilui para torná-la mais palatável. Na verdade, isso amplifica. Santa Catarina ainda é uma igreja. E no fim do filme é uma igreja que tem, como disse o Papa, “o cheiro das ovelhas”.
À medida que os católicos do mundo inteiro discernem como deveria ser a evangelização nos dias de hoje, talvez devêssemos tirar uma lição desta comédia da Disney do início dos anos 90. A Madre Superiora aprende que não é possível viver os Evangelhos isolando-se do mundo. Se o mundo parece sem esperança e inóspito para as Boas Novas, talvez isso signifique que precisamos de encontrar novas formas de pregá-las. Tal como as freiras de Santa Catarina, precisamos de encontrar formas de comunicar a alegria e a beleza da nossa fé, através de atos de caridade, palavras de esperança e, sim, música espirituosa.
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Como Whoopi Goldberg evangelizou além dos muros do convento em 'Mudança de Hábito' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU