• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O fracasso metodológico do Sínodo das mesas redondas. Artigo de José Manuel Vidal

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Março 2024

  • "Homens e mulheres em uma mesa redonda à luz do Espírito. Sem classes, sem distinções, sem privilégios clericais. Mesmo assim, todos irmãos".

  • "Além do ícone das mesas redondas, a primeira parte do Sínodo foi desenvolvida com uma nova metodologia: o diálogo no Espírito".

  • "O método é muito bom para uma comunidade religiosa, para uma paróquia e até para um movimento, mas não para um sínodo que tem que produzir um documento".

  • "Se é preciso chegar a uma síntese com os conservadores, os progressistas têm que ceder, baixar suas expectativas e levar a uma decisão tão liquefeita ou descafeinada, que não serve para nada na dinâmica da Igreja em saída e sinodal".

O artigo é de José Manuel Vidal, doutor em Ciências da Informação e licenciado em Sociologia e Teologia e diretor do Religión Digital, publicado por Religión Digital, 26-03-2024.

Eis o artigo.

O Sínodo das Mesas Redondas. Essa foi a imagem que, simbólica e inovadora em relação aos sínodos passados, representou a primeira parte do Sínodo da Sinodalidade. Mesas redondas, sem cabeceiras, com as mesmas cadeiras estofadas em vermelho. Tudo no mesmo nível, no nível do solo, incluindo a mesa do Papa e a presidência sinodal. Um exemplo perfeito de comunhão, de uma Igreja circular e extrovertida.

Homens e mulheres em uma mesa redonda à luz do Espírito. Sem classes, sem distinções. Sem privilégios clericais. Mesmo assim, todos irmãos. Face a face, ombro a ombro e devidamente misturados: leigos, mulheres, padres, freiras, cardeais e bispos.

Por isso, todos elogiaram a mudança de disposição na sala do sínodo. "Não estamos sentados em ordem hierárquica, mas em mesas redondas, que é uma forma de incentivar a partilha genuína e o discernimento autêntico", proclamou o cardeal jesuíta Jean-Claude Hollerich, relator-geral do sínodo.

"As mesas redondas nos lembram que nenhum de nós é uma estrela neste Sínodo. O protagonista é o Espírito Santo. E somente com o coração totalmente aberto à orientação do Espírito poderemos responder ao chamado que recebemos como membros do Sínodo", continuou o cardeal.

Além disso, ressaltou que, com essa disposição física, "os chamados 'progressistas' não podem olhar para Cristo sem ver os chamados 'conservadores' com Ele, e vice-versa. No entanto, o importante não é a que grupo parecemos pertencer, mas caminhar com Cristo em sua Igreja".

O teólogo Xabier Pikaza fornece uma nova explicação sobre as mesas redondas sinodais: "Esta imagem capta o sinal básico da formação da Igreja de acordo com a história da 'multiplicação' dos pães e peixes de Jesus, que é uma história de 'alimentar' todos os que vêm, no campo aberto da vida".

Além do ícone das mesas redondas, a primeira parte do Sínodo foi desenvolvida com uma nova metodologia: o diálogo no Espírito. O ex-prefeito de Economia da Santa Sé, Juan Antonio Guerrero, que, juntamente com Oscar Martín, publicou um livro intitulado Conversa espiritual: discernimento e sinodalidade, assegura que este método foi o utilizado no Sínodo e "funcionou bem, porque gerou comunhão, nos permitiu lidar com questões sem polarização, tendo em vista um bem maior" e porque "escutar o Espírito, no próprio coração e através dos outros, permitiu-nos acolher uma pluralidade de modos de ver, gerando harmonia e comunhão".

E o jesuíta Guerrero acrescenta mais explicações: "Quando temos um bem maior, como buscar a vontade de Deus, podemos evitar o confronto entre os que defendem A e B. Você tem que abrir mão de sua própria vontade para encontrar a de Deus. Um dia todos procuramos partilhar as razões e os movimentos internos a favor de A e contra B; e outro dia, para B e contra A. Estamos sempre buscando formas de alcançar o bem maior do mesmo lado, sem nos confrontarmos, e isso nos obriga a fazer um processo interior, deixando nossa própria vontade e interesse".

Mas o próprio padre Guerrero, em entrevista ao Religión Digital, reconheceu que "não podemos absolutizar modelos e métodos práticos". De fato, tanto durante o Sínodo quanto depois de sua realização, muitos especialistas destacaram suas óbvias limitações.

Como outro jesuíta, o padre Anthony Lusvardi, professor de teologia sacramental na Universidade Gregoriana de Roma, que analisou minuciosamente o método usado e concluiu que ele é excelente para "ajudar as pessoas a se entenderem melhor, mas é inadequado para raciocínios teológicos e pastorais complexos".

Ou seja, o método é muito bom para uma comunidade religiosa, para uma paróquia e até para um movimento, mas não para um sínodo que tem que produzir um documento. O problema é que, em todos os círculos menores, há pessoas alinhadas com Francisco e sua Igreja que estão saindo e outras profundamente conservadoras e rigoristas, que vão fazer todo o possível para torpedear o processo sinodal.

E para atingir seu objetivo, os conservadores têm relativa facilidade, já que o esquema de trabalho utilizado é o seguinte. As convergências são abordadas primeiro, seguidas das divergências, e uma síntese é concluída. O problema é que, se é preciso chegar a uma síntese com os conservadores, os progressistas têm que ceder, baixar suas expectativas e levar a uma decisão tão liquefeita ou descafeinada, que não serve para nada na dinâmica da Igreja em saída e sinodal.

É verdade que o Papa pode sempre contar com o trunfo e a prerrogativa da exortação pós-sinodal, mas como se trata de um documento sobre a sinodalidade, seria lógico que o Papa o dedicasse a endossar o que foi dito pelo Sínodo ou simplesmente a aprovar o documento final com força magisterial, sem recorrer à exortação.

Ciente dessas dificuldades metodológicas, elas serão corrigidas nas próximas sessões? A mudança metodológica dependerá da opinião do secretário-geral, cardeal Mario Grech, dos subsecretários, D. Luis Marín de San Martín e irmã Nathalie Becquart, da relatoria-geral, cardeal Jean-Claude Hollerich e, por fim, do presidente do Sínodo, o Papa Francisco.

Leia mais

  • Vaticano apresenta as próximas etapas de um Sínodo já frágil
  • Antes de abordar questões problemáticas, o Papa Francisco insiste na sinodalidade. Artigo de Thomas Reese
  • Papa Francisco define datas para o Sínodo de outubro. Os grupos de estudo examinarão os temas da primeira sessão
  • “O Sínodo foi um passo, mas as discriminações não foram erradicadas”. Entrevista com Marinella Perroni
  • O que a lista dos membros do Sínodo nos diz sobre o estado atual da Igreja. Artigo de Massimo Faggioli
  • Igreja Sinodal
  • Por uma Igreja Sinodal: caminhando como Povo de Deus. Artigo de Renato Correia Santos
  • Uma Igreja sinodal e opção para mudanças
  • Dom João Francisco Salm: “Vocação numa Igreja sinodal, uma doação dentro de uma comunidade de vida”
  • Papa nomeia bispo de Malta como pró-Secretário Geral do Sínodo dos Bispos
  • Mulheres e o Sínodo: se o melhor é inimigo do bem. Artigo de Anita Prati
  • Sínodo e voto para as mulheres: foi uma verdadeira revolução?
  • O papa decide dar o voto às mulheres e aos leigos no Sínodo, brechas no muro do clericalismo
  • Papa Francisco nomeia homens e mulheres para construir uma Igreja sinodal. Artigo de Thomas Reese
  • Papa Francisco renova o Conselho de Cardeais: 5 novos membros
  • O Rio Reno desaguará no Tibre? Bispos alemães visitam a Cúria Romana e insistem nas reformas
  • Roma em missão: a reforma da Cúria do Papa Francisco. Artigo de Austen Ivereigh
  • Os leigos terão voz no sínodo de outubro próximo?
  • No “time” do Sínodo de outubro, também há 54 mulheres, das quais 29 são leigas
  • “Estão faltando padres”. Entrevista com Alphonse Borras, teólogo belga - Parte 1
  • “A Igreja que somos chamados a sonhar”. Artigo de Christopher Lamb
  • Ir. Birgit Weiler: Documento para o discernimento, "discernir a realidade à luz de nossa fé compartilhada"
  • Deus em todas as coisas, segundo Inácio de Loyola
  • O Sínodo não é um Vaticano III. “Queremos a plenitude da sinodalidade de volta à Igreja”. Entrevista com Jean-Claude Hollerich
  • Fiducia supplicans e a não recepção de um documento não sinodal. Artigo de Massimo Faggioli
  • Bênção aos homossexuais, o “não” da África. Artigo de Luigi Sandri

Notícias relacionadas

  • Em breve, encontro entre Papa Francisco e Justin Welby

    LER MAIS
  • Deslocar seminaristas levanta o debate sobre a formação do futuro clero

    LER MAIS
  • “Amoris laetitia"; o Papa explica qual é a interpretação correta

    O texto "é muito bom e expressa plenamente o significado do capítulo VIII de ‘Amoris laetitia’. Não há outras interpretaç[...]

    LER MAIS
  • Portugal: Congresso Internacional do Espírito Santo investiga «as causas da terceira idade da história»

    A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolhe hoje e esta quinta-feira, a segunda sessão do Congresso Internacional do Esp[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados