• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Israel poderá continuar devastando Gaza e atacando o Líbano com o aval e assistência militar dos Estados Unidos.

Mais Lidos

  • Karl Polanyi. “O atual colapso da biodiversidade, da qualidade dos laços sociais e dos nossos regimes políticos é o efeito direto da remercantilização”. Entrevista com Nicolas Postel e Richard Sobel

    LER MAIS
  • Breve dicionário comunicacional do Papa Francisco: obra reflete sobre estilo evangelizador do pontífice

    LER MAIS
  • Quantas crianças de Gaza morrerão enquanto Trump toma café com os reis do petróleo? Artigo de Mahmoud Mushtaha

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Fevereiro 2024

Após o mais recente veto dos Estados Unidos ao cessar-fogo em Gaza, continuam as discussões sobre a ocupação israelense perante a Corte Internacional de Justiça, enquanto os atores humanitários denunciam os ataques israelenses contra seu pessoal.

A reportagem é publicada por El Salto, 21-02-2024.

Ontem à tarde, 20 de fevereiro, foi dramático para a população palestina, que sofre um extermínio contínuo na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, enquanto as forças de segurança israelenses cercam as cidades da Cisjordânia. Dramático, mas dolorosamente previsível. O governo dos Estados Unidos vetou pela terceira vez uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas pedindo um cessar-fogo.

Apesar dos esforços, desta vez da Argélia, para conter o massacre, Israel poderá continuar sua ofensiva em Gaza (que já tirou a vida de 29.195 palestinos), na Cisjordânia (com pelo menos 400 mortos) e no Líbano (140), com armamento vendido e facilitado pelos Estados Unidos. Apenas uma semana antes, na terça-feira passada, o Senado dos Estados Unidos aprovou um pacote de 14 bilhões de dólares em ajuda militar para seu principal parceiro no Oriente Médio, enquanto o país preparava o envio de armas e munições. A ajuda militar milionária deverá ser aprovada no Congresso, onde a administração Biden já estaria pressionando.

No mesmo dia em que a representante dos Estados Unidos na ONU levantou a mão impedindo uma resolução que parasse o extermínio, o presidente Joe Biden se encontrava com um financiador da AIPAC, um importante lobby sionista. Seu interlocutor, Haim Saban, que recebe até 250.000 dólares de cada um de seus doadores e desempenha um papel fundamental no apoio financeiro ao partido democrata, declarou em 2015: "Não estou sugerindo que devamos submeter os muçulmanos a algum tipo de sala de tortura para que admitam se são ou não terroristas, estou dizendo que deveríamos submetê-los a um escrutínio maior".

A reunião despertou a insatisfação da comunidade muçulmana dos Estados Unidos, muito crítica com a administração Biden, que teme o abandono do voto da cidadania árabe e muçulmana. Ontem à tarde, a CAIR — a maior organização muçulmana pró-direitos humanos nos EUA — classificou o veto dos Estados Unidos como "vergonhoso" e instou Joe Biden a parar de agir como "o advogado de Netanyahu" e começar a "agir como o presidente dos Estados Unidos".

Por sua vez, após qualificar o veto israelense como "muito lamentável", o representante palestino nas Nações Unidas, Riyad Mansour, afirmou que continuariam batendo "à porta do Conselho de Segurança, da Assembleia Geral e de todos os componentes das Nações Unidas", cientes de que o cessar-fogo contava com o respaldo de 13 dos 15 países que compõem o primeiro. "Chame como quiser, humanitário, descreva como desejar, mas precisamos de um cessar-fogo imediato, como exigido tanto pelo secretário-geral da ONU quanto por quase todas as agências humanitárias da ONU e um número massivo de estados na Assembleia Geral".

Fome e hospitais destruídos

Enquanto isso, a ofensiva constante contra Gaza está impedindo a chegada da ajuda tão necessária. Ontem, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou que estava interrompendo novamente suas atividades no norte da Faixa de Gaza por não poder realizá-las em condições de segurança. Em comunicado, seu presidente declarou que os ataques israelenses aos comboios humanitários, a prática de disparar contra a polícia gazatí encarregada de escoltá-los e a ruptura da ordem cívica em uma população atravessada pela fome impediam a agência de continuar seu trabalho.

Do governo de Gaza, criticou-se a decisão desta agência da ONU, apontando que "significa uma sentença de morte para três quartos de um milhão de pessoas, piorando exponencialmente a situação humanitária". As autoridades locais instaram todas as agências da ONU a voltarem a Gaza e se absterem de "fugir de suas responsabilidades".

O Programa Mundial de Alimentos não é o único ator humanitário com dificuldades para realizar seu trabalho na Faixa. A Meia Lua Vermelha denunciou ontem que doze de seus membros continuam detidos, sete deles após serem capturados pelo exército sionista no hospital Al Amal. A organização teme pelo destino de seus trabalhadores em um contexto de tortura, tratamento degradante e desaparecimento dos palestinos detidos pelo exército ocupante. Por sua vez, Médicos Sem Fronteiras denunciou ontem que perdeu contato com dois de seus médicos após a invasão israelense do hospital Nasser na semana passada. A organização também pede a evacuação dos 130 pacientes que permanecem no que resta do maior hospital de Khan Younis, para que possam ser tratados em outros centros de saúde.

A UNRWA, por sua vez, alertou mais uma vez que a falta de financiamento impedirá que continue seu trabalho em Gaza e no restante dos territórios em que está presente. Seu comissário-geral, Philippe Lazzarini, afirmou que Israel não enviou à agência nenhuma prova das acusações feitas há semanas contra uma dúzia de seus trabalhadores, acusações que levaram numerosos países a bloquearem seus fundos para a agência, embora vários relatórios da imprensa tenham mostrado que Israel não tinha provas que as respaldassem. "As Nações Unidas nunca receberam, nunca, nenhum relatório escrito das autoridades israelenses, apesar de nossos repetidos apelos à cooperação", explicou Lazzarini em uma entrevista ontem.

Escalada no Líbano e isolamento internacional

As bombas patrocinadas pela ajuda americana também chegam ao sul do Líbano, gerando alarme com a possibilidade de uma escalada do conflito. Os ataques israelenses na última semana adentraram o território, atingindo na segunda-feira, 19 de fevereiro, a cidade de Ghaziyeh, a cerca de 60 quilômetros da linha azul, a zona que separa os dois países. Alguns analistas temem que Israel esteja se preparando para uma guerra aberta contra o país vizinho nos próximos meses.

Do Líbano, consideram que Israel quer esvaziar uma ampla área da população libanesa com a justificativa de impedir a presença do Hezbollah. Para isso, aponta para a infraestrutura civil da parte norte do país e destrói os campos dos quais vive a população que habita uma zona eminentemente agrícola. A Human Rights Watch fala de possíveis crimes de guerra por parte do exército sionista em seus ataques contra a população civil. Já a Anistia Internacional denunciou o uso de bombas de fósforo branco na região, que além de causar danos graves às pessoas, prejudica a longo prazo as culturas. Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 87.000 civis tiveram que deixar suas casas.

Leia mais

  • Os Estados Unidos mais uma vez protegem Israel e vetam uma resolução de cessar-fogo na ONU
  • O cessar-fogo em Gaza, enquanto se aguarda o veto dos EUA
  • Gaza, cem dias de barbárie patrocinados pelos Estados Unidos
  • Na cumplicidade entre Estados Unidos e Israel, o terror
  • IA: o experimento Gaza
  • “O que estamos vendo em Gaza é um genocídio clássico”. Entrevista com Raz Segal
  • “Assassinato de civis sem paralelo” prossegue: a cada 10 minutos, morre uma criança em Gaza
  • Gaza. “As bombas destruíram tudo”, constata Mahmoud Mushtaha, jornalista palestino (vídeo)
  • A violência na Palestina e em Israel: o trágico resultado de uma opressão brutal
  • Se sobrevivermos às bombas, o que restará das nossas vidas?
  • Aviões israelenses bombardeiam a igreja de São Porfírio, a mais antiga de Gaza
  • Gaza. 13 mil pessoas mortas, das quais 5.500 são crianças
  • “A origem da violência em Gaza está na ideologia racista da eliminação dos nativos”. Artigo de Ilan Pappé
  • Israel arma os autocratas do mundo com armas testadas em palestinos
  • Mundo precisa de um tratado contra o uso de drones armados
  • Novas armas: drones já decidem por si próprios se e quando matar. Artigo de Paolo Benanti e Sebastiano Maffettone
  • 'Não vale a pena viver', diz morador da Faixa de Gaza
  • Sob bombardeio, médicos de Gaza lutam para salvar pacientes sem energia, água ou comida
  • Papa Francisco contra a guerra
  • Papa Francisco diz claramente: “Isto não é guerra, é terrorismo”
  • Papa Francisco: Como interpretamos as três guerras mundiais?
  • “Faixa de Gaza está sendo destruída em níveis inaceitáveis”, afirma chanceler brasileiro na ONU
  • As guerras terminam em derrota para todos: uma reflexão sobre Gaza. Artigo de David Neuhaus
  • O porquê da guerra entre o Hamas (Palestina) e sinonistas (Israel). Artigo de Jacir de Freitas Faria
  • Se Israel se recusa a reconhecer seus próprios erros, outra guerra nos espera
  • Palestina-Gaza. Emergindo da guerra para gerar vida. Entrevista com o cardeal Pierbattista Pizzaballa
  • “Em Gaza é preciso um cessar-fogo imediato, o pior inimigo de Israel é a direita”. Entrevista com Moshe Kahn
  • Tudo o que queremos em Gaza é viver
  • Genocídio em Gaza. “Netanyahu está levando o judaísmo ao fundo do poço”. Entrevista com Raniero La Valle
  • Agressão israelense deixa mais de 700 palestinos mortos e milhares de deslocados em 24 horas
  • Faixa de Gaza: massacre no hospital anglicano Al-Ahli Arabi. Conselho Mundial de Igrejas: “Crime de guerra. Ataque de punição coletiva”

Notícias relacionadas

  • ¿A que le teme Israel? Fortalecimiento de lazos Irán-Latinoamérica

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • A Igreja colombiana na linha de frente no processo de paz

    O jesuíta colombiano Francisco de Roux, há um longo tempo envolvido nas negociações com as guerrilhas, apresentou-se como ref[...]

    LER MAIS
  • Pregação e hospitalidade enchem as igrejas

    "Mesmo antes de ver este relatório eu já sustentava que o necessário para termos uma paróquia de sucesso é haver uma boa preg[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados