• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cardeal Hollerich: “O Sínodo não é o Vaticano III”

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Julho 2023

Sentei-me com o cardeal Jean-Claude Hollerich na Cúria Jesuíta em Roma na tarde de 30 de junho. O artigo a seguir, baseado nessa conversa, é a segunda parte dessa entrevista. A primeira parte pode ser encontrada aqui.

A reportagem é de Gerard O’Connell, publicada por America, 14-07-2023.

Na segunda parte desta entrevista, o cardeal Hollerich, relator geral do sínodo dos bispos que começa no Vaticano em 4 de outubro, explica que esta assembleia buscará recuperar a sinodalidade que existiu na história anterior da Igreja, mas que havia desaparecido em grande parte. “Queremos a plenitude da sinodalidade de volta à Igreja”, disse ele. Ele também discute o método de “diálogo no Espírito” e como isso pode ajudar a contornar a polarização que está presente hoje na igreja. Ele enfatizou que o tema do sínodo é “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação, Missão” e disse que o sínodo pode desapontar tanto a direita quanto a esquerda – por razões diferentes.

O documento de trabalho inclui três fichas relativas, respectivamente, à comunhão, à missão e à participação. Cada folha contém cinco perguntas-chave que servirão de guia para a discussão nos pequenos grupos. Quando cada questão é dividida em subquestões, quase todos os grandes temas que foram discutidos nos sínodos anteriores durante este pontificado estão presentes.

O cardeal Hollerich, que é de Luxemburgo, explicou que todas essas questões existem “não porque as colocamos lá, mas porque o povo de Deus as levantou nas assembleias”. Ele enfatizou, no entanto, que o sínodo de outubro não é um sínodo sobre questões isoladas, como homossexualidade ou ordenação de mulheres; “é um sínodo sobre a sinodalidade” e os outros tópicos “aparecem apenas na medida em que estão relacionados ao tema do sínodo”.

O Sínodo está implementando o Vaticano II

O cardeal disse: “Sabemos, quando olhamos para os Padres da Igreja, que a sinodalidade faz parte da essência da Igreja. Desapareceu muito [ao longo dos séculos], mas nunca desapareceu completamente. Sempre permaneceu em congregações e ordens religiosas e assim por diante. Sempre houve animas (almas) sinodais. Mas agora queremos ter aquela plenitude da sinodalidade de volta na Igreja para continuar o caminho que o Papa Paulo VI abriu”.

“Isso significa voltar ao Vaticano II”, eu disse. O cardeal concordou: “Sim, claro. Este não é o Vaticano III, como dizem alguns. Isso é voltar ao Vaticano II, levar o Vaticano II a sério, tentar implementar o Vaticano II”.

Isto não é o Vaticano III, como algumas pessoas dizem. Isso é voltar ao Vaticano II, levar o Vaticano II a sério – Cardeal Hollerich

“ O Concílio Vaticano II deu todos os elementos; não há nenhum elemento novo dado por nós. Tudo o que está lá está no Concílio. E também quando olhamos para Cristo, para a pessoa de Cristo, não é a revelação, como na Dei Verbum; é a pessoa do próprio Cristo. É verdade que existem muitas verdades particulares, mas todas estão ligadas à pessoa de Cristo. Não podemos, digamos, isolar completamente uma verdade da revelação na pessoa de Cristo”.

Abordando tópicos polêmicos

O cardeal Hollerich continuou: “A direita já está frustrada porque há um sínodo [aberto a abordar questões] como essa, e algumas palavras os irritam, de modo que reagem contra as palavras sem olhar para o que foi dito com essas palavras, e como foi dito. E haverá uma esquerda que quer uma mudança da doutrina da Igreja, mas isso não vai acontecer”.

Significativamente, porém, o cardeal prevê que “haverá uma mudança na forma de tratar os temas” e que a sinodalidade pode ser uma forma de superar as divisões sobre questões contenciosas. “Como pode um órgão como a Igreja Católica tomar decisões? Apenas de cima, é muito difícil. Só de baixo, é quase impossível. Portanto, precisamos de uma nova forma de tomada de decisão e acho que devemos ter as ferramentas no sínodo para isso”, disse ele.

“No entanto”, acrescentou, “não significa que todas as diferenças sejam igualadas. Quero dizer, seria muito ingênuo pensar que as pessoas saem e compartilham as mesmas opiniões sobre todos os assuntos da Igreja. Mas você pode aceitar que sua irmã, seu irmão, tenha uma opinião diferente e você pode estar em profunda comunhão com eles”. O cardeal Hollerich disse ter visto exemplos disso nas assembleias continentais.

De acordo com o documento de trabalho do sínodo, “questões compartilhadas” e “tensões compartilhadas” surgiram em todo o mundo durante as duas primeiras fases do processo sinodal. O cardeal Hollerich observou: “As tensões podem ser muito frutíferas. Se temos medo de tensões, não podemos mais nos mover hoje em dia, porque qualquer coisa que dizemos pode criar mais tensões. Mas temos de caminhar juntos como Igreja. Precisamos atender ao chamado de Deus. Para onde Deus quer que a Igreja vá? E se a Igreja se mover, será como o êxodo. Haverá alguns momentos muito terríveis, haverá tensões, é claro. Mas isso faz parte do caminho”.

As tensões podem ser muito frutíferas. Se tivermos medo das tensões, não podemos mais nos mover – Cardeal Hollerich

Como o documento de trabalho diz que provavelmente haverá necessidade após a sessão sinodal de 2023 de reflexões teológicas e discussões sobre mudanças no Direito Canônico, pedi ao cardeal que desse um exemplo onde ele acha que pode haver tal necessidade. Ele citou o papel dos conselhos paroquiais e pastorais, que atualmente são opcionais sob a lei canônica, mas podem ser necessários no futuro. “Hoje isso é uma possibilidade no Direito Canônico, mas acho que deveria ser mais do que uma possibilidade. Porque como, na qualidade de bispo, podemos ser o pastor da Igreja se não temos como saber o que as pessoas pensam e sentem sobre a Igreja?”.

O religioso explicou que os concílios são uma boa maneira de um bispo ser exposto a perspectivas que ele pode não ter encontrado. “Agora sou bispo há 12 anos. E podemos estar cercados por um pequeno grupo de pessoas que tiveram mais ou menos a mesma educação que nós, muitas vezes até nas mesmas faculdades, e isso não é uma base muito ampla”, disse. “Precisamos de uma base mais ampla; temos de aprender o que as pessoas pensam, quais são seus desejos profundos”.

Ao mesmo tempo, “isso não significa necessariamente que tenhamos que realizar todos os desejos. Não é uma espécie de fada sinodal”, acrescentou o cardeal. Ele enfatiza que é importante que um bispo seja capaz de explicar suas decisões ao povo: “Não podemos simplesmente dizer que 'eu sou o chefe, você faz isso'. Se as pessoas disserem que não entendem a explicação – o que acontece em muitos casos dentro da Igreja –, precisamos ser capazes de explicar de forma que elas pessoas entender. Caso contrário, não podemos viver com isso”, disse ele.

O Cardeal Hollerich disse que, dada a sua posição, hesita em fazer sugestões sobre possíveis mudanças.

Definindo Comunhão, Participação e Missão

Retomando o tríplice tema do sínodo de comunhão, participação e missão, perguntei se o cardeal Hollerich poderia sintetizar em linguagem simples o que é comunhão, porque quando as pessoas ouvem a palavra, geralmente pensam na sagrada comunhão ou na partilha.

O cardeal reconhece a dificuldade, dizendo que houve dificuldade em traduzir a palavra “comunhão” durante as sessões sinodais anteriores.

Em alemão, por exemplo, dizem Gemeinschaft, que significa “comunidade”. Agora comunidade tem a ver com comunhão, mas não é exatamente o mesmo conceito. Quando penso em comunhão, penso primeiro na comunhão entre Pai, Filho e Espírito Santo. Então na igreja tem a ver com essa comunhão. A comunhão tem a ver com a comunhão com Cristo. Quando participamos da Missa, como você diz, por meio do Espírito Santo, Deus Pai nos coloca em comunhão com a morte e ressurreição de seu Filho. Portanto, é muito mais do que uma interpretação individualista de um sacramento. É o mistério da igreja em si.

Quanto à palavra missão, o cardeal Hollerich disse:

Não há igreja sem missão. Se não temos missão, então somos um clube onde fazemos algumas atividades, [como] atividades litúrgicas e atividades de caridade. Mas não somos um clube; temos uma missão de Cristo. E nós temos que cumprir essa missão. E essa missão não é dada apenas aos bispos e aos padres; todo batizado é chamado a viver a missão da Igreja, que é anunciar Cristo ressuscitado dos mortos. É o querigma [anúncio do Evangelho] da igreja que será proclamado de muitas maneiras diferentes.

Por exemplo, ele disse: “Há um querigma direto, há alguém comprometido com os refugiados e com os pobres, alguém comprometido [com o] meio ambiente, com a criação. Isso faz parte da missão da igreja. É assim que manifestamos que cremos em Cristo ressuscitado dos mortos. E se a igreja não tem missão, se ela se torna um clube de consumo sacramental, há algo errado. E a essência dos sacramentos se perde”.

Se a igreja não tem missão, se ela se torna um clube de consumo sacramental, há algo errado – Cardeal Hollerich

Quanto à palavra participação, disse que significa a corresponsabilidade de todos que realizam a missão da Igreja, mas de maneiras diferentes. "Portanto, a igreja é um corpo, a igreja peregrina, a igreja em movimento através dos tempos”, disse ele. "Eu acho lindo."

O que resultará do Sínodo?

Visto que o cardeal sugeriu na Parte I desta entrevista que poderia não haver votação no fm da sessão do sínodo de outubro de 2023, perguntei se ele acha provável que a assembleia possa produzir um documento de síntese. Ele respondeu: "Ou teremos mais perguntas. É também uma possibilidade".

“O que faremos entre a sessão de 2023 e a sessão de 2024? Não sei. Vai depender do que o sínodo pedir, porque até agora sempre tivemos circularidade, voltando o tempo todo para as igrejas locais”. Ele acrescentou: “É claro que tenho muitas ideias, mas às vezes são até contraditórias e, como relator, tenho que ser muito prudente ao dizer qualquer coisa, porque não quero ser visto como manipulador do sínodo... Acho que é o próprio sínodo que deve mostrar o caminho”.

Ele concordou comigo quando comentei: “Então, nas palavras de [São John Henry] Newman, é 'chumbo, gentilmente leve'”.

O cardeal Hollerich é bispo há 12 anos, desde que Bento XVI o nomeou arcebispo de Luxemburgo. Perguntei o que está mudando fundamentalmente para ele agora com esta jornada sinodal.

Ele respondeu: “Estamos caminhando. Quer dizer, o Concílio disse que a imagem da Igreja é o Povo de Deus, andando com Cristo. E eu sinto que agora está acontecendo. Começamos a caminhar e Cristo deve ser o centro. Se Cristo não estiver no centro, algumas pessoas caminharão para a direita, outras para a esquerda. Temos que trabalhar juntos, com Cristo. Também não tenho medo de que nem todas as perguntas sejam respondidas [no sínodo]. Porque se aprendermos no processo como conviver com as diferenças dentro desta Igreja caminhando juntos, será um resultado maravilhoso”.

Questionado sobre que tipo de Igreja ele espera ver surgir nos próximos anos, dadas as enormes mudanças que estão ocorrendo no mundo, o cardeal Hollerich disse: “Espero que tenhamos uma Igreja que não tenha medo das mudanças no mundo, que verão a presença de Deus neste mundo e poderão servi-lo e assim anunciar o Evangelho”.

 

Leia mais

  • Cardeal Hollerich sobre como a sinodalidade se desenvolveu - e como o Papa Francisco está envolvido
  • Cardeal Hollerich pede para excluir do Catecismo que as relações gays são “intrinsecamente desordenadas”
  • Hollerich não descarta a ordenação de mulheres: “provavelmente” não é um ensinamento infalível
  • O que a lista dos membros do Sínodo nos diz sobre o estado atual da Igreja. Artigo de Massimo Faggioli
  • Os mais de 260 participantes no Sínodo dos Bispos já têm rosto… E destacam-se as mulheres
  • Sínodo 2021-2024: Vaticano divulga elenco de participantes na Assembleia de outubro, com número recorde de mulheres
  • Lista de participantes do sínodo reflete aceno ao equilíbrio, mas também tensões
  • No “time” do Sínodo de outubro, também há 54 mulheres, das quais 29 são leigas
  • Papa Francisco promete que todos os participantes, homens e mulheres, votarão no Sínodo sobre a Sinodalidade
  • Organizadores do Sínodo insistem que não possuem “nenhuma agenda” além de ouvir
  • O papel das mulheres, LGBTQI+, padres casados e abusos: o Sínodo dos Bispos reflete sobre o futuro da Igreja
  • Dom Luis Marín: Instrumentum Laboris “não oferece soluções, mas abre caminhos”
  • Documento do Sínodo prepara o terreno para cúpula inovadora
  • Sínodo sobre a sinodalidade: “Nossa Igreja precisa ser pobre com os pobres”. Entrevista especial com Silvia Kreuz e Dom Vicente de Paula Ferreira
  • Sínodo, censura e vigilância episcopal. Artigo de Andrea Grillo
  • Para uma nova memória eclesial – considerações acerca da sinodalidade. Artigo de Eduardo Hoornaert
  • Continuamos esperançosos com o processo sinodal. Editorial de National Catholic Reporter
  • O Sínodo como resposta espiritual às fantasias. Artigo de Massimo Faggioli
  • Por que o Sínodo sobre a Sinodalidade é confuso aos católicos americanos. Artigo de Thomas Reese
  • Sínodo e mulher: o espaço do diaconato entre autoridade feminina e magistério sobre a reserva masculina. Artigo de Andrea Grillo
  • O Papa Francisco aposta todo o seu pontificado no Sínodo. Artigo de René Poujol
  • Documento de trabalho sinodal está profundamente enraizado no Vaticano II
  • Sínodo e sacramentos: entre a sociedade de honra e a sociedade da dignidade. Artigo de Andrea Grillo
  • Especialistas esperam que o Sínodo contribua para prevenir abusos
  • Diaconato feminino e o Sínodo: questão de autoridade ou de anatomia?
  • Sínodo dos Bispos desafiado a prosseguir com a reforma da Igreja

Notícias relacionadas

  • Redescobrir a essência da Igreja

    Na primeira Constituição, sobre a liturgia, já há a eclesiologia de comunhão da Lumen Gentium, mas ainda não a entendemos. A[...]

    LER MAIS
  • O papa, o Concílio e a história

    Passado meio século desde os tempos do Concílio Vaticano II, é possível tentar um balanço diferente, que utilize como element[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados