10 Julho 2023
"Uma má escolha". Assim, o arcebispo Giovanni Ricchiuti, presidente da Pax Christi e bispo de Altamura-Gravina-Acquaviva delle Fonti, comenta a Il Fatto Quotidiano sobre a decisão da Casa Branca de fornecer bombas de fragmentação à Ucrânia. "Neste contexto - afirma o prelado - nesta escolha perversa, trágica e dramática de fornecer bombas de fragmentação a Kiev, elevando assim o nível do confronto, que cenários possíveis não se abririam senão os de uma escalada da guerra entre a Rússia e Ucrânia. Apesar das viagens de paz, das missões de paz, da diplomacia de paz, do apoio humanitário que a Igreja e muitas associações continuam a dar à Ucrânia, para que servem todas estas coisas se a continuação de uma guerra que ninguém realmente conhece parece inevitável prever quando e como isso vai acabar?”.
A entrevista é de Francesco Antonio Grana, publicada por Il Fatto Quotidiano, 09-07-2023.
Vossa Excelência esteve recentemente na Ucrânia e também viu os efeitos devastadores das bombas de fragmentação. O que mais te impressionou?
Em um jardim de infância em Nikolaev, vi vestígios de bombas de fragmentação no chão. O diretor do instituto chorou pensando nos estragos nas pessoas e nos prédios. Mesmo enquanto conversávamos, as explosões das bombas podiam ser ouvidas e vistas. A notícia de que essas bombas de fragmentação também podem ser utilizadas pela Ucrânia não pode deixar de ser motivo de desânimo para quem deseja esta paz, uma paz justa no sentido de que é fruto do diálogo, da acção conjunta, da não interposição de violência entre os dois contendores, entre quem ataca e quem é atacado. Uma decisão que continua a alimentar esta escalada. A propósito, não sei por que, os americanos disseram que era uma escolha difícil enviar bombas de fragmentação para a Ucrânia, mas a escolha foi feita. Apesar de 123 países terem aderido à convenção que os proíbe, com exceção, coincidentemente, dos Estados Unidos, Rússia e Ucrânia. A França e a Alemanha imediatamente sublinharam sua oposição, afirmando que esses não eram os pactos, enquanto a OTAN lavava as mãos.
Várias vezes, mesmo durante esses 500 dias de conflito na Ucrânia, muitos líderes internacionais reiteraram que atacar civis indiscriminadamente é um crime de guerra. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a vice-presidente americana, Kamala Harris, também o disseram. O que mudou?
Certamente alvejar civis indiscriminadamente é um crime de guerra. Mas a própria guerra é um crime contra a humanidade porque as vítimas estão entre os que atacam e os que são
atacados, entre os que invadem e os que são invadidos. É precisamente a lógica da guerra como solução dos conflitos que volta mais uma vez, sessenta anos depois da encíclica Pacem in terris de São João XXIII, para denunciar que é alienum est a ratione resolver os conflitos com a guerra. Em vez disso, diante da evidência dessa irracionalidade, as vozes do que gosto de chamar de pessoas de paz, as vozes da paz, não são ouvidas. Então, quem sabe quantos crimes contra a humanidade haverá. Sabemos que a Rússia está cometendo crimes contra a humanidade. Não gostaria que a resposta defensiva gerasse, por sua vez, crimes contra a humanidade, ainda que por razões de defesa, porque civis e crianças são igualmente afetados, de ambos os lados. Uma escalada verdadeiramente preocupante e trágica.
Quais serão os próximos movimentos da Igreja Católica?
Zelensky praticamente disse ao Papa: “Fique no seu lugar: apenas reze”. Como me disse o bispo católico de Odessa, que me aconselhou a não ir lá: “Reze em casa para que não assumamos a responsabilidade caso você seja atingido. Ou seja, apenas ore. E se quiser nos fazer um favor, mande-nos as armas”. Tanto é assim que o próprio bispo católico de Odessa, em entrevista, disse que as armas que enviamos são abençoadas por Deus. Há quem defenda que a Igreja não deve entrar na geopolítica desta guerra, deve apenas pensar no nível humanitário. Não me parece que a missão a Kiev e Moscou do cardeal Matteo Maria Zuppi, enviado do Papa, tenha servido apenas para dizer que a Igreja enviará ajuda. Ele também foi lá para dizer, em nome do Papa: “Pare com isso! O Vaticano está aqui, a Igreja está aqui para mediar". Mas os dois parecem surdos. E eu me pergunto por que a Igreja não deveria se envolver na geopolítica? Por que a Igreja deve permanecer confinada apenas ao nível humanitário? Para nós, cristãos, a paz é profecia. Não podemos aceitar, como nos ensinou São João XXIII, que a Igreja não entre na geopolítica. Como se expressa a voz dos pacificadores? A profecia da paz é certamente difícil, mas creio que na Igreja e no mundo precisamos mais de profecia do que de diplomacia. Quando falo de diplomacia, refiro-me a uma lógica mundana que também poderia justificar o uso de armas. Não estou falando do discurso diplomático: é o que falta. Tecer uma rede de relações em vista da paz é necessário. Digo que em primeiro lugar, porém, deve haver profecia na qual também devemos saber, como cristãos, dar a vida como todos os profetas a deram. O primeiro, obviamente, foi Jesus Cristo que, justamente por sua profecia de paz e não-violência, foi crucificado.
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Bombas de fragmentação em Kiev: “Escolha perversa e trágica. Crimes contra a humanidade não podem ser respondidos com novos crimes”. Entrevista com o presidente de Pax Christi - Instituto Humanitas Unisinos - IHU