• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Enfrentar o coronavírus significa fortalecer o SUS e o trabalho dos profissionais de saúde”. Entrevista com Victor Grabois

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Março 2020

Presidente da Sobrasp, Victor Grabois, destaca procedimentos técnicos e debate político para que o país atravesse uma esperada alta de casos da Covid-19.

“Ainda que subfinanciado e com problemas crônicos de gestão, o Brasil tem um dos sistemas de saúde mais bem sucedidos de todo o mundo, e saberá lidar com momentos importantes como a atual pandemia da Covid-19”. É dessa forma que Victor Grabois destaca a importância do SUS para o cenário de incerteza que se aproximará nas próximas semanas, com uma esperada explosão de infecções respiratórias promovidas pelo coronavírus (SARS – CoV-2).

Médico sanitarista com ampla experiência na gestão de unidades, professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), Grabois destaca os mais diversos aspectos dos serviços de saúde pública no atendimento à população e na orientação aos profissionais de saúde. Segundo Grabois, a resposta ao coronavírus passa pelo fortalecimento do SUS e o trabalho dos profissionais de saúde, sem esquecer de antigos e crônicos problemas, como os surtos de sarampo e o aumento dos casos de dengue. Confira a entrevista de Bruno C. Dias e Pedro Martins, publicada por Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), 12-03-2020.

Eis a entrevista.

Quais devem ser as principais diretrizes a orientar profissionais e os serviços de saúde do SUS na recepção e no tratamento de pacientes com suspeita e/ou confirmação da Covid-19?

No momento atual, em que devemos esperar um aumento importante de casos, com ênfase cada vez maior na transmissão comunitária/sustentada, os profissionais de saúde devem observar atenção especial ao quadro clínico nas faixas etárias mais vulneráveis, como idosos, em geral com morbidade pré-existente, onde a letalidade é mais importante, assim como crianças, e também gestantes. A atenção a esses pacientes mais vulneráveis e que apresentem quadro mais graves é uma clara prioridade, tanto na assistência, provendo leitos, se for a necessidade, quanto em relação à testagem do coronavírus, para a eventual adoção de medidas de vigilância à saúde, como isolamento domiciliar e o uso de máscaras faciais. Em relação à população em geral, a adoção de medidas básicas, como a higienização das mãos com álcool gel, a adoção de etiqueta respiratória, evitar aglomerações se estiver doente, entre outros pontos. Existem medidas gerais de que os processos de acolhimento e triagem de pacientes com sintomas respiratórios sejam rápidos e organizados em locais específicos nos serviços de saúde e que os pacientes com sintomas respiratórios que cheguem às unidades de saúde sejam orientados de imediato a usarem máscaras cirúrgicas.

Além das orientações dos serviços, os próprios profissionais devem ter em mente que a segurança deles é também a segurança dos demais pacientes e comunidade. Há procedimentos anteriores que todo e qualquer profissional de saúde de seguir?

Há uma grande preocupação com a disseminação do coronavírus intra-hospitalar, assim como dentro das unidades de atenção básica e UPAs. Se espera que na comunidade em geral um portador do vírus infecte de 2 a 3 pessoas, mas no âmbito dos serviços de saúde um profissional de saúde que esteja contaminado pode infectar até 9 pessoas. Os profissionais de saúde que estão no cuidado direto com os pacientes devem usar as máscaras cirúrgicas nos atendimentos em geral, e máscaras N95 em procedimentos que possam gerar aerossóis. Devem observar também as práticas adequadas de higienização das mãos, em todos os cinco momentos preconizados pela OMS e pelo Ministério da Saúde. Veja que essa recomendação é válida como uma medida básica, que deve ser observada em qualquer contexto assistencial, mas que agora frente à essa pandemia, ganha ainda mais importância. Além disso, os profissionais de saúde e de apoio devem utilizar óculos ou protetor facial, luvas de procedimento; gorros e aventais. Os profissionais de saúde devem contar com o apoio da gestão das unidades de saúde, para que esses insumos estejam presentes; os ambientes sejam adequados e a composição das equipes seja aquela preconizada pela ANVISA e pelos órgãos de controle do exercício profissional. Segurança do Paciente e do profissional depende de cada profissional, mas também os fatores organizacionais, a disponibilidade de recursos e o suporte da liderança são fundamentais, ainda mais frente a uma epidemia.

A Itália começou com o trabalho de internação para os pacientes mais frágeis, mas já não há UTIs para todos, e passou a recomendar a internação doméstica. Hoje, o SUS tem estrutura suficiente para abraçar internações de pacientes que precisem de terapia intensiva?

A resposta a essa pergunta não é simples. O SUS já vive um déficit de leitos de terapia intensiva. Nossa população é cada vez mais idosa, faixa etária essa com muitas comorbidades. É exatamente essa população que mais sofre com a Covid-19, podendo a letalidade chegar a 8% para os pacientes com mais de 70 anos e a 15% para os pacientes com mais de 80 anos. Além disso, esses pacientes ocuparão leitos de UTI em torno de 3 semanas, o que demanda mais leitos, pois a rotatividade de cada leito será baixa. O MS anunciou que contratou mais mil leitos de UTI, além dos leitos públicos existentes. Mas, para mim, é nítido que poderemos precisar de muito mais, e existem leitos de UTI a serem credenciados e outros que estão fechados por falta de recursos humanos e/ou de insumos. O MS, os estados e municípios precisam e precisarão de recursos novos para enfrentar a epidemia, seja para a assistência hospitalar seja para a atenção primária. É hora de se revogar a EC 95, que fixa um teto para as despesas orçamentárias da União, prejudicando diretamente a Saúde e a Educação. Como responder a uma pandemia em um país como o Brasil, demandando leitos de terapia intensiva e ampliação da atenção básica, em mais de 6 mil municípios e 26 estados e no DF, sem o aporte de novos recursos?

Com o tamanho que a pandemia pode alcançar, provavelmente serão necessárias internações domésticas e uso da estrutura ambulatorial de UPAs, bem como equipes de Saúde da Família. Para esses profissionais e estruturas da Atenção Básica, quais devem ser as orientações?

As internações que demandem cuidados intensivos só podem acontecer em ambientes hospitalares, na enorme maioria das situações. É preciso que consigamos atuar de forma que os pacientes com quadros respiratórios agudos graves sejam testados para o coronavírus, de forma a interromper essa cadeia de transmissão na comunidade. As unidades de atenção básicas devem ser fortalecidas, ampliando suas equipes e a disponibilidade de insumos, melhorando a integração no âmbito da rede de serviços de saúde e garantindo aos profissionais informação e educação sobre o manejo clínico e as medidas de prevenção e controle do novo coronavírus. Da mesma forma que nos hospitais, nas UPAs e nas Clínicas da Família, profissionais de saúde devem utilizar todas as medidas de precaução; higienizar adequadamente as mãos; definir ambientes adequados para a atenção a pacientes com sintomas respiratórios e usar os EPI adequados e orientados. Além disso, todos os pacientes que estejam voltando de qualquer país estrangeiro e forem sintomáticos devem ser testados.

Num país como o Brasil, qual papel a rede privada deve cumprir, no tema da segurança do paciente e dos profissionais?

O papel da rede privada deve ser um papel complementar ao do SUS, como previsto na Constituição Federal de 1988. Os passos iniciais do enfrentamento à Covid-19 aqui no Brasil mostraram inequivocamente que sem o SUS e suas instituições de atenção à saúde, vigilância em saúde, pesquisa e educação, não conseguiríamos fazer frente à epidemia. Têm sido distintivos no trabalho do SUS a identificação do código genético do coronavírus; a realização dos testes diagnósticos em instituições de referência (Fiocruz e Adolfo Lutz) e a consequente capacitação dos outros laboratórios; o conjunto das orientações emanadas do MS e todo o trabalho de vigilância em saúde realizado pela União, estados e municípios. Enfrentar o coronavírus significa fortalecer o SUS e o trabalho dos profissionais de saúde. Juntos com o setor privado, todos aprendendo com todos, conseguiremos enfrentar a Covid-19, como já se conseguiu anteriormente com outras epidemias.

Leia mais

  • Mudar a política econômica e fortalecer o SUS são medidas corretas para combater coronavírus
  • Pandemia em tempos de Antropoceno. Coronavírus pode nos ensinar a enfrentar a verdadeira emergência: o clima
  • Coronavírus contrata o desemprego: é urgente agir!
  • Do coronavírus ao climatovírus, ou como manter (um pouco) o espírito crítico sem ser um péssimo cidadão
  • Qual é a real periculosidade do coronavírus?
  • “O coronavírus é um sintoma da hipermodernidade”. Entrevista com Gilles Lipovetsky
  • Objetivo, agora, deve ser frear velocidade de contágio do coronavírus
  • Epidemia global de coronavírus: não é o momento para jogos políticos mesquinhos
  • O coronavírus e os filósofos
  • China. Uma epidemia de desconfiança
  • O vírus do autoritarismo e da desigualdade
  • Quanto realmente custa nos EUA um teste para o coronavírus?
  • Covid-19. A fotografia da enfermeira italiana que adormeceu exausta a uma hora do final do turno
  • Da “Peste” de Camus ao coronavírus, aqui estão as metáforas de nossa precariedade
  • O coronavírus e o “jejum de missa” na Quaresma
  • Epidemia global de coronavírus: não é o momento para jogos políticos mesquinhos
  • O relato oficial do coronavírus oculta uma crise sistêmica. Artigo de Joan Benach
  • “Ciência não se faz sem recursos”, diz cientista que mapeou o coronavírus
  • A pandemia de Coronavírus (Covid-19) e o pandemônio na economia internacional
  • O rei está nu. Assim, um vírus colocou em crise o modelo de negócios global. Por onde recomeçar?
  • Economia global em quarentena
  • A crise mostra a fragilidade do liberalismo. É hora de recomeçar pela solidariedade
  • O coronavírus na economia brasileira e o fim do voo de galinha
  • O vírus do medo
  • Quando Milão se torna o laboratório da nova solidão
  • A quarentena total da Itália
  • Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
  • EUA. É preciso escolher: Medicare para Todos ou coronavírus para todos?
  • Preservação ambiental é a chave para a contenção de doenças
  • Coronavírus: a anestesiologista que diagnosticou o paciente número 1 na Itália
  • Lições virais da China. Artigo de Yann Moulier Boutang e Monique Selim
  • O coronavírus e a questão ambiental
  • O retorno de doenças vetoriais é sintoma de políticas públicas não integradas. Entrevista especial com Marcia Chame
  • Disseminação de informações falsas (fake news) sobre coronavírus preocupa especialistas
  • O inimigo invisível
  • O aval da ciência
  • A cientista e o coronavírus: “Desta vez todos estamos nos movendo em um território desconhecido”
  • “Antigamente contra epidemias se rezava, hoje se fecham as igrejas”. Entrevista com Franco Cardini, historiador
  • Coronavírus. Vaticano registra primeiro caso
  • Coronavírus: atmosfera de dúvida e medo leva a cancelar eventos em Roma
  • Coronavírus über alles
  • Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus
  • Coronavírus, agronegócio e estado de exceção
  • África, o continente que não chora. “Bem-aventurados vocês que só têm o coronavírus”
  • A política do coronavírus: ativar os anticorpos do catolicismo. Artigo de Antonio Spadaro
  • Os partidos e o vírus: a biopolítica no poder
  • Coronavírus? “No Vaticano, os vírus são outros...”
  • Coronavírus: a militarização das crises. Artigo de Raúl Zibechi
  • “Em epidemias como o coronavírus, repete-se um padrão de discurso tóxico e depreciativo”. Entrevista com Adia Benton
  • Morre por coronavírus o ex-embaixador iraniano no Vaticano
  • Veja as dicas da OMS para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus
  • O estado de exceção provocado por uma emergência imotivada. Artigo de Giorgio Agamben
  • Resistir ao pânico
  • O coronavírus mudará a China?
  • OMS alerta para 13 ameaças emergentes à saúde, incluindo possíveis pandemias
  • O vírus, o imperador e o médico chinês
  • A economia chinesa e mundial frente ao coronavírus
  • Novo coronavírus. Todas as atenções se voltam para a China
  • Vaticano envia máscaras hospitalares para ajudar na batalha contra o coronavírus na China
  • Após o surto do coronavírus. Alguns depoimentos
  • Racismo psicológico: quando a mente se fecha devido a um vírus. Artigo de Massimo Recalcati
  • Vírus novo, medos antigos
  • A chinesa e a espanhola
  • O primeiro surto
  • Coronavírus e o retrato de um ecossistema de desinformação
  • Vaticano envia 700.000 máscaras hospitalares para a China

Notícias relacionadas

  • Uma boa notícia para hoje! (Mc 1,1-8)

    "Em sua aventura cristã, a Igreja também não pode tomar caminhos traçados de antemão. A estrada deve também inventar-se. Ape[...]

    LER MAIS
  • Estar vigilantes para despertar os demais…

    "A nossa espera é, ao mesmo tempo, contemplativa e ativa. Quando é contemplativa, voltada para outro diferente de nós, chama-se[...]

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Sofrimento, resiliência e espiritualidade. Entrevista especial com Susana Rocca

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados