Cardeal Fernández: “Fiducia Supplicans inclui uma inovação magisterial. Está no coração pastoral de Francisco”

Foto: Canva

Mais Lidos

  • Eles se esqueceram de Jesus: o clericalismo como veneno moral

    LER MAIS
  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Estereótipos como conservador ou progressista “ocultam a heterogeneidade das trajetórias, marcadas por classe, raça, gênero, religião e território” das juventudes, afirma a psicóloga

    Jovens ativistas das direitas radicais apostam no antagonismo e se compreendem como contracultura. Entrevista especial com Beatriz Besen

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

09 Abril 2024

  • “Não se pode agir como se nada tivesse acontecido, como se estivéssemos fugindo da realidade”, refletiu o prefeito da Doutrina da Fé. Para ele, "até mesmo os documentos do Dicastério, quando assinados pelo Papa que ordena sua publicação, fazem parte do magistério autêntico do Papa”.

  • “O Papa quis ampliar a compreensão das bênçãos para enriquecer sua riqueza pastoral. Isso ajuda a entender que existem bênçãos que não confirmam, não consagram, não justificam nada (...), expressam o apoio de Deus para continuar vivendo”.

A reportagem é de Jesus Bastante, publicada por Religión Digital, 08-04-2024.

Sete bilhões de visualizações. Esse tem sido, até agora, o impacto de Fiducia Supplicans, o 'elefante na sala' da apresentação de Dignitas Infinita, que teve como protagonista o cardeal Víctor Manuel Fernández. Embora tenha confessado que "até ontem não pensava em dizer nada" sobre a declaração aprovada em 18 de dezembro, o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé defendeu a relevância do tema, que "inclui uma inovação magisterial".

"Há tantos documentos cujos nomes não lembramos", refletiu o prelado, especialmente quando foi questionado sobre Fiducia Supplicans por alguns membros da imprensa tradicionalista. "Não pensei que isso fosse uma espécie de defesa" da declaração, brincou, recordando que uma recente pesquisa mostra como três em cada quatro jovens italianos estão de acordo com a reforma que permite bênçãos a casais em situação 'irregular', incluindo casais homossexuais.

Leia mais