Parece certa a visita do Papa a Dubai na ocasião da COP28. O que excluiu a presença de Francisco no vértice dos líderes religiosos?

Foto: Santuário de Fátima | JMJ Lisboa 2023 | Flickr CC

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Outubro 2023

Na cúpula dos líderes religiosos de Abu Dhabi, nos dias 6 e 7 de novembro, o Papa pode encontrar Kirill e o Dalai Lama entre muitos guias espirituais dos 5 continentes.

A reportagem é publicada por Il Sismografo, 23-10-2023.

Alguns meios de comunicação como The Pillar, Reuters e hoje La Croix, asseguram que agora parece certo que a visita do Papa a Dubai (Emirados Árabes Unidos) terá lugar na abertura da COP 28 das Nações Unidas (30 de Novembro - 12 dezembro) bem como a inauguração do Pavilhão da Fé. Papa Francisco visitou os Emirados em fevereiro de 2019 e firmou o famoso documento na Fraternidade Humana junto com o Imam di al-Azhar, Ahmad al-Tayyeb.

Seria a primeira vez que um Papa participa de uma reunião da ONU sobre o clima. Já no passado, no caso da COP27, em Edimburgo (Reino Unido), falou-se até o último momento de uma visita do Pontífice. Por causa das condições de saúde do Papa ele não foi.

A curiosidade que, no entanto, também salta para os olhos é esta: o Pontífice iria à COP28 e não participaria do encontro das religiões nos dias 6 e 7 de novembro em outra cidade dos Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi. Neste evento, preparado com o Patrocínio do Presidente Mohamed bin Zayed Al Nahyan e o Programa das Nações pelo Ambiente (PNUMA), foram convidados o Papa como também os grandes líderes religiosos do mundo como o Dalai Lama e o Patriarca Kirill.

Leia mais