Pautas de brasilidade: Mourão da Porteira

Arte: Marcelo Zanotti | IHU

Por: Marcelo Zanotti | 22 Abril 2024

João Batista da Silva (Cordeirópolis, São Paulo, 1909 - Guararema, São Paulo, 1998). Compositor e cantor. João Pacífico nasce em 5 de agosto de 1909 na fazenda Cascalho, no atual município de Cordeirópolis, São Paulo. A avó, ex-escrava, e a mãe, Domingas, trabalham na cozinha da fazenda, e seu pai, José Batista da Silva, é maquinista da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF). Foi um compositor de músicas caipira de grande destaque dos anos 40 até o início dos anos 70. Com as mudanças ocorridas no gênero nos anos 1980, as composições de João Pacífico deixam de interessar aos novos intérpretes e gravadoras. Sua obra fica limitada aos programas de resgate das tradições caipiras e lembranças de suas origens. Com a morte da mulher de João Pacífico, em 1990, ele é convidado pelo amigo e antigo parceiro Frederico Mogentale e sua esposa, Maria Antônia, a morar em um sítio em Guararema, São Paulo. Segundo o casal, ali ele continua compondo até sua morte, em 30 de dezembro de 1998. Dentre suas composições, se destaca Mourão da Porteira.

João Pacífico (Foto: Acervo Instituto Moreira Salles)

Eis a letra.

Lá no mourão esquerdo da porteira
Onde encontrei 'vancê' pra despedi
É uma lembrança minha derradeira
É um versinho que eu nele escrevi

'Vancê' eu sei passa esbarrando nele
E a porteira bate pra avisá
'Vancê' não lembra que sinal é aquele
E nem se quer se alembra de oiá

Aqui tão longe eu pego na viola
Aqueles verso começo a 'cantá'
Uma saudade é dor que não consola
Quanto mais dói a gente quer 'lembrá'

'Vancê' talvez não sabe o que é saudade
Uma lembrança 'vancê' nunca sentiu
Pois esquecer as 'vêiz' tenho vontade
Essa vontade o meu peito feriu

No dia que 'doê' seu coração
De uma saudade que eu tanto senti
'Vancê' chorando passa no mourão
E lê os verso que eu nele escrevi

Referências Bibliográficas

Acervo Instituto Moreira Salles. Disponível aqui.

CALDAS, Waldenyr. Acorde na Aurora: música sertaneja e indústria cultural. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

CALDAS, Waldenyr. O que é música sertaneja. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. Coleção Primeiros Passos 186.

FERRETE, J.L.. Capitão Furtado: música caipira ou sertaneja? Rio Janeiro, Funarte, 1985.

MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed., rev. ampl. São Paulo: Art Editora, 1998.