21 Outubro 2025
- O Papa disse isso ao presidente uruguaio Yamandú Orsi quando o recebeu no Vaticano.
- Yamandú Orsi revelou que o pontífice está "muito ansioso" para realizar a viagem planejada por Francisco. Mas não disse se ela incluiria o país da região onde mora.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 20-10-2025.
O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, afirmou nesta sexta-feira que o Papa Leão XIV lhe expressou "sua intenção" de visitar o Uruguai no próximo ano e talvez também a Argentina, como a viagem que Francisco havia planejado, mas que nunca se concretizou.
"Ele está realmente ansioso por isso", disse Orsi sobre a possível viagem ao Uruguai em declarações à imprensa após seu encontro com Leão XIV no Vaticano. No entanto, ele não disse se a viagem incluiria o Peru, onde atuou como ministro religioso por duas décadas.
"Analisamos até o fato de que o antecessor dele tinha aspirações de ir para o Rio da Prata, na Argentina, e isso não se concretizou. Ele poderia ir para o Rio da Prata, para Buenos Aires, e gostaria de ir para o Uruguai", acrescentou.
Com uma oferta de paz, Yamandú Orsi visitou o Papa Leão XIV no Vaticano e convidou o pontífice para o Uruguai.
E reiterou: "Ele tem a intenção. Ficou claro para mim que no ano que vem ele planeja começar essa peregrinação que os papas fazem, não todos, mas os últimos (...) Eles não têm outra opção, porque as pessoas estão esperando por eles."
"Esperamos muito tempo no Uruguai. Tínhamos grandes expectativas em relação a Francisco, porque ele era de lá, de Buenos Aires, mas isso não aconteceu. Mas este papa expressou plenamente suas intenções. Veremos. Ele também tem um mundo inteiro para explorar", acrescentou.
Sobre o encontro com Leão XIV, que também tem passaporte peruano, pois viveu naquele país por várias décadas, Orsi enfatizou que "o fato de ele ser latino-americano não é apenas uma conveniência, e não apenas pela questão do idioma, mas também porque sabemos do que estamos falando, porque falamos sobre temas comuns; ele viveu isso".
A lei da eutanásia foi debatida
Também se falou da lei de eutanásia aprovada esta semana, que fez do Uruguai o primeiro país da América Latina a ter tal legislação.
"Ele deixou bem claro que a lei havia sido votada no Uruguai, e sabe que na época o Cardeal Sturla (Daniel Fernando, Arcebispo de Montevidéu) levantou a questão conosco, mas é claro que conversamos, sabendo o que cada um pensava. Contei a ele, nós contamos a ele sobre o processo de discussão da lei, e bem, olhamos para o futuro", observou.
Ele explicou que o Papa lhe deu exemplos concretos , inclusive pessoais, de sua visão e da Igreja, acrescentando: "Sua visão é sempre bem-vinda para melhorar o futuro e os direitos humanos, tanto em nível nacional quanto em uma missão universal".
"Eu o vi com uma mente muito aberta , é claro que ele estava em sua posição, mas nenhuma posição sobre isso está fora de discussão, e eu proponho o mesmo, além do fato de que já decidimos, que o Uruguai decidiu, devemos sempre ter uma mente aberta para poder entender o outro, além de concordar ou não", acrescentou.
Em seu encontro subsequente com o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, ele discutiu o tema da educação, escolas católicas e direitos humanos, bem como o "papel da Igreja após a ditadura", explicou.
"Saio também com a alegria e a certeza de que aquelas coisas que absorvemos quando éramos jovens no bairro, na capela do bairro, continuam tão vivas como sempre, e têm a ver com a espiritualidade e a necessidade de estar atento (...)", acrescentou.
Leia mais
- Uruguai aprova primeira lei de eutanásia da América Latina
- “A nossa Igreja no Uruguai é pobre e livre, pequena e bela”. Entrevista com o cardeal Sturla
- Uruguai. O número de católicos diminui pela metade em duas décadas
- Uma encíclica sobre os pobres e as primeiras viagens. O verdadeiro início do pontificado de Leão XIV
- Encíclica, viagens, nomeações para a Cúria: os três "deveres" de Leão XIV durante as férias em Castel Gandolfo
- Turquia, Ucrânia e Peru são as primeiras viagens do Papa. Mas a América está se afastando
- Após início de papado discreto, Leão XIV passa a opinar sobre temas políticos, sociais e humanitários
- "Leão XIV, como Francisco. Defenderá os estrangeiros". Entrevista com Matteo Zuppi
- Jesuíta Martin: Papa Leão XIV pela abertura em relação aos católicos LGBTQ
- Leão XIV: calma no Vaticano, silêncio diante da dor do mundo. Artigo de Juan Antonio Mateos Pérez
- Apesar dos esforços da Igreja, o Uruguai provavelmente aprovará a eutanásia em um futuro próximo
- A eutanásia: Para a construção da dignidade do morrer humano