11 Setembro 2025
Católicos tradicionalistas comemoraram na segunda-feira a notícia de que o Vaticano, sob o Papa Leão XIV, lhes deu permissão para celebrar a antiga missa em latim na Basílica de São Pedro durante sua próxima peregrinação.
A reportagem é de Nicole Winfield, publicada por National Catholic Reporter, 09-09-2025.
O cardeal americano Raymond Burke, uma figura de proa da ala conservadora e tradicionalista da Igreja, celebrará a missa em 25 de outubro, disseram os organizadores da peregrinação.
O desenvolvimento foi significativo, visto que o Papa Francisco afastou muitos tradicionalistas e conservadores com sua repressão de anos à liturgia antiga. Sua reforma restringiu bastante sua celebração globalmente e no Vaticano, e alimentou a oposição conservadora ao seu pontificado.
Burke, que se tornou um crítico de Francisco, se encontrou pelo menos duas vezes com Leão em audiências formais, mais recentemente em 22 de agosto. Acreditava-se que Burke era um ator-chave nos bastidores, mobilizando votos conservadores no conclave de maio que elegeu o ex-cardeal Robert Prevost como papa.
Leão disse que seu objetivo é a unidade e a reconciliação na Igreja, e muitos conservadores e tradicionalistas o incentivaram a curar as divisões litúrgicas que se espalharam pela missa em latim, especialmente nos Estados Unidos, durante os 12 anos de papado de Francisco.
A Una Voce International, federação de grupos que promovem a Missa em Latim, está organizando a peregrinação a Roma. Em um comunicado, a organização afirmou que a autorização para Burke celebrar a Missa no coração do Vaticano "é a primeira indicação concreta da atitude do Papa Leão XIV em relação à Missa Tradicional".
"Estamos todos muito felizes com este acontecimento, que demonstra o verdadeiro coração pastoral do Papa Leão", disse Joseph Shaw, presidente da federação, por e-mail. "Ainda há muito a ser definido sobre o lugar da Missa tradicional na Igreja, mas esta é uma indicação clara de que, como sempre desejamos, podemos nos unir ao papa em nosso amor pela liturgia antiga."
Francisco indignou grande parte da ala conservadora e tradicionalista da Igreja em 2021 ao restabelecer as restrições à celebração da missa antiga que seu antecessor conservador, o Papa Bento XVI, havia flexibilizado. Embora apenas uma pequena porcentagem de católicos celebre o rito antigo, Francisco disse que precisava agir porque sua disseminação estava dividindo as paróquias.
Francisco disse que estava respondendo aos "desejos expressos" por bispos de todo o mundo que responderam a uma pesquisa do Vaticano. Mas, nos últimos meses, partes da pesquisa foram publicadas online e sugerem que a maioria dos bispos que responderam tinha uma visão geral favorável à reforma de Bento XVI. Eles alertaram que suprimi-la ou enfraquecê-la "causaria mais mal do que bem" e levaria católicos tradicionalistas a abandonar a Igreja e se juntar a grupos cismáticos.
No ano imediatamente posterior à repressão de Francisco, os peregrinos da Missa em Latim anual foram autorizados a celebrar sua antiga liturgia na Basílica de São Pedro, como faziam antes. Mas foram impedidos de celebrar a Missa em 2023 e 2024, embora pudessem celebrar orações no local.
Leia mais
- Reativará Leão XIV as permissões para as missas em latim?
- Missa de costas e em latim: Vaticano olha com desconfiança para o sucesso de uma peregrinação tradicionalista na França
- O legado litúrgico de Francisco. Abraçando a diversidade e a piedade popular
- Tradicionalistas: febre episcopal. Artigo de Lorenzo Prezzi
- Peregrinação de Chartres e o apego à liturgia pré-Vaticano II
- Quase 40% dos jovens católicos franceses gostam da missa tridentina
- Limites do diálogo. Por que o Papa Francisco tem sido tão duro com os tradicionalistas? Artigo de Austen Ivereigh
- A “revolução litúrgica” de Francisco põe fim às missas tradicionalistas e restaura a reforma conciliar “em toda a Igreja do Rito Romano”
- Qual é o plano do Papa Francisco para os grupos tradicionalistas?
- Tradicionalistas pós-modernos
- Vaticano deixa diocese francesa em “choque” ao paralisar suas próximas ordenações
- França-Bélgica: as inquietantes perguntas dos leigos
- Lefebvrianos: o quarto bispo. Artigo de Lorenzo Prezzi
- Grupos tradicionalistas lançam cartaz nas ruas de Roma contra Francisco por “reprimir” as missas latinas
- O que está por trás do embate entre o Papa e os tradicionalistas. Artigo de Massimo Franco
- A histeria da missa em latim
- Papa Francisco e Hans Urs von Balthasar concordam: o antigo rito deve ser extinto