10 Junho 2025
"A resistência à liderança do Papa Francisco na liturgia ecoa o que vimos em outras frentes — como o cuidado com a criação, a valorização da humanidade dos migrantes e a solidariedade com os pobres. Será crucial, portanto, que o próximo papa retome essas questões de onde Francisco parou, com a mesma coragem e confiança que demonstrou".
O artigo é de Rita Ferrone, publicado por Commonweal, 26-05-2025.
Rita Ferrone é autora de vários livros sobre liturgia, incluindo o Guia Pastoral para o Desiderio Desideravi do Papa Francisco (Liturgical Press). Ela é colaboradora da Commonweal.
O Papa Francisco não assumiu o papado com uma agenda litúrgica. No entanto, tornou-se um talentoso líder pastoral e guardião da liturgia da Igreja, tomando inúmeras decisões que afetariam o curso da renovação litúrgica em todo o mundo. Ele foi capaz de fazer isso porque possuía três convicções fundamentais sobre a liturgia: primeiro, que a liturgia é o lugar do encontro com o Cristo vivo, que verdadeiramente fala a todos; segundo, que as reformas litúrgicas do Vaticano II não foram uma interrupção da tradição, mas sua fiel continuação; terceiro, que a inculturação litúrgica e a piedade popular não deveriam ser vistas como uma ameaça à liturgia, mas sim como parceiras em seu florescimento. Essas convicções o auxiliaram no discernimento de questões críticas e forneceram uma base para uma ação tanto incremental quanto criativa. Aqui estão alguns exemplos.
Uma das primeiras diretrizes litúrgicas de Francisco foi mudar a rubrica do Missal que orientava quem poderia participar do ritual do lava-pés da Quinta-feira Santa. Graças a Francisco, as mulheres agora podem ser incluídas, não "extraoficialmente", mas com pleno direito. Isso pode parecer algo pequeno, mas como declaração simbólica, foi enorme. Ninguém sabia disso melhor do que o prefeito do Dicastério para o Culto Divino, o Cardeal Robert Sarah, que demorou meses para implementar a simples diretiva do papa. Em jogo nessa pequena mudança estava a questão de como vivenciamos o Cristo vivo na liturgia — o gesto litúrgico do lava-pés é uma encenação da Última Ceia ou uma expressão de serviço humilde? A decisão de Francisco abriu a ação de tal forma que esse ritual pudesse realmente falar a todos.
De forma semelhante, o motu proprio do Papa Francisco sobre a tradução litúrgica, Magnum principium, reverteu a visão estreita proposta por seus dois predecessores mais recentes de que o Vaticano era o melhor juiz de como a liturgia deveria ser traduzida para vários idiomas. Francisco devolveu o controle final às conferências episcopais locais, conforme determinado pelo Concílio Vaticano II. Embora essa decisão tenha vindo envolta em questões processuais, estava em jogo algo mais profundo: o "grande princípio" (magnum principium) da participação ativa que é central para a Constituição sobre a Sagrada Liturgia. Se a linguagem da liturgia deve ser um meio de encontro com Cristo ressuscitado, ela não deve impedir esse encontro com traduções que são estranhas e difíceis de ouvir na língua nativa, e as autoridades locais são as melhores juízas de como cumprir esse mandato.
Em sua carta apostólica sobre a formação litúrgica, Desiderio desideravi, o Papa Francisco expressou claramente sua convicção central sobre o encontro com Jesus vivo: “A fé cristã ou é um encontro com Ele vivo, ou não existe. A Liturgia nos garante a possibilidade de tal encontro” (DD, 10-11). Ele quis dizer isso não apenas em relação à presença de Cristo no pão e no vinho consagrados, mas em todos os aspectos da celebração.
Um dos pontos de tensão na Igreja desde o Concílio Vaticano II tem sido a reforma litúrgica, que foi acolhida pela maioria dos católicos, mas rejeitada pelos tradicionalistas. Na tentativa de reconciliar os católicos para quem a reforma litúrgica era um obstáculo, o Papa João Paulo II ofereceu concessões para o uso dos ritos mais antigos em circunstâncias limitadas. O Papa Bento XVI ampliou significativamente essas permissões. Em vez de promover a reconciliação, porém, a liberdade de usar os ritos mais antigos serviu para consolar e fortalecer os críticos mais intransigentes da reforma litúrgica e do próprio Vaticano II.
O Papa Francisco poderia ter continuado a condescender com aqueles que se opunham às reformas litúrgicas do Vaticano II, mas não o fez. Em vez disso, reconheceu que o uso dos ritos mais antigos estava aprofundando as divisões na Igreja e tomou medidas para restringi-los. Para Francisco, isso não era meramente uma questão de política; era uma questão de princípio. Em seu motu proprio Traditionis custodes (“Guardiões da Tradição”), ele reforçou sua convicção fundamental de que as reformas litúrgicas do Vaticano II não eram uma interrupção da tradição, mas sua fiel continuação. A tarefa em questão não era promover uma "exclusão" da reforma litúrgica, mas orientar toda a Igreja a compreender e abraçar a reforma de todo o coração. Desiderio desideravi desenvolveu esse tema, clamando por uma genuína formação litúrgica de todo o povo de Deus e oferecendo sugestões de reflexão que pudessem impulsionar o processo.
Uma das iniciativas mais bem-sucedidas do Concílio Vaticano II foi a recuperação da Palavra de Deus como elemento constitutivo de todas as celebrações litúrgicas. Novamente, como no caso da reforma litúrgica como um todo, Francisco percebeu esse desenvolvimento não como um esforço passado de valor ambíguo, mas como uma trajetória de renovação que continua e deve ser valorizada e promovida. Consequentemente, ele estabeleceu o Domingo da Palavra de Deus no calendário litúrgico e o vinculou a duas outras reformas que realizou: a admissão de mulheres ao ministério instituído de leitorado e a criação de um ministério instituído de catequista. Ele também instruiu o Dicastério para o Culto Divino a elaborar ritos públicos para admissão a esses ministérios instituídos, a serem presididos pelo bispo local. Francisco, como bispo de Roma, presidia esses ritos na Basílica de São Pedro todos os anos, no Domingo da Palavra de Deus.
A Constituição sobre a Sagrada Liturgia pedia reformas que incorporassem tanto a "sã tradição quanto o progresso legítimo". Quando o Papa Francisco admitiu mulheres aos ministérios instituídos de leitorado e acólito, os comentaristas invocaram apropriadamente o princípio da sã tradição e do progresso legítimo ao descrever o que ele havia feito. A tradição pode se desenvolver criativamente enquanto permanece fiel, como demonstrou a decisão de Francisco a respeito dos ministérios instituídos.
O papa fez mais pelo avanço da causa da inculturação litúrgica do que qualquer um de seus antecessores recentes. Com sua aprovação, iniciou-se o trabalho de elaboração de um rito amazônico, e foi concedida permissão oficial para adaptações litúrgicas à liturgia para o povo maia do México. A "Liturgia da Terra do Espírito Santo", celebrada por cinquenta anos entre os povos aborígenes da Austrália, mas nunca reconhecida em Roma, também avançou rumo ao reconhecimento oficial. Antes de Francisco, o último reconhecimento oficial de uma liturgia inculturada foi o Missal Romano do Zaire, aprovado em 1988.
No Vaticano II, a Constituição sobre a Sagrada Liturgia afirmou o compromisso da Igreja de considerar favoravelmente os elementos da cultura humana que são compatíveis com o Evangelho e abriu as portas para a admissão de tais expressões culturais na liturgia. Após algumas tentativas iniciais, no entanto, esse mandato do Vaticano II encontrou resistência por parte das autoridades centrais em Roma, e os desenvolvimentos estagnaram. O Papa Francisco, munido de um espírito missionário e da confiança nos efeitos benéficos da piedade popular na sustentação da fé católica, essencialmente convidou a Igreja a atravessar a porta que o Vaticano II abriu, com discernimento e cuidado, mas também com ousadia.
A discussão sobre a estatueta da Pachamama no Sínodo da Amazônia em 2019 ilustra a desenvoltura de Francisco em suas relações com a piedade popular e a diversidade cultural. Ele abençoou uma representação de arte popular de uma mulher amazônica grávida que a delegação amazônica no Sínodo identificou como uma imagem da Virgem Maria. A obra de arte escandalizou os católicos tradicionalistas, mas não alarmou Francisco nem um pouco. Em vez disso, ele se escandalizava com a reação hostil deles à expressão de fé dos amazônicos. Claramente, Francisco acreditava que a piedade popular não deveria ser vista como uma ameaça à liturgia, mas como parceira em seu florescimento.
Qual a posição da Igreja atualmente em relação a essas questões litúrgicas? As decisões de Francisco em relação à liturgia, em alguns casos, estão consagradas no direito canônico, mas os ajustes de atitude necessários para tornar essas conquistas duradouras ainda estão em andamento. Os bispos americanos não têm pressa em admitir mulheres nos ministérios instituídos e têm resistido a revisitar suas problemáticas traduções litúrgicas, embora algumas outras conferências de língua inglesa tenham pedido uma reavaliação abrangente. Os católicos tradicionalistas aguardam, esperando que o próximo papa reverta as limitações de Francisco à celebração dos ritos mais antigos, e os oponentes da inculturação permanecem céticos. A resistência à liderança do Papa Francisco na liturgia ecoa o que vimos em outras frentes — como o cuidado com a criação, a valorização da humanidade dos migrantes e a solidariedade com os pobres. Será crucial, portanto, que o próximo papa retome essas questões de onde Francisco parou, com a mesma coragem e confiança que demonstrou.