01 Setembro 2025
"Os palestinos, nestes tempos complicados, temem o clássico flagelo que sempre recai sobre os derrotados da história: após a injúria também a zombaria. Após as destruições, após mais de 60 mil mortos e as casas arrasadas, também o exílio para ver a costa transformada em um resort", escreve Fabio Carminati, em artigo publicado por Avvenire, de 29-08-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.
Eis o artigo.
Certamente, muito tempo se passou desde a época em que erguia o "muro vermelho" na Grã-Bretanha e trazia de volta a Downing Street aquela política que na época cheirava sinceramente a esquerda britânica. Então, em 2007, ele deixou o Partido Trabalhista e, aos poucos, os ideais deram lugar aos negócios. Uma escolha que os liberais (ou melhor, o que restava deles) jamais lhe perdoaram e que, nas urnas, se transformou em "desafeição" por anos. Até o retorno do Partido Trabalhista ao poder no ano passado, com Keir Starmer, escolhido, na verdade, mais pelos deméritos de Rishi Sunak e dos conservadores do que por seus próprios méritos.
Assim, há meses, o homem do quarteto do Oriente Médio, que deveria ter criado a solução para o maior problema de todos os problemas — ou seja, o Estado Palestino —, encontra-se agora do outro lado da barricada. É por isso que, na outra noite, na reunião reservada sobre o futuro da região, o "poodle" de Bush (como os detratores de Blair o chamavam na época da segunda Guerra do Golfo) estava na Casa Branca como consultor.
Juntamente com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, Donald Trump e o genro do presidente, Jared Kushner, o principal artífice dos Acordos de Abraão de 2020, que levaram os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos a normalizar os laços com Israel. Justamente Blair e Kushner são os contatos de Witkoff (e de Trump) no projeto "Gaza", que eles explicaram (de acordo com os mais informados) aos demais presentes, entre os quais o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e seu colega israelense, Gideon Sa'ar.
Também há meses, as discussões sobre o futuro (por mais irônica que essa palavra soe) do Oriente Médio tinham voltado a envolver o ex-primeiro-ministro britânico Blair. Em julho, de fato, descobriu-se que seu think tank (o Instituto Tony Blair para a Mudança Global, com mais de 900 funcionários em mais de 45 países) teria contribuído para definir a controversa proposta estadunidense de transformar Gaza em uma Riviera. A direção do bilionário instituto blairista negou a paternidade do plano, mas o Financial Times revelou uma série de ligações telefônicas entre alguns membros da equipe e conversas em um chat de mensagens usado para o projeto que, ao contrário, o comprovariam. O projeto envolveria empresários israelenses e a empresa de consultoria estadunidense Boston Consulting Group (BCG). Essa é uma notícia das últimas semanas.
Na "Riviera de Gaza" – a ser construída após o deslocamento forçado dos palestinos, atualmente em andamento na Cidade de Gaza – teria sido até mesmo discutida a construção de uma zona industrial em homenagem a Musk, a "Zona de Manufatura Inteligente de Elon Musk". Ideia que provavelmente foi arquivada após as brigas (pelo menos de fachada) entre o sul-africano e o magnata. O que foi decidido na outra noite no sigilo do Salão Oval da Casa Branca (pela primeira vez em meses, voltou a ser um lugar reservado a poucos e inviolável às câmeras) será revelado aos poucos nas próximas semanas. É provável que o futuro projeto seja apresentado disfarçado de intervenções humanitárias e ajudas ao desenvolvimento. Mas a substância, temida por muitos nas margens norte-orientais do Mediterrâneo, poderia se desviar bem pouco da ideia inicial alinhavada por Blair e Kushner.
É por isso que os palestinos, nestes tempos complicados, temem o clássico flagelo que sempre recai sobre os derrotados da história: após a injúria também a zombaria. Após as destruições, após mais de 60 mil mortos e as casas arrasadas, também o exílio para ver a costa transformada em um resort.
Leia mais
- “Gaza criará um centro comercial e um resort de férias”, plano de Tony Blair apresentado a Trump
- Blair e Kushner se encontram com Trump. Uma cúpula sobre o futuro da Faixa de Gaza será realizada na Casa Branca
- Férias na Praia de Gaza. Artigo de Giuseppe Savagnone
- Trump zombou de Gaza com um polêmico vídeo criado com inteligência artificial
- Países árabes podem impedir planos de Trump para Gaza?
- Mar-a-Gaza ou Nakba? Transformar a Faixa de Gaza em Riviera é uma indignação para os árabes. Mas há quem sinta o cheiro do negócio
- Gaza, o apelo do Papa: "Não à punição coletiva e ao deslocamento forçado da população"
- Gaza. Declaração conjunta do Patriarcado Ortodoxo Grego de Jerusalém e do Patriarcado Latino de Jerusalém
- A maior flotilha para Gaza da história
- Dezenas de barcos para romper o cerco a Gaza: a Flotilha Global Sumud está pronta para partir
- Greta Thunberg, Susan Sarandon e Nkosi Zwelivelile Mandela anunciam uma nova flotilha para quebrar o bloqueio
- O ativista da flotilha Thiago Ávila está isolado em greve de fome e sede em uma prisão israelense
- Flotilha da Liberdade por Gaza. Israel repatria Greta Thunberg
- A trajetória de Greta, do clima à Palestina, "mas ela não mudou"
- “Um ato de pirataria de Israel, em breve estaremos de volta ao mar”. Entrevista com Michele Borgia, porta-voz da Flotilha da Liberdade
- IDF ataca flotilha de Gaza, ativistas são presos: “Eles apoiam o Hamas”
- Mais de 3 mil ativistas do mundo todo começarão a Marcha do Egito para Gaza nesta quinta-feira
- Flotilha da Liberdade, IDF apreende navio. Katz: "Mostraremos as atrocidades do Hamas para Greta, que é antissemita"
- Greta Thunberg denuncia assédio israelense por drones da Flotilha da Liberdade viajando para Gaza
- Porque o campo ambiental precisa olhar para a guerra Israel-Palestina
- Instruções para resistir: a Flotilha da Liberdade que pretende chegar a Gaza treina para abordagem do exército israelense
- A Flotilha da Liberdade acusa Israel de impedir sua partida em uma nova tática de pressão
- França mobilizada para apoiar a tripulação do veleiro Madleen
- Veleiro com Greta Thunberg e mais 11 partiu de Itália com destino a Gaza
- Brasileiro integra missão humanitária com Greta Thunberg rumo a Gaza: ‘Estamos a serviço dos palestinos’
- Instruções para resistir: a Flotilha da Liberdade que pretende chegar a Gaza treina para abordagem do exército israelense
- A Flotilha da Liberdade acusa Israel de impedir sua partida em uma nova tática de pressão
- Barcos com ajuda humanitária para população de Gaza acusam Israel de impedir saída
- Greta Thunberg retorna para casa: “Eles nos sequestraram em águas internacionais”
- Barcos com ajuda humanitária para população de Gaza acusam Israel de impedir saída
- Netanyahu lança plano para ocupar Gaza e dividir a Cisjordânia
- Cidade de Gaza se prepara para evacuação em massa de um milhão de pessoas
- Netanyahu se prepara para uma nova escalada em Gaza enquanto expurga aqueles que tentam impedir seus planos
- Netanyahu quer ocupar toda a Faixa de Gaza, apesar das dúvidas do exército
- Negociações de trégua em Gaza estagnam enquanto Israel avança com ofensiva que deslocou 180 mil pessoas em 10 dias
- "Israel e seus apoiadores desencadearão o caos pelo mundo". Entrevista com Pankaj Mishra