01 Setembro 2025
As celebrações da Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que começam hoje, 1º de setembro, se inspiram neste ano no 1700º aniversário do Concílio Ecumênico de Niceia e na mensagem do Papa Francisco para a Jornada, cujo tema – Sementes de paz e esperança – foi escolhido pelo Papa Francisco.
A informação é publicada por Vatican News, 01-09-2025.
Celebra-se hoje, 1º de setembro, a Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Cristãos de todo o mundo se unirão em oração, pois viver o Tempo da Criação é uma oportunidade de se somar aos inúmeros esforços daqueles que trabalham em favor da conversão ecológica. O Tempo da Criação é uma iniciativa ecumênica celebrada todos os anos de 1º de setembro a 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, e é promovido e apoiado por diversas entidades, entre elas o Movimento Laudato Si, o Conselho Mundial de Igrejas, a Federação Luterana Mundial e a Comunhão Anglicana.
Em 1989, o patriarca ecumênico Dimitrios I proclamou o 1º de setembro como Jornada de Oração pela Criação para os cristãos ortodoxos. Posteriormente, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) ampliou a celebração até 4 de outubro.
Em 2015, o Papa Francisco publicou a encíclica Laudato si’ e instituiu a Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Para a ocasião, é publicado uma Mensagem e, neste ano de 2025, o tema é: Sementes de paz e esperança, escolhido pelo Papa Francisco. Além disso, o Papa Leão XIV proclamou o Decreto do formulário da Missa para a Custódia da Criação, Missa pro custodia creationis, e ele mesmo celebrou essa Missa no último 9 de julho no Borgo Laudato si’ em Castel Gandolfo.

Para animar as celebrações deste ano, o Conselho Mundial de Igrejas, o organismo que reúne as Igrejas ortodoxas e protestantes, publicou um novo vídeo sobre a história e o simbolismo desta Jornada.
Muitas conferências episcopais, sobretudo no sul do mundo, estão incentivando suas paróquias a celebrar a Jornada com o formulário da Missa pela Custódia da Criação, como ocorrerá nas Filipinas, segundo confirmou monsenhor Gerardo Alminaza, bispo de San Carlos, e em outros países latino-americanos, conforme informou o secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), monsenhor Estrada Herrera Lizardo, bispo auxiliar de Cuzco.
O ano de 2025 marca dois importantes aniversários: os 1700 anos do Concílio de Niceia e a publicação, há dez anos, da encíclica Laudato si’. O Conselho Mundial de Igrejas propôs a Jornada da Criação como uma ocasião para recordar a importância do Credo em Deus “criador do céu e da terra”, “por meio do qual todas as coisas foram criadas”.
A iniciativa “Tempo da Criação” é coordenada em nível mundial pelo Conselho Mundial de Igrejas, presidido pelo bispo Heinrich Bedford-Strohm, em colaboração com várias igrejas cristãs mundiais e parceiros.
Todos os anos é organizado um serviço de oração online para celebrar a Jornada da Criação, organizado por um comitê ecumênico e no qual participarão o cardeal Fridolin Ambongo, presidente do Simpósio de Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), o bispo luterano da Colômbia Atahualpa Hernández e o reverendo Hyunju Bae da Igreja Presbiteriana Coreana.
Leia mais
- Papa Francisco deixa legado de consciência ambiental para o mundo
- Laudato si’ e o novo documento do Papa Francisco sobre ecologia. Artigo de Daniel Horan
- Laudato si’: Crítica do Antropocentrismo. Artigo de Juan José Tamayo
- Laudato Si': Aprender a cuidar do que que é comum, da nossa Casa
- “Laudato Si', talvez tenha seus principais profetas em populações minoritárias”. Entrevista com padre Dário Bossi
- Em busca de uma ecologia integral e cristã
- Ecologia integral: um horizonte para a resolução de conflitos
- Crise climática, novo apelo do Papa. A Laudato si’ será atualizada
- O Papa: estou escrevendo uma 2ª parte da Laudato si’ para atualizar questões
- Laudato si', segunda parte. O anúncio do Pontífice que lembra: “As gerações mais jovens têm o direito de receber de nós um mundo belo e habitável”
- Atualizar a Laudato si' ouvindo os povos originários e os jovens
- Semana Laudato Si’. O que significa crer em um Deus ecológico? Artigo de Elizabeth Johnson
- Semana Laudato Si' 2023. Os oito anos de uma encíclica que é um laboratório para a cura do pensamento
- O que os jovens disseram ao Papa: “Muitos bispos e fiéis não conhecem a encíclica Laudato Si'”
- Laudato si’: Crítica do Antropocentrismo. Artigo de Juan José Tamayo
- Laudato Si': Aprender a cuidar do que que é comum, da nossa Casa
- “Laudato Si', talvez tenha seus principais profetas em populações minoritárias”. Entrevista com padre Dário Bossi
- Campanha Laudato Si': “Se organizar para a mobilização e sensibilização, principalmente do universo religioso”
- Filme “A carta”, baseado na Laudato Si’ do papa Francisco, será lançado na CNBB
- Documentário Laudato Si’ dá um rosto humano às mudanças climáticas, diz diretor
- Laudato Si’: uma voz universal pela mudança de paradigma social e científico. Entrevista especial com Róber Freitas Bachinski
- “Laudato si'”, laboratório para a cura do pensamento. Artigo de Mario Castellana
- Jovens africanos demandam iniciativas ecológicas aos bispos em encontro sobre a Laudato Si’