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Com a renúncia do arcebispo de Canterbury, o Papa Francisco perdeu um aliado ecumênico fundamental. Artigo de Christopher Landau

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19 Novembro 2024

"Justin Welby, deve-se presumir, será notável em sua ausência no ano que vem. Suspeito que o papa sentirá sua falta. E assim um capítulo recente e convincente na história da unidade da igreja — relacional, em vez de estrutural — agora se fechou, bem mais cedo do que seus principais protagonistas esperariam", escreve Christopher Landau, anglicano ordenado, diretor da ReSource, uma instituição de caridade do Reino Unido, em artigo publicado por America, 18-11-2024.

Eis o artigo.

“Como começamos nossos respectivos ministérios com poucos dias de diferença, acho que sempre teremos um motivo específico para apoiar uns aos outros em oração.” Assim disse o Papa Francisco ao arcebispo de Canterbury, Justin Welby, no Vaticano em junho de 2013. Talvez a providência realmente tenha tido uma mão em dois líderes cristãos proeminentes iniciando seus novos ministérios com um timing tão próximo. Certamente parecia, na última década, que havia um relacionamento entre os dois homens que ia muito além do ecumenismo obediente. (O arcebispo renunciou em 12 de novembro em resposta a uma revisão independente que concluiu que ele não havia respondido adequadamente às revelações de abuso sexual em acampamentos administrados pela igreja nas décadas de 1970 e 1980.)

O relacionamento entre o Papa Francisco e o Arcebispo Welby foi marcado por um prazer compartilhado em estender a convenção ecumênica. A Semana de Oração pela Unidade Cristã deste ano ofereceu um exemplo fascinante. Visitando Roma em janeiro, o arcebispo agradeceu ao papa pela permissão para celebrar uma liturgia eucarística anglicana na Basílica Católica de São Bartolomeu. Vários comentaristas católicos mais do que levantaram uma sobrancelha com essa permissão, mas o prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade Cristã, Cardeal Kurt Koch, chamou o serviço de um gesto de "fraternidade com esta igreja tão próxima da nossa".

Em maio, essa fraternidade foi expressa de uma forma diferente, dessa vez com o papa passando um tempo considerável com os líderes anglicanos internacionais (conhecidos como primazes) que se reuniram para uma reunião com o arcebispo de Canterbury, novamente em Roma. A ironia desse evento em particular foi que, com relação às relações anglicano-católicas, ele representou uma expressão sem precedentes de unidade, mas o número real de primazes anglicanos presentes foi severamente reduzido por causa das tensões anglicanas internas sobre sexualidade e uma rejeição da liderança do arcebispo.

O Arcebispo Welby escolheu focar na dimensão ecumênica do encontro, chamando-o de “um momento na história em que vimos a proximidade de nosso relacionamento com Roma nos níveis pastoral, missionário e espiritual, o que demonstra o progresso feito ao longo do último meio século, da antipatia real aos profundos laços de amizade em todo o mundo”.

Esta dimensão internacional das relações anglicano-católicas foi expressa de forma mais poderosa no início do ano passado, quando o papa, o arcebispo e (para uma boa medida ecumênica) o moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia viajaram juntos para o Sudão do Sul para uma “peregrinação ecumênica de paz”. Como a BBC relatou na época: “Nunca houve uma visita como essa e levou anos para ser planejada”.

Após muitas ocasiões memoráveis ​​no país, reunindo dezenas de milhares de fiéis, o arcebispo presenteou o papa com um prêmio conhecido como Cruz de Lambeth para o Ecumenismo. Ele disse que Francisco havia “dado novo ímpeto ao trabalho ecumênico católico e insuflado nele um verdadeiro 'ecumenismo do coração'”.

Esses eventos foram ricos em simbolismo, mas sustentados pela clara amizade e camaradagem dos dois homens. Suspeito que será pungente para ambos refletirem sobre a jornada ecumênica que percorreram juntos, agora que ela foi levada a uma conclusão abrupta.

Fiquei impressionado com a proeminência com que o site do Vaticano cobriu a renúncia do arcebispo, afirmando que ela ocorreu porque "ele falhou em garantir que houvesse uma investigação adequada sobre as alegações de abuso". Foi concedido um grau de cobertura que refletiu a profundidade do relacionamento que foi expressa nos últimos anos.

É evidente que a renúncia do Arcebispo Welby abalou a Igreja da Inglaterra e enviou reverberações por toda a Comunhão Anglicana. Mas talvez para os católicos e outras denominações cristãs, também haja implicações potenciais dignas de nota. Se o líder no ápice da pirâmide estiver disposto a renunciar, em grande parte por causa de falha institucional em vez de erros pessoais, que tipo de precedente isso pode estabelecer?

Antes da minha própria ordenação anglicana, eu era correspondente da BBC cobrindo religião. Uma das minhas primeiras tarefas de filmagem, como produtor júnior de notícias de televisão, envolveu uma viagem aos Estados Unidos para cobrir a auditoria da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA sobre casos de abuso sexual, o relatório John Jay, publicado em 2004. Visitamos grandes seminários praticamente vazios de padres e prédios abandonados e abandonados que antes eram propriedade de comunidades religiosas. As histórias de abuso que ouvimos eram chocantes e muitas vezes sinistras.

Vergonhosamente, lembro-me de pensar que esse era um “problema católico”, amplamente associado às exigências do celibato sacerdotal. Mas, como os últimos anos mostraram, descobriu-se que havia muitas verdades obscuras esperando para serem expostas em contextos anglicanos também.

O que me impressiona agora é que a auditoria da escala do problema na igreja americana foi apenas o começo de um acerto de contas institucional. Uma linha do tempo de eventos destaca que foi dentro de alguns meses da publicação da auditoria que inúmeras dioceses começaram a pedir falência: uma chamada de lista preocupante que começou com Milwaukee, Gallup, Stockton, Helena e Twin Cities, continuando até hoje.

Até agora, o foco dentro dos contextos anglicanos, após a renúncia do arcebispo, tem sido a responsabilidade institucional e a busca por justiça. Será fascinante observar se a busca por compensação financeira também se torna um elemento significativo na história do abuso da igreja britânica. Sem dúvida, a Igreja da Inglaterra enfrenta um enorme desafio quando se trata de colocar sua própria casa em ordem, particularmente em relação à proteção de crianças e adultos vulneráveis. Mas os comentaristas da mídia já estão aparentemente interessados ​​em potenciais sucessores do Arcebispo Welby, e isso levanta questões futuras sobre o tipo de relacionamento ecumênico que pode ser visto no futuro.

Esperava-se que o arcebispo viajasse a Roma no ano que vem como parte de um encontro ecumênico internacional associado à renovação carismática. Essa obra do Espírito, que teve tanto impacto nos contextos anglicano e católico a partir da década de 1960, foi a corrente teológica anterior em suas vidas clericais na qual tanto o Papa Francisco quanto o Arcebispo Welby cresceram espiritualmente. Ela ofereceu um ponto-chave de conexão para eles.

Justin Welby, deve-se presumir, será notável em sua ausência no ano que vem. Suspeito que o papa sentirá sua falta. E assim um capítulo recente e convincente na história da unidade da igreja — relacional, em vez de estrutural — agora se fechou, bem mais cedo do que seus principais protagonistas esperariam.

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