• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A paróquia de Gaza: “Cercados por bombas, mas não vamos sair daqui”

Mais Lidos

  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Guerrilheiro, refém, presidente, filósofo: a imensa vida de Pepe Mujica

    LER MAIS
  • A barbárie não brota de mentes desequilibradas, mas de uma racionalidade instrumental altamente calculada, a partir da concretização da tese benjaminiana de que “fascismo e progresso coincidem”, observa Manuel Reyes Mate

    O fascismo não é algo ultrapassado, mas uma forma de entender a Modernidade. Entrevista especial com Manuel-Reyes Mate

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Novembro 2024

Pelo telefone ouve-se o barulho constante dos drones israelenses.

A reportagem é de Francesca Caferri, publicada por La Repubblica, 12-11-2024.

No início, o padre Gabriel Romanelli brinca com a situação: “Você também os ouve? Eles nunca nos deixam sozinhos”. Depois, ele fica sério e continua: “As pessoas aqui não aguentam mais. Tê-los sobre a cabeça é um estresse constante, que se soma ao medo, à falta de uma casa, de remédios e, é claro, de comida e água. Há um mês, graças à ajuda do Patriarcado Latino de Jerusalém, distribuímos pela primeira vez em um ano um frango e uma caixa de ovos por família. E algumas verduras: pela primeira vez em um ano. Consegue imaginar o que isso significa?”

O padre Romanelli fala da paróquia da Sagrada Família, a única igreja católica de Gaza, que se tornou o refúgio de toda a comunidade cristã da Faixa, tanto ortodoxa quanto cristã. Desde 5 de outubro - quando Israel lançou uma nova ofensiva no norte de Gaza, seguindo as indicações do “plano dos generais” que prevê esvaziar a área mesmo ao custo de deixar aqueles que vivem ali sem comida nem cuidados - para os 500 cristãos fechados no complexo, a situação se deteriorou ainda mais.

A paróquia fica a um passo das áreas de bombardeio mais intenso: Jabalia, onde trinta pessoas foram mortas há dois dias, fica a 4 quilômetros de distância. Nuseirat, onde vinte pessoas foram mortas ontem, está à mesma distância, mas do lado oposto. O que separa o complexo dessas áreas são apenas esplanadas de destroços. “Os prédios estão destruídos: e isso faz com que o barulho das bombas seja ainda mais alto, porque nada o abafa”, explica o padre. E ainda: “Ao contrário de algumas das áreas ao nosso redor, não recebemos uma ordem de evacuação. Mas eles nos informaram que estamos na zona vermelha e indicaram dois corredores humanitários para deixar a região”. Ninguém os utilizou. “Para ir para onde?”, o padre se pergunta. “Não há zonas seguras em Gaza. E há muita gente aqui que não pode se mover: primeiro as 58 crianças com deficiência ou patologias graves que as irmãs de Madre Teresa atendem em sua estrutura. Depois, os idosos e os doentes. Os israelenses sabem disso muito bem”.

Tudo isso não poupou a Sagrada Família do horror da guerra. Em dezembro passado, duas mulheres foram mortas por um franco-atirador no pátio da igreja; há algumas semanas, uma explosão danificou um dos muros do complexo: só o acaso quis que ninguém estivesse perto. Nem mesmo naquele momento alguém cruzou os portões do complexo. “Antes da ofensiva, havia pessoas que saíam, talvez para verificar suas casas e depois voltavam. Agora não, é muito perigoso. Não vamos sair daqui: temos fé e a ela nos apegamos. É assim desde o início: ao redor da igreja, tentamos criar uma bolha. Há a cozinha que prepara refeições para todos, nós nos revezamos para lavar as roupas, temos aulas para as crianças estudarem e momentos de recreio depois da escola. Há as missas e rezamos o terço todas as noites, esperando a ligação do Papa, todos os dias às 20h. Quando chegam as ajudas enviadas pelo Patriarcado da Ordem de Malta, também distribuímos alimentos para as pessoas do bairro”.

Mas por quanto tempo essa pequena comunidade poderá resistir? “Não cabe a nós dizer. Nós rezamos e ficamos grudados à nossa igreja. Tudo o que pedimos é paz”, conclui o sacerdote.

Leia mais

  • De Gaza, escreve o padre Romanelli: "Não queremos abandonar nossa paróquia"
  • “O Papa? Ele me liga todos os dias”. Entrevista com Gabriel Romanelli
  • Idan Landau: o plano dos generais por trás das bombas no norte de Gaza
  • Unicef: população no norte de Gaza sob "risco de morte"
  • Gaza. O massacre das crianças
  • Israel completa o cerco a um dos últimos hospitais no norte de Gaza e detém a maioria dos seus médicos
  • A guerra de Israel. Artigo de Lucio Caracciolo
  • Israel mata 150 pessoas em um único ataque em Jabalia, norte de Gaza
  • Israel fez plano de matar o norte de Gaza de fome para forçar Hamas a se render, diz Financial Times
  • Economia de Gaza precisaria de 350 anos para voltar aos níveis pré-confronto
  • Israel reduz em 94% o fornecimento de água para Gaza e aplica um castigo coletivo de sede e doenças
  • Gaza. “O alimento está sendo utilizado como arma de guerra. Isso é imperdoável". Mensageiros da Paz, com José Andrés
  • Gaza. “Nunca tínhamos visto uma população civil passar tanta fome, de forma tão rápida e absoluta”
  • Fome em Gaza: “Alimento meus filhos com pedaços de pão seco, a nossa situação é humilhante”
  • Gaza, assim os refugiados estão morrendo de fome. Artigo de Francesca Mannocchi
  • Gaza tem cada vez mais fome: “Se consigo comida, é uma vez por dia”
  • “Israel tenta nos matar a qualquer custo”. Depoimento de Mahmoud Mushaha, jornalista
  • Israel usa a fome como arma de guerra contra civis de Gaza
  • Israel-Hamas. ONU: mais de 570 mil pessoas em níveis catastróficos de fome em Gaza
  • Castigo coletivo de Gaza no 94º dia de guerra. Depoimento de Mahmoud Mushaha, jornalista
  • 'Palestinos estão com fome', alerta ONU após aliados de Israel cortarem fundos para refugiados
  • “Mesmo que sobrevivam às bombas, palestinos temem morrer de fome e sede”, diz militante na Cisjordânia
  • “Sem comida, sem água”: autoridades humanitárias acham que existem bolsões de fome em Gaza
  • “Em Gaza é preciso um cessar-fogo imediato, o pior inimigo de Israel é a direita”. Entrevista com Moshe Kahn
  • O porquê da guerra entre o Hamas (Palestina) e sinonistas (Israel). Artigo de Jacir de Freitas Faria
  • Wikileaks: Israel trabalha para estrangular economia de Gaza, mostram telegramas
  • Gaza. “Nunca tínhamos visto uma população civil passar tanta fome, de forma tão rápida e absoluta”
  • Um ano depois: guerra entre Israel e Hamas cria uma "nova geração de sobreviventes"
  • A guerra em Gaza: uma catástrofe moral para Israel. Artigo de Ezequiel Kopel
  • O mundo pós-7 de outubro e a “nova aliança” entre judeus e cristãos. Artigo de Massimo Faggioli
  • 7 de outubro de 2023. Artigo de Flavio Lazzarin

Notícias relacionadas

  • El terror reina en la clase gobernante israelí

    LER MAIS
  • ¿A que le teme Israel? Fortalecimiento de lazos Irán-Latinoamérica

    LER MAIS
  • El aislamiento de Estados Unidos

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados