29 Outubro 2024
O post de hoje é um resumo de como os defensores LGBTQ+ católicos e outros fiéis reformistas responderam ao encerramento do Sínodo da Sinodalidade.
A reportagem é de Robert Shine, publicada por New Ways Ministry, 29-10-2024.
LGBT+ Catholics Westminster reconheceu que o documento final do Sínodo “falhou em usar a sigla LGBT+”, mas elogiou o reconhecimento no parágrafo 50 de que algumas pessoas continuam a sentir dor por serem excluídas por causa de “situação conjugal, identidade ou sexualidade”. A resposta do grupo continuou:
“O Relatório enfatiza a pluralidade de contextos (Parágrafos 18-20) nos quais a Igreja é chamada a responder à diversidade de necessidades entre o povo de Deus. Um princípio-chave de subsidiariedade sustenta muito do que o Relatório propõe no desenvolvimento dos ministérios pastorais da Igreja e na inclusão daqueles que foram marginalizados na Igreja e na sociedade. Ele também observa a autoridade da Igreja local no desenvolvimento de caminhos presentes e futuros de reflexão pastoral e doutrinária sobre os chamados 'tópicos controversos'.”
A DignityUSA disse em uma declaração que o documento do Sínodo “vai decepcionar e frustrar muitos que participaram e acompanharam o processo mundial”, incluindo católicos pró-LGBTQ+. Marianne Duddy-Burke, diretora executiva, comentou ainda:
“Muitos católicos já estão profundamente engajados em trabalhar por uma igreja mais justa e inclusiva, para pessoas LGBTQIA+, mulheres, migrantes, pessoas com deficiência e tantos outros que ainda não se sentem totalmente em casa. Nós encorajamos as pessoas a continuarem fazendo esse trabalho de vital importância, em paróquias e comunidades católicas independentes. Se nossa igreja puder realmente estar aberta ao tipo de mudanças sinodais que o relatório pede, veremos mais equidade e melhor cuidado pastoral ao longo do tempo.”
O padre James Martin, SJ, um delegado na assembleia do Sínodo, elogiou o resultado do Outreach como um passo positivo para as pessoas LGBTQ+. Martin ofereceu sete pontos sobre o porquê de este Sínodo ter sido realmente bom para as questões LGBTQ+, que no geral surgiram de sua declaração: “Fiquei surpreso ao descobrir que as conversas sobre católicos LGBTQ são muito mais amigáveis, muito mais relaxadas e muito mais abertas este ano.”
Entre seus pontos, Martin defendeu a remoção de questões “controversas” para grupos de estudo, o que tornou “mais fácil ter conversas abertas e amigáveis sobre o tópico”. Ele disse que não usar o termo “LGBTQ” ajudou porque “parecia permitir que as pessoas ouvissem mais”, já que alguns veem o termo como “incendiário”. Ele também sugeriu que “pode ter havido alguma conversão acontecendo”, já que os delegados que eram céticos no ano passado agora eram mais amigáveis com ele e faziam perguntas de boa-fé. Martin concluiu, em parte:
“[H]á um consenso geral de que a igreja precisa alcançar as pessoas LGBTQ, mesmo que o termo não seja usado". (Francamente, a inclusão da palavra 'identidade' [no parágrafo 50] foi uma surpresa agradável para mim.)
“Segundo, nos últimos dois anos, mais de 350 líderes católicos de todo o mundo — cardeais, arcebispos, bispos, padres, religiosos e religiosas, líderes leigos — podem ter ouvido falar de pessoas LGBTQ de maneiras que não tinham ouvido antes. Isso certamente é bom".
“Terceiro, graças ao Sínodo, o tópico está agora mais 'na mesa' para a igreja universal. Levará tempo para o tópico amadurecer em certas culturas e dioceses, mas o tópico está agora mais 'fora'.”
Mary McAleese, a ex-presidente da Irlanda, respondeu chamando o documento do Sínodo de “um grande bocejo prolixo que não significa absolutamente nada”, acrescentando, em parte:
“Não há nada no relatório que não pudesse ter sido escrito em meio dia pela DDF antes do circo sinodal começar. A Igreja Magisterial e sua coorte de cortesãos estão agora a caminho de entediar os fiéis até a morte, vendendo esse terrível e banal protecionista, cada palavra projetada para evitar o reconhecimento da plena igualdade ordenada por Deus de todos os membros da Igreja. O resultado me lembra de um recente sínodo diocesano de dois anos na Irlanda, cuja principal recomendação era que deveria haver uma xícara de chá após a missa. Tem mais mérito do que o relatório final do Sínodo sobre a sinodalidade.”
A Women's Ordination Conference disse em sua declaração que o documento do Sínodo foi "uma resposta insuficiente e decepcionante ao processo de vários anos destinado a responder às necessidades da igreja hoje". A organização faz uma observação sobre a ordenação de mulheres que poderia se aplicar de forma semelhante a questões LGBTQ+:
“O 'estudo' interminável sobre o assunto das mulheres é uma tática de protelação patriarcal por homens ordenados para manter o status quo. Homens ordenados decidem os parâmetros e o ritmo da sinodalidade, e quando o tempo está 'maduro' para os ministérios das mulheres. E eles fazem isso a um custo incalculável. A igreja perdeu gerações de mulheres que suportaram a dor e a humilhação de ter que provar a validade de seu chamado. Quanto tempo as mulheres devem esperar? Ou mais consequentemente: as mulheres vão esperar?”
Nós Somos Igreja Internacional, uma coalizão de grupos de reforma da igreja, emitiu uma declaração dizendo que “não houve igualdade no Sínodo”, continuando:
“Apesar das grandes esperanças iniciais para o processo sinodal, ele voltou ao modelo hierárquico patriarcal do Pai-sabe-tudo. Não há um processo acordado para a seleção e participação de leigos e, em particular, mulheres em futuros Sínodos. Tirar os 10 tópicos de estudo do Sínodo e excluir a discussão de mulheres em ministérios ordenados minou totalmente o Processo Sinodal. As reformas urgentemente necessárias em nossa igreja virão de comunidades e igrejas locais e não de Roma. As propostas de descentralização no documento final do Sínodo podem facilitar essas reformas.”
John Allen Jr., editor do Crux , escreveu uma análise sobre o motivo pelo qual o Sínodo não levou a grandes mudanças como muitos esperavam — ou temiam — mas, em vez disso, terminou com “um resultado basicamente cauteloso e não revolucionário”. Allen explica:
“Uma explicação pode ser que a minoria mais conservadora no sínodo tenha se esforçado mais do que o normal, outra pode ser uma fadiga geral entre os participantes com os argumentos que irromperam da última vez e um desejo de terminar em uma nota pacífica. Principalmente, no entanto, é preciso dizer que foi o Papa Francisco que conduziu o sínodo em direção a esse pouso suave, tirando a maioria das questões polêmicas da mesa e enviando sinais de que ele queria que o foco estivesse na jornada, não no destino.
“Talvez, embora haja outra perspectiva a considerar. Em uma era profundamente dividida e polarizada, o fato de a igreja católica poder encenar um exercício consultivo tão massivo e ainda assim conseguir manter todos juntos no final, mesmo que ninguém esteja totalmente satisfeito, tem que ser classificado como um pequeno milagre – e, pensando bem, talvez não tão pequeno assim, afinal.”
O cardeal Jean-Claude Hollerich de Luxemburgo, relator geral do Sínodo, ofereceu estas palavras aos católicos nos bancos da igreja:
“Eles verão com o tempo uma Igreja onde eles contam, onde são importantes, onde seus talentos, seus dons, sua experiência de vida são importantes porque pertencem ao povo dos batizados.”
Uma resposta final digna de nota é do Papa Francisco. Quando a Assembleia Geral concluiu, com o Documento Final tendo sido aprovado, o papa anunciou que, em vez de emitir seu próprio documento de ensino pós-Sínodo, como é feito habitualmente, ele aceitou o documento da Assembleia como ensinamento magistral. Francisco explicou :
“Não pretendo publicar uma Exortação Apostólica, o que aprovamos é suficiente. Já há indicações altamente concretas no Documento que podem ser um guia para a missão das Igrejas, em seus continentes e contextos específicos. É por isso que o estou disponibilizando imediatamente a todos, é a razão pela qual disse que deveria ser publicado. Desta forma, desejo reconhecer o valor do caminho sinodal realizado, que por meio deste Documento entrego ao santo povo fiel de Deus.
“O Documento é um presente para todo o povo fiel de Deus, pela variedade de suas expressões. É óbvio que nem todos se propuseram a lê-lo. Caberá em grande parte a vocês, junto com muitos outros, tornar o que ele contém acessível nas Igrejas locais. O texto, sem o testemunho da experiência vivida, perderia muito de seu valor.”
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Defensores LGBTQ+ e grupos reformistas católicos oferecem algumas avaliações sobre o documento do Sínodo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU