31 Julho 2024
O Comitê Olímpico Francês montou uma tenda inter-religiosa que abrigará sacerdotes católicos romanos, ortodoxos e protestantes, que atuarão ao lado de colegas judeus, muçulmanos, hindus e budistas no apoio espiritual de atletas e visitantes durante as Olimpíadas de Paris, inauguradas na sexta-feira, 26.
A reportagem é de Edelberto Behs.
O secretário geral da Federação Protestante da França, pastor Jean-Raymond Stauffacher, lembrou que mais de nove mil dos 13 mil atletas que estarão em Paris expressaram o valor desse apoio. O presidente da comissão de capelania da Federação Protestante, general Jean-Fred Berger, frisou que “esse aspecto ecumênico é muito importante para nós. Achamos que compartilhar esse espaço comum é um passo significativo”.
Na missa para marcar o início da “Trégua Olímpica”, em 19 de julho, o arcebispo católico de Paris, Dom Lauren Ulrich, ao pregar na Igreja de La Madeleine, lembrou palavras do Papa Francisco: “O esporte é uma linguagem internacional que transcende fronteiras, línguas, raças, nacionalidades e religiões”. Lamentou, contudo, que as guerras em andamento não terminarão durante os jogos, “mas o desejo pela paz se espalha pelos encontros que eles permitem nesses eventos esportivos”.
As igrejas francesas querem ser um sinal de que a fé tem o poder de unir pessoas e promover a comunidade e a boa vontade voltadas para a paz. A Sociedade Bíblica Francesa distribuirá, gratuitamente, até o fim das Olimpíadas Paraolímpicas, em 8 de setembro, 140 mil Novos Testamentos em francês e 60 mil cópias em inglês. “Mais Preciosa que o Ouro” é o nome dessa edição, inspirada na Primeira Carta de Pedro. A Sociedade Bíblica Francesa espera que as cópias gratuitas do Novo Testamento deixem “um legado duradouro que se estenda para muito além das arenas esportivas”.
Durante as primeiras semanas dos jogos, o coral interconfessional “Salty Choir”, dirigido pelo pastor Eric Pires Antunes, vai se apresentar no Paris Praise Festival. O coral é integrado por cantores e cantoras de 20 diferentes igrejas, que cantarão em 15 idiomas.
A Igreja Católica francesa preparou o programa “jogos Sagrados”, com apresentações de música, festivais e vigílias e oração abertas a todos. As igrejas evangélicas organizaram a iniciativa “Go+”, que convida pastores, líderes comunitários, atletas e voluntários a se reunirem e mostrarem o que é possível fazer em conjunto para que os Jogos Olímpicos beneficiem o Reino de Deus.
Na chegada da tocha olímpica em Paris, em maio, um festival ecumênico reunido no Estádio Pierre de Coubertin celebrou o esporte e a unidade, com atletas e estrelas do futebol discutindo a sua fé e corais cantando em várias línguas e tradições. A participação de igrejas evangélicas, pentecostais, católicas, ortodoxas e protestantes reformadas luteranas destacou o espírito olímpico de unidade e de respeito mútuo, informou o serviço de imprensa da Federação Luterana Mundial.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Espírito ecumênico e inter-religioso está presente na Olímpiada de Paris - Instituto Humanitas Unisinos - IHU