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Aquele “Banquete dos Deuses” pintado no século XIX que pode ter inspirado a cena drag queen na cerimônia olímpica

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30 Julho 2024

É uma pintura atribuída ao bolonhês Pelagio Palagi e que retrata uma mesa no Olimpo muito semelhante à iconografia mostrada na noite da inauguração de Paris 2024. Os organizadores defenderam-se das acusações de blasfémia dizendo que citavam Dionísio e pagãos ritos e não a Última Ceia.

A informação é publicada por La Repubblica, 29-07-2024.

Não foram apenas desculpas, as dos organizadores franceses da Cerimônia de Abertura dos Jogos, que após as polêmicas e acusações de "blasfêmia" e escárnio ao cristianismo suscitadas pelas drag queens em uma mesa que lembra a Última Ceia, explicaram que por para eles a referência não era absolutamente essa, mas sim um festival pagão inspirado em Dionísio. Para testemunhar a boa fé da citação poderia de facto haver uma pintura atribuída ao pintor bolonhês Pelagio Palagi (mas mais provavelmente ao milanês Carlo Bellosio) criada no século XIX que se chama "O Banquete dos Deuses" e que tem uma iconografia semelhante à da Última Ceia, mas que na verdade trata de um rito pagão. A pintura encontra-se nos Museus Cívicos de Arte Antiga de Bolonha e mostra como a representação dos atletas olímpicos à mesa é muito semelhante, incluindo a figura central.

"O Banquete dos Deuses" de Jan van Bijlert

Representação de Dionísio na Abertura dos Jogos Olímpicos da França | Foto: Divulgação

Leia mais

  • O fato não subsiste: a fé sim. Artigo de Umberto Rosario Del Giudice
  • Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris denunciada por bispos e católicos em todo o mundo por zombar do cristianismo
  • A “blasfêmia” olímpica. Artigo de Francesco Sisci
  • O bispo francês dos Jogos Olímpicos, após a paródia da Última Ceia: “O direito à blasfêmia não tem lugar”
  • E se a paródia que irritou os bispos franceses não fosse sobre “A Última Ceia”?
  • O 'Banquete dos Deuses', de Jan Van Bijlert e não a 'Última Ceia' de Leonardo Da Vinci
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