06 Janeiro 2024
"Quantas vezes, quando confrontados com um obstáculo no caminho da vida, deixamos que desmoronasse a esperança e a confiança. No entanto, é extraordinária a lição que nos chega dessa jovem mulher judia, Etty Hillesum, que o monstro nazista devorou com apenas 29 anos em Auschwitz em 1943. Aquelas que nós citamos são algumas linhas de seu Diário em cujas páginas muitas vezes a escuridão sombria do campo de concentração é rasgada por faixas de céu e os gritos dos algozes são paradoxalmente apagados pela harmonia interior da vítima", escreve o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, em artigo publicado em Il Sole 24 Ore, 09-01-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.
Quando se tem uma vida interior, realmente não importa de que lado das grades do campo nos encontramos... Já morri mil vezes em mil campos de concentração... No entanto, acho esta vida linda e cheia de significado. Em cada preciso instante.
Quantas vezes, quando confrontados com um obstáculo no caminho da vida, deixamos que desmoronassem a esperança e a confiança. No entanto, é extraordinária a lição que nos chega dessa jovem mulher judia, Etty Hillesum, que o monstro nazista devorou com apenas 29 anos em Auschwitz em 1943. Aquelas que nós citamos são algumas linhas de seu Diário em cujas páginas muitas vezes a escuridão sombria do campo de concentração é rasgada por faixas de céu e os gritos dos algozes são paradoxalmente apagados pela harmonia interior da vítima.
Aqui está, o adjetivo fundamental é justamente este que representa uma intimidade profunda além da pele da exterioridade. Acredito que todos nós já encontramos uma dessas pessoas pelo menos uma vez, talvez com o corpo torturado por doenças, pela existência humilhada pela pobreza, pelos dias aprisionados na imobilidade e no silêncio, mas mesmo assim capazes de uma serenidade “interior” negada a nós, saudáveis, abastados e imersos em uma multidão de pessoas. Como Etty confessava, se você tiver essa pureza de espírito, entende-se que mesmo o momento sombrio não fere nem destrói o significado da vida e da sua beleza secreta. É, no entanto, necessário descobrir essa verdade como se faz com uma vertente cavando sob o solo e a árida extensão de pedregulhos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
#a vida interior. Artigo de Gianfranco Ravasi - Instituto Humanitas Unisinos - IHU