28 Novembro 2023
"Desde o início, Francisco levou muito a sério o seu papel como Bispo de Roma, o que implicou, entre outras coisas, uma grande sensibilidade às realidades italianas. Neste momento, essas realidades acabam por criar dores de cabeça adicionais para um papa que, até então, poderia muito bem ter pensado em si mesmo como parte da solução para as questões das mulheres, e não como o problema", escreve John L. Allen Jr., editor do Crux, especializado na cobertura do Vaticano e da Igreja Católica, em artigo publicado por Crux, 27-11-2023.
Embora o catolicismo possa ser universal, do ponto de vista sociológico o Vaticano definitivamente não o é. Embora o seu pessoal possa vir de todo o mundo, a sua cultura interna, psicologia e modelos de negócios são todos essencialmente italianos.
Até que um papa aceite a sugestão do recém-nomeado Arcebispo Coadjutor Christopher Coyne, de Hartford, Connecticut, e mova o Vaticano para fora de Roma, a realidade italiana continuará, portanto, a exercer um impacto desproporcional na definição das perspectivas e das prioridades percebidas pelos funcionários do Vaticano.
Esse ponto vem à mente em meio ao que os organizadores descrevem como uma “revolução” emergente na Itália em torno da questão da violência contra as mulheres, impulsionada pela indignação nacional pelo assassinato brutal de uma jovem de 22 anos chamada Giulia Cecchettin por seu ex-namorado. A sua morte horrível, que dominou a comunicação social italiana durante duas semanas, representa apenas o mais recente exemplo daquilo que os italianos chamam agora de epidemia de feminicídio.
De acordo com dados do Ministério do Interior do país, um número impressionante de 106 mulheres foram mortas este ano em Itália, 55 delas alegadamente por um parceiro ou ex-parceiro. É um vídeo de uma morte violenta de uma mulher a cada três dias.
O exame de consciência agora em curso parece destinado a ter consequências na questão do tratamento das mulheres em todos os níveis, incluindo por parte da Igreja Católica e da sua liderança no Vaticano.
Durante uma manifestação no sábado que começou no Circus Maximus de Roma e terminou na Basílica de São João de Latrão, cerca de 50 mil pessoas compareceram para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, patrocinado pela ONU, obviamente motivadas pelo furor causado pela Situação italiana.
Cecchettin desapareceu em 11 de novembro depois de sair para encontrar seu ex-namorado, Filippo Turetta, para comer um hambúrguer em um shopping, poucas horas antes de uma festa de formatura para comemorar seu diploma em engenharia biomédica pela Universidade de Pádua. Seu corpo foi encontrado uma semana depois coberto com sacos plásticos pretos em uma vala perto de um lago nos Alpes, com uma autópsia descobrindo posteriormente 26 ferimentos individuais, aparentemente infligidos por uma lâmina, no pescoço, braços e pernas de Cecchettin.
Mais tarde, Turetta foi preso na Alemanha e extraditado para a Itália, onde está agora detido numa prisão em Verona, sob a acusação de homicídio qualificado.
Durante a manifestação de sábado, uma das faixas expostas com destaque na multidão dizia: Vaticano spina dorsale del patriarcato, que se traduz como “O Vaticano é a espinha dorsal do patriarcado”.
É verdade que seria um erro ler demasiado numa faixa anônima, mas essa não foi a única expressão de reação anticatólica durante o dia. Os manifestantes também pararam para lançar bombas de fumaça e rabiscar grafites nos escritórios do Pro Vita e Famiglia, um importante grupo italiano pró-vida e antiaborto, que, embora seja independente da igreja institucional, tem laços profundos com setores importantes da sociedade.
O resultado é que, à medida que a nova campanha em torno da segurança e dos direitos das mulheres ganha força, provavelmente colocará mais uma vez o papel da Igreja e do Vaticano no centro das atenções.
À primeira vista, isso pode parecer uma feliz coincidência, dado que o Papa Francisco fez do empoderamento das mulheres uma marca do seu reinado.
Francisco nomeou mulheres para cargos importantes no Vaticano, incluindo a Irmã Franciscana Irmã Raffaella Petrini, a primeira mulher a servir como chefe executiva do Estado da Cidade do Vaticano; nomeou três mulheres, incluindo Petrini, para servir no todo-poderoso Dicastério para os Bispos, responsável por identificar novos bispos em todo o mundo; e concedeu às mulheres o direito de voto no recente Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade.
Sempre atento às realidades italianas, Francisco também enviou no sábado uma mensagem no X (o antigo Twitter), que, motivada pelo dia da ONU para a eliminação da violência contra as mulheres, foi ouvida pela maioria dos italianos como um eco do escândalo Cecchettin.
“A violência contra as mulheres é uma erva venenosa que assola a nossa sociedade e deve ser arrancada desde as suas raízes. Estas raízes crescem no solo do preconceito e da injustiça; devem ser combatidas com ações educativas que coloquem a pessoa, com a sua dignidade, no centro”, dizia a mensagem do Papa.
No entanto, a realidade é que, à medida que o historial do papa é colocado sob um microscópio cada vez mais crítico, podem surgir pressões tanto novas como antigas.
Uma indicação veio de uma entrevista recente com Lucetta Scaraffia, fundadora e ex-editora de um encarte feminino do jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, que renunciou em 2019 reclamando do que descreveu como esforços para amordaçar sua tentativa de destacar o abuso das mulheres religiosas na Igreja.
Na verdade, Scaraffia descreveu o alcance do papa às mulheres como sendo apenas chiado e nada de bife.
“Quanto ao papel da mulher na Igreja, o Papa Francisco não está fazendo absolutamente nada. É tudo falso”, disse ela à edição italiana do Huffington Post.
“As mulheres que chegaram aos cargos do Vaticano são mulheres escolhidas pelo clero, extremamente obedientes, que não mudam nada... elas escolhem irmãs obedientes que sorriem o tempo todo”, disse ela.
Por mais injustas ou exageradas que possam ser tais afirmações, à luz do clima nacional, é provável que encontrem um público mais receptivo.
“A única coisa que Francisco poderia ter feito era estabelecer o diaconato para as mulheres, e ele não o fez. Ele criou uma comissão que produziu um documento, que depois foi tornado secreto. Agora, ele está criando outra comissão. Você sabe melhor do que eu que quando você cria comissão após comissão, é porque você quer matar o tempo”, disse Scaraffia.
Sobre a questão específica do feminicídio, Scaraffia também sugeriu que a credibilidade de Francisco foi comprometida pela forma como lidou com o caso do ex-jesuíta padre Marko Rupnik, que foi acusado de abuso sexual, psicológico e espiritual de mais de 20 mulheres adultas, a maioria freiras. , ao longo de um período de aproximadamente 30 anos.
O novo clima na Itália poderá provavelmente exercer nova pressão sobre o Papa e os responsáveis da Igreja para que também confessem a confusão de Rupnik.
Desde o início, Francisco levou muito a sério o seu papel como Bispo de Roma, o que implicou, entre outras coisas, uma grande sensibilidade às realidades italianas. Neste momento, essas realidades acabam por criar dores de cabeça adicionais para um papa que, até então, poderia muito bem ter pensado em si mesmo como parte da solução para as questões das mulheres, e não como o problema.
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A “revolução” italiana sobre a violência contra as mulheres também pode pressionar o Papa. Artigo de John L. Allen Jr. - Instituto Humanitas Unisinos - IHU