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18 Outubro 2023

Nem todos os que participam no Sínodo sobre a sinodalidade estão satisfeitos com o método utilizado para orientar as discussões.

A reportagem é de Loup Besmond de Senneville, publicada por La Croix International, 17-10-2023.

A atmosfera de entusiasmo geral que parece rodear a assembleia sinodal sobre o futuro da Igreja, agora em curso no Vaticano, não deve ser tomada ao pé da letra. Nos últimos dias, várias vozes dissidentes se levantaram durante o encontro de 4 a 29 de outubro que reuniu 365 pais e mães sinodais, incluindo o Papa Francisco.

Durante as sessões, que são fechadas à comunicação social e ao exterior, alguns dos participantes manifestaram claramente as suas dúvidas sobre o método utilizado. Eles expressaram as suas preocupações durante as intervenções gratuitas nas reuniões plenárias, nos debates em pequenos grupos nas mesas redondas espalhadas pela Sala Paulo VI, e ainda mais durante os intervalos.

“O nível caiu muito”

Isto é particularmente verdadeiro no caso de alguns dos antigos membros do Sínodo, que são rápidos em apontar que o principal problema é que a teologia está sendo negligenciada durante as discussões. A “conversa no espírito” utilizada durante o trabalho de grupo, o método introduzido pelos organizadores, exige que os membros do Sínodo falem da sua experiência pessoal, em vez de abordarem conceitos importantes – em suma, é a experiência sobre as ideias.

“O nível caiu muito”, queixou-se um padre sinodal, que não aceita a situação de braços cruzados. Ele disse que se sente “restrito”, até mesmo “infantilizado”.

Isto é tanto mais verdade quanto os participantes estão limitados a intervenções de quatro minutos, tanto nas discussões em pequenos grupos como nas suas intervenções em assembleias plenárias. Desde o início, quase todos permaneceram dentro do limite. Mas alguns não o fizeram e foram lembrados por uma campainha de que seu tempo havia acabado. Eles disseram que a restrição de quatro minutos impossibilita o desenvolvimento de um pensamento teológico.

Em todo caso, os poucos teólogos que falaram desde o início da assembleia – como o cardeal alemão Gerhard Müller e o arcebispo italiano Bruno Forte – não pareceram despertar o entusiasmo das pessoas. Nem o cardeal Marc Ouellet, que aproveitou a oportunidade para promover o seu trabalho sobre a teologia do sacerdócio.

“Os discursos dos teólogos são muito chatos”, disse um membro que participa da sua primeira assembleia sinodal.

Aplausos irritantes

Os críticos presentes na assembleia sinodal dizem que um segundo problema é que a ênfase é colocada na emoção. Desde o início, as discussões foram preparadas por numerosos testemunhos pessoais, alguns deles descrevendo situações dramáticas.

Foi o caso de um leigo espanhol, presidente de uma associação para pessoas com deficiência, que falou em nome de todo este setor da sociedade, que considerava insuficientemente integrado na Igreja. Depois, houve uma jovem que explicou de forma muito comovente que a sua irmã lésbica cometeu suicídio depois de ser rejeitada pela Igreja. O membro mais jovem da assembleia – de apenas 22 anos – também teve a palavra. Todos eles foram calorosamente aplaudidos depois de falarem. E esses aplausos deixaram algumas pessoas na assembleia um pouco irritadas.

“É tudo testemunho e emoção”, disse um deles. “Mas não é disso que se trata a nossa fé. Jesus aceita a todos, mas diz às pessoas para se converterem. À adúltera ele diz: vai e não peques mais”.

Os mesmos críticos também se queixaram de um enfoque excessivamente “centrado no Ocidente”, tanto que os temas que tocam a moralidade sexual e as pessoas “feridas” pela Igreja (um termo usado no documento de trabalho da assembleia) tendem a dominar – como no início discussões à tarde na quinta-feira, 12 de outubro.

“Depois de cerca de quinze contribuições, ainda havia cerca de quarenta pessoas para atender. Alguns dias antes, quando se falava de ecumenismo, não havia mais de dez”, disse um membro.

Um terceiro sinal de tensão é a clara recusa de alguns participantes em participar no processo. Pelo menos um participante deixou sua mesa na tarde da última sexta-feira, 13 de outubro, antes mesmo de as discussões terem começado. Sua razão? Ele percebeu que uma das outras pessoas do seu pequeno grupo era conhecida por defender posições radicalmente opostas às suas.

Este pode ter sido apenas um incidente isolado, mas é um sinal de que nem tudo está indo bem nesta assembleia sinodal.

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