Alemanha-Vaticano: um diálogo

Vaticano. (Foto: Sean Ang | Unsplash)

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Julho 2023

Uma primeira reunião foi realizada na quarta-feira, 26 de julho, entre representantes da Conferência Episcopal Alemã e da Cúria Romana - como era esperado por ambas as partes no final da visita ad limina dos bispos alemães em novembro de 2022.

A informação é de Marcello Neri, publicada por Settimana News, 27-07-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

A intenção básica é promover a compreensão mútua, uma melhor comunicação e uma discussão crítica aberta sobre os resultados do Caminho Sinodal da Igreja Católica Alemã.

Se, por um lado, esse início de caminho compartilhado entre o catolicismo alemão e os dicastérios vaticanos chega com excessivo atraso, depois que durante todo o Caminho sinodal olhamo-nos de longe (não sem desconfiança) sem conversar, por outro lado, poderíamos dizer que os profundos mal-entendidos levaram a um resultado desejável: o do diálogo cara a cara, sem se basear em críticas tendenciosas da imprensa e em boatos ardilosamente veiculados por aqueles que, na Igreja alemã e não só, pretendem desacreditar totalmente a sinodalidade de uma Igreja local.

No final do encontro foi emitido um curto comunicado de imprensa que, no entanto, induz ao otimismo para um caminho partilhado de forma sincera e construtiva: “Hoje (26 de julho de 2023), no Vaticano, se encontraram representantes da Cúria Romana e da Conferência Episcopal da Alemanha (CET). Foi uma continuação do diálogo iniciado durante a visita ad Limina dos Bispos alemães em novembro de 2022. Naquele encontro, de fato, foi acordado que as questões teológicas e disciplinares que surgiram em particular no ‘Caminho sinodal’ seriam discutidas mais profundamente. A reunião decorreu num clima positivo e construtivo. Outras se seguirão. Da Cúria Romana, estiveram presentes os Cardeais Luis F. Ladaria Ferrer SJ, Kurt Koch e Pietro Parolin e os Arcebispos Filippo Iannone O.Carm., Robert F. Prevost OSA e Vittorio F. Viola OFM. Da parte da CET os Bispos Dr. Georg Bätzing, Dr. Stephan Ackermann, Dr. Michael Gerber, Dr. Bertram Meier, Dr. Franz-Josef Overbeck, respectivamente Presidente da CET e Presidentes das Comissões Episcopais para a Liturgia, para as Vocações e Serviços Eclesiais, para a Igreja Universal, para a Fé, bem como a Secretária Geral, Dra. Beate Gilles, e o Porta-voz da Conferência, Matthias Kopp”.

Leia mais