16 Junho 2023
O Papa Francisco enviou uma mensagem de apoio a uma conferência que discutirá o ministério LGBTQ na Igreja Católica neste fim de semana, depois que influenciadores on-line de direita organizaram uma petição para tentar impedir o evento.
A reportagem é de Joshua J. Mcelwee, publicada por National Catholic Reporter, 14-06-2023.
O papa está apoiando publicamente a Conferência Outreach, encontro de três dias marcada para 16 a 18 de junho na Fordham University, de Nova York, que abordará questões que vão desde como a Bíblia fala sobre homossexualidade, como a Igreja deve ministrar com os católicos transgêneros e como para criar crianças LGBTQ na fé.
Em uma carta manuscrita divulgada em 14 de junho pelo jesuíta pe. James Martin, um dos organizadores do evento, Francisco pede ao padre que envie seus "melhores cumprimentos" aos participantes do encontro e garante: "Em minhas orações e bons votos estão você e todos os que trabalham na Conferência Outreach".
Carta manuscrita do Papa Francisco divulgada em 14 de junho pelo jesuíta pe. James Martin. (Foto: Cortesia James Martin | NCR reprodução)
A carta do papa vem depois que uma série de influenciadores de mídia social de direita expressaram indignação com o evento. Um grupo organizou uma petição on-line, reunindo cerca de 92.000 assinaturas, exigindo que Fordham cancelasse a conferência.
Também apoiando publicamente a conferência está o cardeal de Nova York Timothy Dolan, que escreveu uma carta dando as boas-vindas aos que planejam participar do evento.
“É dever sagrado da Igreja e de seus ministros alcançar os que estão na periferia e atraí-los para um relacionamento mais próximo com Jesus e sua Igreja”, escreve Dolan na carta, divulgada por Martin. "Seu ministério vital e importante é uma contribuição valiosa e necessária para este esforço".
Outreach é um site de notícias e opinião dedicado aos católicos LGBTQ, afiliado à revista americana dirigida pelos jesuítas. O evento de 2023 é a segunda conferência presencial do grupo, após um evento semelhante em Fordham em 2022.
Os palestrantes principais da conferência deste ano incluem Tania Tetlow, reitora da Fordham; Marianne Duddy-Burke, diretora executiva do ministério católico LGBTQ DignityUSA; e Juan Carlos Cruz, chileno sobrevivente de abusos e membro da comissão papal de abusos do clero.
Ryan Di Corpo, editor-chefe da Outreach, disse em uma entrevista que o grupo sente uma urgência especial em sua conferência este ano, dado o recente aumento da controvérsia em torno das questões LGBTQ.
Papa Francisco cumprimenta o jesuíta Pe. James Martin em 2019. (Foto: CNS | Vatican Media)
Referindo-se à declaração da Campanha de Direitos Humanos de 6 de junho de um “estado de emergência” nacional para pessoas LGBTQ nos EUA, Di Corpo disse que a conferência busca se concentrar na inclusão e cuidado de todas as pessoas na Igreja.
“Há um enorme corpo de pesquisa para mostrar que a juventude LGBTQ, em comparação com seus pares heterossexuais, sofre taxas muito mais altas de doença mental”, disse Di Corpo. "A conferência diz que a Igreja deve ser, para usar a terminologia do Papa Francisco, um 'hospital de campanha' para esse tipo de desespero e esse tipo de rejeição que as pessoas estão experimentando".
"Outra coisa que o papa enfatizou fortemente ao longo de seu pontificado é essa cultura do encontro, que nos chama a parar, ativamente e ouvir as pessoas", disse ele. "Acho que a conferência, à sua maneira, é um espaço para que esse encontro aconteça".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa envia apoio à conferência do ministério LGBTQ enquanto petição on-line tenta cancelar evento - Instituto Humanitas Unisinos - IHU