14 Julho 2022
O Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra atualiza as regras para a nomeação do Arcebispo de Canterbury.
O Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra dará maior peso à Comunhão Anglicana Global na eleição do Arcebispo de Cantuária, líder da Igreja Anglicana (ao lado da Rainha). Até agora, os bispos anglicanos de fora do Reino Unido tinham apenas um representante da Comissão de Nomeações da Coroa de 16 membros que elegeu o titular da histórica sé episcopal.
A informação é publicada por Vida Nueva, 13-07-2022.
O novo regulamento estabelece que a Comunhão Anglicana Global contribua com 5 novos representantes para a comissão. Eles serão um das igrejas da África, um da América, um do Oriente Médio e da Ásia, um da Oceania e um da Europa. Além disso, a comissão garantirá a inclusão de leigos e clérigos juntamente com alguns bispos, bem como o equilíbrio entre homens e mulheres, com pelo menos cinco pertencentes ao Patrimônio da Maioria Global - no qual os povos migrantes para o Reino são agrupados –, conforme relatado pelo próprio sínodo.
A proposta do sínodo do arcebispo, como no caso de todos os prelados diocesanos, pertence à Comissão de Nomeações da Coroa, embora a nomeação seja da Rainha. A comissão terá assim 17 membros votantes, reduzindo o número de representantes da Diocese de Canterbury de seis para três pessoas. A nomeação do Bispo de Dover, diocese sufragânea de Cantuária, cuja nomeação seria feita diretamente pelo Arcebispo de Cantuária, também foi modificada. Agora será feito através da comissão.
Para Justin Welby, atual arcebispo de Canterbury, isso reflete toda a "tapeçaria vastamente diversa de sociedades, culturas e experiências humanas" da Igreja Anglicana. “Os anglicanos de todo o mundo têm uma relação profunda e histórica com a Sé de Cantuária, e o Arcebispo de Cantuária tem o grande privilégio de servir como foco de unidade para as igrejas anglicanas em todo o mundo”, disse ele em um comunicado. Para Welby " é justo que se dê voz a esta família internacional de igrejas no processo de seleção dos 'primeiros entre iguais' dos bispos de nossa comunhão global".