23 Outubro 2020
“Empodere sua Irmã” é o nome do site que a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) lançou com o propósito de abrir mais espaços de visibilidade das ações das mulheres de fé, dentro e fora da denominação.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
O novo espaço virtual tem o objetivo de empoderá-las “para a equidade de gênero, bem como para prevenção e enfrentamento à violência de gênero”, também a violência religiosa e doméstica.
O site, diz matéria de divulgação, será alimentado por mulheres, clérigas e leigas da IEAB, em diálogo com organizações feministas acerca das questões relacionadas à Gênero e Religião.
“Mas, para que essa casa tenha nosso jeito de ser, precisamos que as mulheres da IEAB que estão em muitos lugares no Brasil e no exterior nos ajudem a manter este espaço aconchegante e atualizado”.
Assim, mulheres são incentivadas a compartilhar textos autorais sobre gênero e religião, vídeos de um a três minutos com indicativos culturais, como um livro, poesia, filme, série, música, peça de teatro, documentário. O site oferece, inclusive, dicas de como gravar vídeo com celular. Também espera receber notícias de eventos, encontros, reuniões em que elas tenham participado.
“Por fim, nossa casa também terá um Mural para divulgarmos aquele evento que acontece em sua Igreja, cidade, Seminário ou Faculdade sobre Gênero e que você acredita que vale a pena divulgar”, informa o “Empodere sua Irmã”. A única exigência, além das explicações ofertadas pelo site de como noticiar, é que o material informativo seja enviado com pelo menos 15 dias de antecedência.