29 Mai 2020
Pela primeira vez, está sendo organizado um retiro ecumênico digital na Suécia. Por quatro sábados consecutivos, começando na véspera de Pentecostes, em 30 de maio, o bispo católico de Estocolmo, cardeal Anders Arborelius, e a bispa de Uppsala da Igreja Luterana, Karin Johannesson, convidam todos a participar de um retiro digital. Todos os sábados, em um site especialmente construído, serão publicados o material e os vídeos com a oração e a reflexão, baseada nos textos bíblicos e nas reflexões pessoais dos dois Bispos.
A reportagem é de Charlotta Smed, publicada por Religión Digital, 27-05-2020. A tradução é do Cepat.
Embora a participação seja gratuita, propõe-se contribuir livremente para a restauração de duas casas religiosas: o Mosteiro Carmelita Católico Glumslöv e o Convento Protestante Alsike, ambos na Suécia e ambos muito necessitados de reforma.
Os dois bispos apresentam o retiro digital afirmando: “Nesse momento, muitas pessoas estão vivendo mais isoladas do que já estão acostumadas. Isso pode fazer com que se sintam deprimidas e frustradas. Graças a Deus, há esperança e o Espírito Santo pode nos ajudar a encontrar um significado mais profundo para o nosso isolamento”.
“Podemos aprender a ouvir a voz de Deus, quando outras vozes fortes são silenciadas. Podemos descobrir que temos uma morada espiritual dentro de nós, onde vive o próprio Deus”.
“A partir de Pentecostes, oferecemos uma sala digital comum onde podemos encontrar paz e reflexão. Queremos propor uma imersão espiritual neste momento de estresse e preocupação que estamos experimentando. Queremos ajudar sua alma a descansar ”.
“A Igreja não é apenas um edifício, mas uma comunidade universal, onde o Espírito nos une a Jesus e aos demais. Portanto, o tema geral do retiro é “A morada interior de Deus”.
O retiro começa na véspera de Pentecostes, o que significa que no sábado, 30 de maio, o site ganhará vida com as primeiras publicações. Posteriormente, o novo material será publicado nos dias 6, 13 e 20 de junho. Todos estão convidados a participar.
O cardeal Anders Arborelius e a bispa Karin Johannesson dirigem o retiro com suas reflexões e orações, lendo textos bíblicos e com música, lembrando as palavras do apóstolo Paulo em sua Carta dos Efésios (2, 21-22): “Nele cresce todo edifício para ser um templo santo no Senhor. Nele também vocês, junto com os outros, são edificados para ser uma morada de Deus por meio do Espírito”.
Anders Arborelius é o primeiro cardeal sueco da história. Em 21 de maio de 2017, ao final do Reina Coeil, o Papa Francisco anunciou sua criação como cardeal e também o nomeou membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Luterano de nascimento, aos 20 anos, converteu-se ao catolicismo e, dois anos depois, após ler a autobiografia de Santa Teresa de Lisieux, decidiu entrar na Ordem dos Carmelitas Descalços. Em 1998, o Papa João Paulo II o nomeou bispo de Estocolmo, a única diocese católica do país, que tem jurisdição sobre todo o território.