• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Rita Baroud: “O rugido, a terra tremendo e o campo de refugiados de Al-Mawasi que se transforma em uma vala comum sob os ataques das FDI”

Mais Lidos

  • Nenhuma ‘Nakba’ parece acordar o mundo. Artigo de Ivone Gebara

    LER MAIS
  • Para o professor e pesquisador de origem judaica, o genocídio em Gaza está sendo concretizado pela inação do Ocidente, que não se manifesta por meio de sanções contra os planos de Netanyahu

    O mundo está inerte diante da ofensiva final de Israel contra a Palestina. Entrevista especial com Bruno Huberman

    LER MAIS
  • O alívio do Opus Dei durou pouco: Leão XIV exige a reforma de seus estatutos e a causa é reativada na Argentina

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

11 Setembro 2024

O testemunho de Rita Baroud, uma estudante de 21 anos, sobre o violento bombardeamento do exército israelense na zona considerada zona segura onde morreram pelo menos 19 civis.

O artigo é de Rita Baroud, estudante palestina, publicado por La Repubblica, 10-09-2024.

Eis o artigo.

Jamais poderei esquecer, ou perdoar, a violenta explosão que abalou a Faixa de Gaza de ponta a ponta na manhã de hoje. No sudoeste de Khan Yunis, na zona de Al-Mawasi, a terra tremeu como se tivesse sido atingida por um terramoto. Aqueles que se refugiaram nesta área, que as forças de ocupação israelenses prometeram ser uma “zona segura”, acordaram no inferno. Eu também estava entre essas pessoas.

Já estamos todos habituados ao céu vermelho de Khan Yunis, colorido pelos ataques israelenses, mas desta vez o brilho foi mais forte e o barulho da explosão foi tal que anunciou claramente outro massacre de civis. O campo de refugiados foi transformado numa vala comum em apenas alguns minutos, mas foi um massacre diferente de qualquer outro. Um local que abrigava dezenas de famílias que fugiam de Rafah estava totalmente soterrado pela areia. Num acampamento que albergava vinte tendas, perto da mesquita Osman bin Affan e do hospital britânico, tudo foi destruído em poucos momentos por mísseis devastadores lançados por aviões de guerra israelenses. O solo literalmente desabou, transformando-se em crateras profundas, algumas com mais de 9 metros de profundidade.

Quando a notícia se espalhou, o pânico explodiu: as tendas haviam desaparecido como se tivessem sido levadas por um fantasma. Primeiro houve vida, depois vazio. A profundidade das crateras e os destroços espalhados tornaram quase impossível a busca de corpos e desaparecidos, enquanto as equipes de proteção civil não conseguiram iluminar a área após o corte de energia elétrica.

Muitos vieram aqui para se salvar. Os Shaer, os Madi, os Fawjo, os Taimeh e outras famílias, mas pelo menos 19 pessoas morreram lá. Consegui falar com minha amiga Aya, que mora perto: pela voz dela entendi a extensão da destruição que ela havia presenciado. “É um massacre indescritível, Rita”, ela me disse. "Achei que não sobreviveria. O barulho era assustador, pedaços de corpos voavam por toda parte. Você consegue imaginar o que significa ver crianças que brincavam até ontem ficarem em pedaços?"

“Não há nem lugar para enterrá-los porque aqueles que morreram sob essas bombas foram vaporizados, não deixaram vestígios”. Isto não é simplesmente um massacre e não pode ser chamado apenas de carnificina. O que aconteceu aqui é mais. É o enterro de um campo inteiro, o enterro das esperanças e das vidas de pelo menos 19 civis que acreditavam estar seguros.

Espero que uma nova expressão seja acrescentada ao léxico dos massacres: “cemitério”, porque nenhuma outra expressão pode descrever esta cena. É um túmulo enorme, que esconderá para sempre os nossos civis e os seus sonhos debaixo da areia.

Leia mais

  • Drones, massacres de civis e calor infernal: na minha Gaza a guerra continua. Artigo de Rita Baroud
  • Ataques israelenses em Gaza deixam dezenas de mortos e esperança por cessar-fogo é cada vez menor
  • Nada impede Israel, que bombardeia mais duas escolas na Cidade de Gaza
  • Soldados israelenses são acusados de estupro e tortura de palestinos
  • Israelenses amarram palestino em capô de jipe na Cisjordânia
  • Por que existem mulheres e crianças palestinas presas em Israel
  • ONU denuncia tortura contra palestinos presos em Israel
  • “Israel está dividido entre dois projetos sociais irreconciliáveis”. Entrevista com Michel Warschawski
  • A confiança dos israelenses no governo atingiu o nível mais baixo dos últimos 20 anos
  • Estupros e violência sexual usados como armas de guerra. Artigo de Lucetta Scaraffia
  • “O calendário tem apenas um dia: 7 de outubro, o que aconteceu antes e depois é tabu”. Entrevista com Riccardo Noury
  • Trump e Hillary entre o ruim e o pior
  • Biden diz que Israel está perdendo apoio devido a ataques “indiscriminados” contra civis; mortes já passam de 18 mil
  • Arquitetura como instrumento de controle. “Gaza é uma área de concentração: Israel pratica violência humanitária, só quer destruir e dominar”. Entrevista com Eyal Weizman
  • “Prisão das torturas”. Em Sde Teiman Israel tem a sua Guantânamo
  • "Guantânamo israelense": médico denuncia condições desumanas de detenção de prisioneiros palestinos
  • Ministro de Israel diz que pode ser ‘justo e moral’ matar de fome 2 milhões em Gaza
  • Tortura: causar os maiores danos possíveis ao povo palestino. Artigo de Marina Hoyos Marín
  • “Nenhum benefício militar em Rafah, o objetivo é o massacre”. Entrevista com Ghassan Abu Sittah
  • Sde Teman: a “Guantânamo” em que Israel tortura e assassina prisioneiros palestinos
  • Em Gaza, a sinfonia da morte
  • Abuso e maus-tratos de menores palestinos no sistema de detenção militar israelense
  • Gaza. Não há objetivo legítimo para esse massacre. Artigo de Triestino Mariniello
  • Netanyahu: o plano louco para derrubar os aiatolás. Artigo de Gad Lerner
  • Os Estados Unidos estão colocando o Exército israelense sob escrutínio por violações dos direitos humanos dos palestinos
  • O que revelam os estupros de guerra. Artigo de Dacia Maraini
  • Netanyahu ignora o mundo e ordena o início da evacuação de Rafah
  • Israel quer um Estado de apartheid ou um processo de limpeza étnica, ambos crimes nos termos do direito internacional. Artigo de Vijay Prashad
  • “Há uma extrema-direita israelense que quer despovoar Gaza e recolonizá-la”. Entrevista com Mairav Zonszein
  • Em seis meses em Gaza, a pior guerra da história de Israel só causou destruição e morte
  • Entre a barbárie e a civilização: Israel e as Olimpíadas. Artigo de Giuseppe Savagnone
  • “Estamos assistindo a uma guerra genocida de Israel, uma vingança contra civis”. Entrevista com Tahar Jen Belloun
  • “A guerra de Gaza mancha a memória do Holocausto”. Entrevista com Enzo Traverso
  • Tribunal dos EUA insta Biden a examinar seu “apoio inabalável” a Israel

Notícias relacionadas

  • ¿A que le teme Israel? Fortalecimiento de lazos Irán-Latinoamérica

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Um livro banhado em lágrimas

    LER MAIS
  • Jornada extraordinária: indígenas isoladas retornam à floresta Amazônica

    Duas indígenas isoladas da Amazônia maranhense completaram a jornada extraordinária de volta a sua floresta, após terem sido [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados