13 Dezembro 2023
"A paróquia deverá ser, necessariamente, além de um local acolhedor para todos, também um centro de formação dos batizados em uma espiritualidade bem fundamentada teologicamente e aberta à renovação".
O comentário é de Renato Borrelli, em artigo publicado por Settimana News, 12-12-2023.
O caminho sinodal até agora desencadeou um grande trabalho de discernimento comunitário ativado em vários níveis: desde o centro-diocese com expansão nas comunidades individuais e nas vicariatos a nível interparoquial, reunindo os cristãos crentes das comunidades paroquiais e os membros de várias associações e realidades eclesiais. Estes estiveram envolvidos no diálogo e em um confronto sério e tranquilo que soube superar as pequenas questões para se abrir a horizontes mais amplos, como demonstraram os "Cantieri di Betania", com uma abertura abrangente para questões sociais, ambientais, além das estritamente eclesiais, relacionadas à vida interna, na lógica da GS e do magistério do Papa Francisco.
A Igreja se interrogou sobre si mesma não por narcisismo e para realizar uma obra de maquiagem, mas para superar a autorreferencialidade que é se olhar no espelho. A autorreferencialidade é uma doença: minha paróquia, meu grupo, minha associação. Em vez disso, somos chamados a acolher as inquietações da história e a nos deixar questionar, a apresentá-las diante de Deus, "a mergulhá-las na Páscoa de Cristo" (Papa Francisco)".
O problema recorrente da reforma da Igreja foi colocado, para que ela seja efetivamente "um sinal eficaz da unidade à qual toda a humanidade é chamada, um instrumento de reconciliação e cura das feridas do nosso mundo comum, não para tornar o cristianismo mais poderoso e influente neste mundo, mas para torná-lo crível, para que o mundo creia" (T. Halík).
Essa eficácia é possibilitada pela ação do Espírito, mas também pelo compromisso concreto com o próximo, imitando a atenção e a ação concreta de Jesus Cristo pelos pobres, doentes, excluídos devido às barreiras e preconceitos criados pelos homens.
A Igreja não é chamada apenas para diagnósticos e pronunciamentos, mas para traduzi-los em fatos concretos por meio de indivíduos e da variada constelação de presenças operando em vários níveis institucionais e voluntários: Santa Sé, Caritas, Comunidade de Sant'Egidio...
Rahner, que para o Sínodo da Igreja alemã de 1974 havia escrito "Transformação estrutural da Igreja como tarefa e como oportunidade", teria se alegrado ao ver o trabalho realizado pelo povo de Deus e refletido no Instrumentum laboris.
Há 43 anos, ele se perguntava como seria a Igreja em 2200. Sintamos a pergunta dirigida a nós, pois estamos no quinto lustro do terceiro milênio.
Desde então, ele exortava a encontrar novos caminhos abertos para o futuro: "Na Igreja, não pode e deve haver uma estratégia global da pastoral que olhe mais para frente do que se fazia antes?" (Ensaios X, p. 205).
Não faltam reflexões, visões e passos concretos nesse sentido, esforçando-se para encontrar novos caminhos. Penso nas tentativas de renovar a teologia, o rosto da paróquia e encontrar novas formas de presença dos batizados nela e, mais geralmente, na Igreja.
O Papa Francisco, com os ministérios instituídos, está impulsionando nessa direção.
Se é verdade que a paróquia ideal é aquela em que, imaginando uma ausência prolongada e motivada do pároco, não ocorre uma espécie de paralisia, mas sim uma continuidade na ação pastoral sustentada pelos leigos que assumem a responsabilidade da comunidade, é desejável que isso aconteça no futuro, salvaguardando, obviamente, a presença do presbítero coordenador que, com seu carisma, saiba orientar os fiéis em um caminho aderente às sugestões do Espírito diante de um mundo em mudança, que sempre precisará do anúncio sempre atual do Evangelho.
O futuro está nas origens: assim como a Igreja nascente questionava o seu presente, abrindo novas perspectivas na escuta do Espírito e dos irmãos, isso está acontecendo agora e sempre deverá ocorrer no futuro.
No entanto, é necessário ter em mente que as tentativas de propor um cristianismo original muitas vezes são a projeção de ideais pessoais sobre a história, interpretações historicamente condicionadas que, embora possam ser muito valiosas, não devem ser entendidas como tentativas de reconstrução de um cristianismo puro, desestruturado, "nu".
Estamos, de qualquer forma, dando os primeiros passos tímidos em direção ao futuro, que, no momento, é o terceiro ausente, em comparação com um presente bem determinado e a necessidade de sua superação guiada, orientada por uma reflexão pastoral sustentada pela reflexão dos teólogos, pelo magistério e ditada pela evolução das situações que imporão a superação e um passo à frente na lógica de que "a realidade é superior à ideia", libertando-nos gradualmente de obstáculos representados por demandas e práticas fruto da inércia.
É preciso subir nos ombros dos gigantes para enxergar além. Não faltarão, na Igreja, aqueles que conseguem ver muito além do status quo.
Karl Rahner imaginava o futuro da seguinte forma: "Em 2200, a Igreja aparecerá e aparecerá necessariamente em sua aparência empírico-fenomênica muito diferente daquela à qual estamos acostumados hoje. Essa imagem fenomênica futura será única e exclusivamente algo que sobreviverá sem ter colocado problemas e sem ter refletido sobre isso, algo que 'acontecerá' apenas aos poucos..., assim como a Igreja do feudalismo medieval sucedeu à Igreja dos Padres. O laicato adquirirá necessariamente uma autonomia, um poder e uma importância maiores do que tem agora. Na comunidade de base, os leigos se tornarão em grande medida os protagonistas da vida da Igreja" (Ensaios X, p. 223-224).
O Papa Francisco está seguindo nessa direção quando faz entender aos cristãos que não devem esperar que na Igreja tudo seja decidido com as últimas diretrizes sobre cada questão.
"Onde um fiel cumpre sua missão de cristão na família e na vida pública profana, deixando-se guiar por uma motivação profundamente cristã, aí a Igreja vive e toma decisões em assuntos frequentemente talvez mais importantes do que aqueles diretamente acessíveis à autoridade eclesiástica... Nós cristãos temos na Igreja tarefas tanto para ela quanto para o mundo, para a vida pública profana e para a sociedade, que devemos cumprir como portadores da Igreja" (K. Rahner, ibidem).
Um espírito aberto também sabe entender como o carisma da liderança está, de qualquer forma, fazendo avançar a comunidade cristã com a intuição (2015) e a realização de um Sínodo universal sobre a Igreja. Basta pensar na intuição e realização do Concílio Vaticano II realizada pelo Papa João XXIII.
No entanto, permanece o fato de que, como afirma Tomáš Halík, "o serviço de maior valor para a credibilidade e vitalidade da fé estará na ação daqueles cristãos que terão a coragem de sair das atuais fronteiras mentais e institucionais da Igreja tradicional, que saberão, segundo o exemplo de São Paulo, tornar-se 'tudo para todos' e, como buscadores entre outros, embarcarão em um novo caminho" (Tarde do cristianismo. A coragem de mudar).
Permanecem, a esse respeito, sempre atuais as palavras de Severino Dianich: "A Igreja, antes mesmo de se conhecer em seus padres, catequistas, religiosos, membros da Ação Católica, membros de associações e movimentos envolvidos em atividades específicas, se reconheça operosa na existência de fé de seus esposos, advogados, donas de casa, estudantes, enfermeiros, políticos, sindicalistas, agricultores. Todos esses, para realizar a missão da Igreja, não precisam de qualificações adicionais, nem de fazer algo diferente do que fazem, mas apenas fazê-lo na sequência de Cristo" (em Aa.Vv., Dossiê sobre os leigos, Queriniana, Brescia 1987, p. 146).
Madeleine Delbrêl, a grande missionária das "periferias", descrevia o estilo do cristão imerso na sociedade não como um simples "estar presente", mas como testemunho tangível de uma novidade de vida que incorpora com simplicidade um valor tão transcendente quanto a fé na vida cotidiana, de modo a despertar questionamentos nas consciências.
"Frente à descristianização, ele [o crente] frequentemente luta contra fatos e eventos novos porque a fé onde há dureza: e parece ser um homem do passado. Ao contrário, diante do ateísmo, o cristão crente coloca com sua vida, precisamente porque é crente, uma hipótese viva de Deus onde não há mais hipótese de Deus. Sua fé em Deus é, para este mundo novo, um fenômeno ainda mais novo. O cristão é para os irmãos um homem que ama as coisas do mundo em seu valor e em sua realidade, mas também é um homem que prefere a todas essas coisas o Deus em quem acredita. Sua preferência o leva a fazer certas escolhas. Assim, você o vê escolhendo um Deus invisível. Essas escolhas propõem ao mundo uma pergunta sobre o que ultrapassa o mundo" (Delbrêl, Nós, das ruas, p. 204).
Portanto, a paróquia deverá ser, necessariamente, além de um local acolhedor para todos, também um centro de formação dos batizados em uma espiritualidade bem fundamentada teologicamente e aberta à renovação; pessoas capazes de dialogar, com seriedade e serenidade, com o homem e a mulher de hoje, falando a linguagem de Deus na língua da experiência humana. Aliás, não há uma palavra cristã que não contenha uma inspiração para repensar profundamente as coisas dos homens.
No entanto, é necessário formar cristãos crentes livres dos fardos do fanatismo, da credulidade e de um sentido doentio de pertencimento que beira a patologia e que serve apenas para desqualificar o cristianismo diante de uma sociedade secularizada.
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No Sínodo, uma ideia de futuro. Artigo de Renato Borrelli - Instituto Humanitas Unisinos - IHU