09 Setembro 2023
Neste relevante contexto, a segunda parte da encíclica Laudato si', que o Papa Francisco publicará no próximo dia 4 de outubro, será apresentada e estudada pelos participantes.
A reportagem é publicada por Il Sismografo, 07-09-2023.
Na entrevista concedida pelo Papa à revista Vida Nueva, no dia 4 de agosto, após falar sobre a missão liderada pelo cardeal Matteo Zuppi e outros assuntos relacionados, o Pontífice disse: "Todas estas iniciativas são o que chamo de 'ofensiva de paz'. Além disso, em Novembro, antes da Conferência da ONU sobre o clima em Dubai (EAU), estamos organizando um Encontro de Paz com líderes religiosos em Abu Dahbi. O Cardeal Parolin está coordenando esta iniciativa, que pretende-se que seja realizada fora do Vaticano, num território neutro que permita a participação de todos" [1].
Agora vem a confirmação oficial do evento em nota da Agência dos Emirados Árabes Unidos (WAM) que garante que sob o patrocínio do Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, o evento será organizado pelo Conselho Muçulmano de Anciãos (MCE) presididos pelo Grande Imã de Al-Azhar Ahmed Al-Tayeb. A conferência será organizada em colaboração com a Presidência da COP28, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA) e a Igreja Católica. Espera-se que líderes religiosos que representam as principais religiões do mundo, acadêmicos e especialistas ambientais participem no evento de dois dias com o objetivo de discutir as responsabilidades éticas dos líderes religiosos na abordagem à crise climática. A reunião também abordará a colaboração fé-ciência para resolver a lacuna entre as evidências empíricas e os ensinamentos espirituais, discutir estratégias para amplificar as vozes dos líderes religiosos para melhorar a justiça climática e destacar formas de envolver as comunidades de base na obtenção do desenvolvimento. O Secretário Geral do Conselho Muçulmano de Anciãos, Mohamed Abdelsalam, disse: “À medida que o nosso mundo se aproxima de danos climáticos irreversíveis que só podem ser resolvidos através de um esforço coletivo, a conferência preliminar de líderes religiosos para a COP28 chega num momento crítico para intensificar a ação climática em todos os setores da sociedade, erradicando a ignorância sobre as alterações climáticas e aumentando a conscientização das questões ambientais."
A COP28 - EAI que será realizada na Expo City Dubai de 30 de novembro a 12 de Dezembro deverá reunir mais de 70.000 participantes, incluindo chefes de estado, funcionários governamentais, líderes internacionais da indústria, representantes do setor privado, acadêmicos, especialistas, jovens e outros. Conforme exigido pelo acordo climático de Paris, a COP28 dos EAU fornecerá o primeiro Balanço Global, uma avaliação abrangente do progresso em relação às metas climáticas. Por último, a nota sublinha: "A inclusão é a base da presidência da COP28: as comunidades e as organizações religiosas desempenham um papel crucial em ajudar o mundo a enfrentar as alterações climáticas. Para sublinhar isto, a COP28 será a primeira COP a acolher um pavilhão dedicado ao envolvimento das comunidades religiosas. "Neste importante contexto, será apresentada e estudada pelos participantes a segunda parte da encíclica Laudato si', que o Papa Francisco publicará no dia 4 de outubro.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Vaticano, ONU e Emirados Árabes Unidos anunciam Conferência de Paz de 6 a 7 de novembro em Abu Dhabi, antes da COP28 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU