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25 Mai 2023

Um importante teólogo asiático diz que a decisão do Papa Francisco de incluir mulheres e homens não ordenados como membros votantes da assembleia sinodal de outubro é um “passo gigantesco” que mudará irreversivelmente os processos de tomada de decisão da Igreja.

A reportagem é de Christopher Lamb, publicada no The Tablet, 24-05-2023.

No mês passado, o secretariado do sínodo anunciou que o Papa havia autorizado uma reforma para permitir que pelo menos 70 não-bispos fossem membros da assembleia do sínodo de 4 a 29 de outubro no Vaticano . Este movimento fará com que as mulheres votem em um sínodo pela primeira vez.

O padre Vimal Tirimanna é um dos conselheiros teológicos do sínodo e professor de teologia moral que leciona no Sri Lanka e em Roma.

“As coisas nunca mais serão revertidas. É um passo gigantesco, não um pequeno passo”, disse ele em um webinário organizado pelo The Tablet sobre o processo sinodal em 17 de maio de 2023.

“Mesmo que nada ocorrer no restante do processo sinodal, esse fato particular de que 70 bispos nos aguardarão lá é uma grande mudança. Eu não acho que isso pode ser transformado. Finalmente, o que o Vaticano II queria foi realizado – o processo começou”.

O padre Tirimanna, um padre redentorista que ajudou a redirigir o documento sinodal “Amplie o espaço da sua tenda”, explicou que as reformas de Francisco são uma recuperação do que aconteceu nos sínodos durante o primeiro milênio do cristianismo.

Ele destacou que, quando Paulo VI instituiu o sínodo dos bispos em 1965, nunca descartou que os sínodos evoluíssem, com a possibilidade de se tornarem “sínodos do Povo de Deus”.

As mudanças do Papa, disse ele, são uma tentativa de “fazer o que dizem” do Vaticano II.

Mas o padre Tirimanna disse que ainda há muita resistência ao Sínodo entre os bispos e por parte daqueles que pensam erroneamente que o Papa está tentando levar a Igreja Católica a uma direção “protestante”.

“Fico um pouco surpreso quando ouço algumas vozes, mesmo aqui em Roma, que dizem: 'Bem, este Papa veio do nada e está tentando fazer da Igreja Católica uma Igreja Protestante'”, disse ele.

“Tais pessoas são totalmente ignorantes porque no primeiro milênio, até as reformas gregorianas no século XI [sob o Papa Gregório VII], todas as igrejas, mesmo antes do grande cisma [1054], todos nós tínhamos processos sinodais e uma maneira sinodal de decidir. Então não é algo novo sendo injetado. É, antes, um retorno às nossas fontes originais”.

O painel do webinário também incluiu a professora Christina Kheng, que ensina liderança pastoral no East Asian Pastoral Institute em Manila, e a Dra. Elissa Roper, uma teóloga australiana que participou do processo do Sínodo do Conselho Plenário.

O professor Kheng disse que o processo do sínodo “por uma igreja sinodal”, que começou em outubro de 2021 nas dioceses e comunidades católicas locais, já teve um impacto significativo. Para muitas pessoas, disse ela, foi a primeira vez que foram convidadas a participar de discussões sobre a Igreja.

“Quando é bem feito, as pessoas entendem e entendem que esse é o jeito de ser da Igreja”, disse ela. “Eles mudaram a maneira como se veem e ouvem falar de bispos e clérigos que mudaram como resultado do processo.”

Ela acrescentou: “A principal coisa que as pessoas estão dizendo é que não querem mais voltar ao modo antigo, e não pode mais ser como sempre na Igreja. Eles experimentaram o que é ser corresponsável, participar, ser incluído e querem encontrar maneiras de fazer mais isso.”

Assim como o Padre Tirimanna, a Prof. Kheng se envolveu na leitura e síntese do relatório, que se tornou o documento “Amplie o Espaço da Sua Tenda”.

Ela disse que faltam papéis de liderança para as mulheres na Igreja foi algo levantado em todo o mundo. Mas ela disse que a preocupação primordial é desenvolver estilos sinodais de liderança que incluam todos, em vez de se concentrar em uma única questão.

“Imagine se aprovássemos a ordenação de mulheres sem abordar o clericalismo”, disse ela. “Como uma leiga que não é ordenada, eu me encontraria ainda mais abaixo na cadeia alimentar.”

O Dr. Roper, que estava no comitê de redação do Conselho Plenário, referiu-se às discussões sobre mulheres durante uma assembléia do conselho plenário australiano em Sydney em julho passado.

Todo o processo quase foi interrompido quando uma moção sobre a igualdade entre mulheres e homens na Igreja não obteve uma maioria suficiente de votos. Os participantes confirmaram à prancheta e concordaram com uma moção revisada .

“Era um microcosmo do que precisamos fazer na Igreja: ter bispos na sala”, disse ela.

“Tivemos mesas redondas para que as reações, as emoções, tudo o que trazemos para essas discussões seja aberto e, então, possamos discutir o futuro juntos.”

Os participantes do painel concordaram que a Igreja não pode voltar atrás no que o sínodo começou.

O padre Tirimanna atendeu a necessidade de “estruturas concretas” para continuar a sinodalidade e garantir uma “cultura de escuta e inclusão”. Ele disse que os católicos leigos apoiam fortemente a sinodalidade e, embora alguns bispos resistam, outros se mostram muito entusiasmados. Ele citou um cardeal não identificado dos Estados Unidos que disse que, apesar da resistência, o “processo irá adiante”. O teólogo do Sri Lanka lembrou a todos que o Espírito Santo, e não os bispos, está conduzindo à Igreja.

Leia mais

  • Caminhar juntos: por uma teologia à prova da sinodalidade. Conferência do cardeal Mario Grech
  • Converter-se à sinodalidade. Desafio para clérigos e leigos
  • O Sínodo é para nos unir no serviço a Deus e às pessoas. Entrevista com Jean-Claude Hollerich
  • Maria, nossa irmã no caminho sinodal da Igreja. Artigo de Eliseu Wisniewski
  • Mulheres e jovens no Sínodo. 'Não revolução, mas...', avalia líder da Ação Católica
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