• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Estamos sob ataque: hackers tentam atrasar a execução da vacina”

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • O deputado estadual do RS pelo PT propõe “um grande consorciamento de municípios, do estado e do governo federal” para gerenciar a manutenção e gestão de diques e casas de bombas em toda a região metropolitana

    “Autoridade metropolitana”: uma proposta para enfrentar eventos climáticos extremos no RS. Entrevista especial com Miguel Rossetto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Dezembro 2020

Na corrida pela vacina anti-Covid, a anglo-sueca AstraZeneca ocupava a primeira posição até uma semana atrás. Depois, a notícia de um erro no preenchimento de uma dose e a necessidade de aprofundamentos atrasaram a fase de aprovação.

A entrevista é de Fabio Tonacci, publicada por La Repubblica, 04-12-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis a entrevista.

Piero Di Lorenzo, o senhor é presidente da IRBM de Pomezia [empresa de biotecnologia molecular italiana], que produziu materialmente a vacina da AstraZeneca. O que tem a dizer a esse respeito?

Que é descabido falar de erro que impediu a experimentação. A verdade é que, em um lote do produto usado em um grupo de voluntários, havia sido inserida uma quantidade menor de produto. Essa situação, que veio à tona logo após a vacinação, foi imediatamente comunicada às agências reguladoras com uma integração do protocolo experimental. A partir da análise de todo o protocolo feito no fim da fase 3, constatou-se que aquela linha teve uma eficácia muito maior do que as outras, ou seja, de 90%.

E isso não é um erro?

Poderíamos falar de erro se isso tivesse vindo à tona durante a fase de administração e só tivesse sido descoberto no fim. Neste caso, repito, encontramo-nos diante de uma contingência feliz. A história da pesquisa científica está repleta desses casos fortuitos que deram resultados históricos: pensemos apenas na penicilina e nos antibióticos.

A AstraZeneca foi a única entre as multinacionais que trabalham com vacinas a comunicar dois níveis de eficácia, 70% e 90%. Por quê?

Foi considerado justo dar publicidade a todos os resultados individuais das várias linhas do protocolo, informando sobre o feliz caso que havia se verificado. Em vez disso, tudo isso foi instrumentalizado para desacreditar a experimentação e atrasar a chegada do nosso produto ao mercado.

De quanto será o atraso?

Certamente não sou eu que posso ditar os tempos da validação da EMA [o Ministério da Saúde italiano]. Espero que, dentro de algumas semanas, eles consigam concluir a análise dos dados que, de acordo com o que sei, serão enviados em sete a dez dias, salvo imprevistos.

A IRBM produzirá doses para a venda?

A nossa vocação é a pesquisa. Agora, estamos empenhados em realizar os testes de validação nas produções feitas no exterior e em particular na Inglaterra, mas eu prometi ao ministro Speranza e ao presidente da AstraZeneca que, se for útil, também daremos uma mão na produção, produzindo uma dezena de milhões de doses em 2021.

O trabalho continua normalmente?

Não. A normalidade acabou quando foi divulgado o preço de venda da vacina (2,80 euros por dose). Desde então, começamos a sofrer ataques de hackers profissionais muito violentos, que se intensificaram quando foi divulgada a quantidade de mais de três bilhões de doses que seriam produzidas. Já tivemos sete ataques muito pesados.

Ataques de quem?

Só posso dizer que vieram do exterior.

Qual era o objetivo?

Entrando no servidor da IRBM, roubar os dados sensíveis da operação da vacina. Só graças aos especialistas e às defesas corporativas, e com a ajuda das instituições competentes, é que pudemos resistir. Mas pense que agora não podemos mais usar e-mails e telefones para todas as comunicações de dados sensíveis, e eu lhe garanto que é um grande grão de areia na engrenagem.

O momento leva a pensar no motivo “político” para enfraquecer a posição de uma vacina que é econômica e fácil de transportar.

Bem, eu seria hipócrita se respondesse que não pensei no jogo geopolítico que poderia estar por trás desses fatos, sobre o qual eu ouvi falar por parte de alguns comentaristas. Mas eu prefiro afugentar os maus pensamentos.

A experimentação continuará, depois da aprovação do EMA, na Itália?

Todas as linhas de experimentação continuarão, porque ainda se esperam respostas quanto ao tempo de eficácia do soro. Também é verdade que, pelo mesmo motivo, os testes estão começando em vários outros países, incluindo a Itália.

 

Leia mais

  • O nacionalismo das vacinas
  • Posicionamento da Abrasco sobre a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19
  • Experimentação humana. Artigo de Giannino Piana
  • Um “plano” de vacinação sonolento e inaceitável
  • Propor vacinação só em março e alcançar no máximo 1/3 da população em 2021 é um crime
  • Vacinas: o modelo hiperfinanceirizado de pesquisa
  • No acesso às vacinas, retrato da globalização dos extremos
  • A vacina vai nos ajudar, mas não vai nos livrar das pandemias
  • Vacinas, riscos e negócios. Artigo de Silvia Ribeiro
  • Vacinas: duas notícias excelentes e uma péssima
  • Que lugar ocupam os países mais pobres na fila para a vacina contra a Covid-19?
  • Pandemia dispara a corrida entre as grandes potências e farmacêuticas para aproveitar o novo mercado de vacinas
  • Repúdio à politização da vacina. Carta aos cientistas, aos povos do Brasil, às autoridades do Executivo, do Judiciário e do Legislativo
  • Covid: o Ocidente prostrado à espera da vacina redentora
  • “As vacinas podem ajudar, mas é preciso intervir para que a covid-19 não seja seguida pela covid-20, covid-21, etc.”. Entrevista com Rob Wallace
  • Críticas infundadas contra a CoronaVac alimentam movimento antivacina
  • ‘Não consigo ver como uma vacina contra coronavírus não funcione’
  • Vacinas: Anvisa decreta uma estranha interrupção
  • Covid: Pfizer e BioNTech anunciam uma candidata a vacina 90% eficaz
  • Vacinas, o desafio do frio. Não basta produzi-las: algumas devem ser mantidas a menos 80°
  • Crise da CoronaVac: Pazuello anuncia compra, Bolsonaro cancela

Notícias relacionadas

  • Mal do país de Oswaldo Cruz persiste há 100 anos

    LER MAIS
  • Febre amarela entre nós

    LER MAIS
  • “Hackers russos”, nova invenção da velha mídia

    A história se repete: como no Iraque, em 2003, agências de espionagem dos EUA acusam sem prova alguma – e jornais publicam sem[...]

    LER MAIS
  • Descobriram que Papa Francisco segue 'os conselhos' de Snowden

    Uma imagem divulgada recentemente no Twitter confirmou que o Sumo Pontífice recorre ao mesmo método de segurança que o ex-anal[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados