• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco é acusado de ser “inconclusivo”. É realmente isso? Artigo de Marco Politi

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • O massacre no Rio. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

24 Novembro 2020

"Para os opositores, não se trata simplesmente de identificar um candidato que ponha freio na linha do pontífice argentino. Trata-se de encontrar uma pessoa que se apresente ao mundo com uma aura de confiança igualmente consistente", escreve Marco Politi, jornalista, ensaísta italiano e vaticanista, em artigo publicado por Il Fatto Quotidiano, 23-11-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o artigo.

Em poucas semanas, o Papa Francisco completará 84 anos, e não é de hoje que se articulam nos bastidores as manobras para a sua sucessão. Não são especulações abstratas. Pessoas autorizadas dizem isso, como o cardeal alemão Walter Kasper, seu grande eleitor no conclave de 2013, ou o Pe. Arturo Sosa, geral da Companhia de Jesus.

Há uma fatia do mundo eclesiástico que não gosta desse papa, há um alinhamento entre bispos e cardeais que quer influenciar no próximo conclave e pressiona para impedir que seja eleito um continuador da sua linha de remodelagem da Igreja, da Cúria, do próprio modo de entender o testemunho de fé no século XXI.

As motivações que animam o front conservador são variadas e vão desde argumentos teológicos a posições político-econômicas. Mas há um elemento de propaganda anti-Bergoglio, que é particularmente insidioso e que é repetido implacavelmente nos bastidores.

No fundo, Francisco seria um pontífice “inconclusivo”, que desorienta os bons católicos e suscita um maior número de seguidores entre os estranhos e os externos à Igreja do que entre os fiéis. É realmente assim?

Uma recente pesquisa de Ilvo Diamanti desmente esse estereótipo de propaganda. Na verdade, se o consenso geral na Itália em relação ao Papa Bergoglio ainda se mantém alto, em cerca de 70%, as coisas mudam se a atenção se focar no “povo da missa”: a parcela de fiéis que permanecem apegados à tradição do rito dominical e não interromperam a conexão estável com sua própria paróquia.

Diamanti fez a pergunta: “Quanta confiança você sente em relação ao Papa Francisco?” para aqueles que vão à missa todas as semanas ou quase todos os domingos. E a resposta é que 91% dos católicos praticantes questionados expressaram a sua “confiança” em Francisco. Um percentual ainda maior do que o consenso excepcional (88%) que Bergoglio registrou em 2013, o ano da sua eleição.

Confiança é uma palavra particular, revela uma atitude de confiança que vai além da concordância meramente intelectual. Significa que você confia na orientação dada, para além dos altos e baixos e até mesmo dos erros que podem acontecer ao longo do caminho. Significa confiar na direção tomada e na sinceridade de quem a segue. Esse é o capital que Francisco parece ter acumulado ao longo dos anos.

O ano 2020 não foi fácil. Mas existem três fatores cruciais que fortaleceram a figura simbólica do pontífice argentino nesse período. O primeiro diz respeito à capacidade de orientação espiritual, que ele conseguiu assumir quando eclodiu a pandemia do coronavírus, quando negou a visão da “peste” como julgamento de Deus, defendendo, pelo contrário, que é hora de os homens e as mulheres do século XXI (crentes ou não) julgarem que tipo de sociedade e de convivência – solidária ou não – pretendem escolher (sobre esse tema, publiquei recentemente um livro, “Francesco, la Peste, la Rinascita”, Ed. Laterza).

O segundo fator é recente. Diz respeito ao afastamento do cardeal Angelo Becciu do colégio cardinalício. Os investigadores vaticanos ainda estão lutando para desfazer o emaranhado de investimentos errados e malversações, relações com mediadores opacos, favoritismos familiares, encargos de missões secretas para personagens improváveis como Cecilia Marogna – mas Bergoglio foi direto ao coração da opinião pública no momento em que determinou que Becciu não merecia continuar sentado tranquilamente no “senado da Igreja”.

Foi uma ruptura com a atitude inveterada de deixar que personalidades responsáveis por escolhas muito questionáveis continuassem usando a púrpura nas grandes cerimônias. A opinião pública percebeu essa ruptura imediatamente.

Ainda mais claro e compartilhado foi o terceiro gesto de Francisco, muito recente. A publicação do muito mais do que exaustivo relatório sobre o cardeal (também ex, porque foi expulso pelo pontífice) Theodore McCarrick. A opinião pública entendeu perfeitamente que o Papa Bergoglio não teve medo de trazer à tona as responsabilidades de João Paulo II e da sua comitiva ao promover às mais altas honras um bispo que não era digno delas e a responsabilidade de Bento XVI (como já ocorreu com o fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel) ao não ter aberto um processo eclesiástico contra McCarrick.

É nessa transparência de conduta, nessa clareza de linha (apesar dos zigue-zagues a que Bergoglio às vezes é forçado pela guerra civil em curso no catolicismo) que se encontra o motivo do capital de confiança que o Papa Francisco parece ter acumulado entre os católicos praticantes, assim como entre muitos não crentes.

No domingo passado, no Ângelus, o pontífice argentino reiterou mais uma vez o que significa estar “do lado das ovelhas”. Não é uma questão de doutrina, não é uma questão de sentimentos abstratos. Muito concretamente, o cristão será julgado pela “compaixão que se faz proximidade e ajuda solícita. Aproximo-me dos doentes, dos pobres, dos sofredores? Esta é a pergunta de hoje”.

Assim, torna-se mais complicado o jogo do próximo conclave. De fato, para os opositores, não se trata simplesmente de identificar um candidato que ponha freio na linha do pontífice argentino. Trata-se de encontrar uma pessoa que se apresente ao mundo com uma aura de confiança igualmente consistente. E isso não é fácil.

 

Leia mais

  • Em torno ao livro de Marco Politi: Francisco, a peste e o renascimento
  • “Francisco - A Peste, O Renascimento”. Entrevista com o autor Marco Politi
  • Papa Francisco, sua intenção é trazer paz a uma Igreja dividida. Mas as dificuldades não faltam. Artigo de Marco Politi
  • Profecia e geopolítica de Francisco. Artigo de Marco Politi
  • "Francisco enfrenta os mais conservadores”. Entrevista com Marco Politi
  • "Estamos no ‘segundo tempo’ de um pontificado dramático". Entrevista com Marco Politi
  • Francisco: por que as resistências? Entrevista com Marco Politi
  • Nas livrarias o último livro de Marco Politi: "A solidão de Francisco"
  • “No Vaticano há uma guerra civil subterrânea”. Entrevista com Marco Politi
  • “Herege e comunista”: a direita excomunga o papa
  • O Papa Jesuíta e seus inimigos
  • Francisco: “Sinto-me só porque quem deveria colaborar não colabora”
  • O pontificado de Francisco está em crise? Uma resposta a Massimo Faggioli
  • “Não subestimem a oposição a Francisco”
  • O “boomerang cismático” dos anti-Bergoglio: agora são eles os que se dividem
  • “Não são uma minoria, 30% do clero e os bispos estão contra Francisco”, afirma Marco Politi
  • Quem move a guerra contra o papa: o clero e o império. Artigo de Enrico Peyretti

Notícias relacionadas

  • Os perigos de um ''papa de meio turno''

    Marco Politi, com certeza, tem um ponto de vista. Jornalista e comentarista italiano veterano, sobretudo para o esquerdista La Rep[...]

    LER MAIS
  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • ''Bento XVI é um papa de meio turno''. Entrevista com Marco Politi

    "Na Igreja, há um clima de grande silêncio e a ideia de um mundo externo mau e agressivo", afirma o vaticanista e autor de um li[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados