14 Setembro 2020
O cardeal Luis Antonio Goakim Tagle, prelado filipino que o Papa Francisco colocou em dezembro de 2019 à frente da Congregação para a Evangelização dos Povos, testou positivo para a Covid-19. É o primeiro caso positivo de coronavírus de um chefe de dicastério da Cúria vaticana.
A reportagem é de Salvatore Cernuzio, publicada em Vatican Insider, 11-09-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A notícia foi confirmada à agência Ansa pelo porta-voz vaticano, Matteo Bruni, que explicou que o cardeal “não apresenta sintomas e permanecerá em isolamento domiciliar nas Filipinas, onde se encontra”. Entretanto, “estamos prosseguindo com as verificações necessárias entre aqueles que entraram em contato com Sua Eminência nos últimos dias”.
De acordo com o que o Vatican Insider apurou de fontes da Propaganda Fide, Tagle, também presidente da Caritas Internationalis, fez um teste na garganta em Manila, capital das Filipinas, país onde há atualmente cerca de 253 mil casos de contágio. O purpurado chegou lá no dia 10 de setembro, após uma longa viagem de avião.
É provável que o contágio tenha ocorrido nas últimas 48 horas passadas em Roma ou mesmo durante a viagem, já que, no dia 7 de setembro, antes de partir, ele havia feito outro teste que deu resultado negativo.
Assim que soube da notícia, Tagle alertou os seus colaboradores mais próximos. Membros da secretaria do Fas (Fundo de Assistência Sanitária) do Vaticano foram convocados para este sábado, dia 12.
No palácio da Congregação, um edifício histórico com vista para a Piazza di Spagna e para a Via di Propaganda, a notícia logo se espalhou, embora nenhuma comunicação oficial tenha sido dada: nenhuma circular, nem avisos informais. De fato, muitos empregados disseram não ter conhecimento da notícia.
Por isso, nenhum alerta foi dado no palácio, onde, aliás, devido a uma subdivisão desejada pelo ex-prefeito, o cardeal Fernando Filoni, os contatos entre os empregados do dicastério, os das Pontifícias Obras Missionárias, da agência Fides e da administração são bastante raros.
Tagle deveria comparecer nessa quinta-feira a uma reunião, chamada de Congresso, mas que foi adiada. Na última semana, ele teve poucas reuniões, exceto com o secretário e o subsecretário da Propaganda Fide. O seu motorista parece estar de férias há dias.
Em vez disso, é necessário reconstituir a série de encontros que o purpurado teria tido no Pontifício Colégio Filipino, onde ele reside há meses, não tendo ainda se mudado para a casa utilizada oficialmente ao prefeito do dicastério missionário, dentro da Pontifícia Universidade Urbaniana.
Tagle, um dos purpurados mais próximos do papa, encontrou-se com Francisco em uma audiência privada no Palácio Apostólico no dia 29 de agosto passado.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Cardeal Tagle testa positivo para o coronavírus - Instituto Humanitas Unisinos - IHU