16 Agosto 2018
A Sala de Imprensa da Santa Sé, 15-08-2018, publicou a mensagem que o Papa Francisco enviou a Dom Piotr Libera, bispo de Płock (Polônia), por ocasião do 450º aniversário da morte de Santo Estanislau Kostka (1550-1568), noviço jesuíta, que ocorre nesta quarta-feira, 15, solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Ao caro Irmão – S. E. Dom Piotr Libera
Bispo de Płock
Hoje, na solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, ocorre o 450º aniversário da morte de Santo Estanislau Kostka. Aos apenas 18 anos, devido a uma grave doença, terminou a sua peregrinação terrena esse aluno do noviciado jesuíta em Roma, um dos filhos mais excelentes da pátria de vocês e da Companhia de Jesus.
Por isso, comemorando o seu ingresso na glória do Senhor, uno-me à oração de agradecimento dos fiéis da Diocese de Płock e de toda a Igreja na Polônia, que, em breve, em Rostkowo, lugar de nascimento do santo, participarão nas celebrações centrais do Ano a ele dedicado.
Aproveitando essa oportunidade, desejo me dirigir acima de tudo aos jovens, dos quais São Estanislau é padroeiro. Gosto de lembrar a frase que São João Paulo II pronunciou na Diocese de Płock, quando venerou as suas relíquias: “O caminho da sua breve vida, que iniciou em Rostkowo, em Mazowsze, atravessou Viena e depois até Roma, pode ser comparado a uma grande corrida campestre rumo à meta da vida de todo cristão que é a santidade” (13 de novembro de 1988).
Caros jovens amigos, sei que muitos de vocês, em setembro, fazem a peregrinação a pé de Przasnysz a Rostkowo, desde o local do seu batismo até o lugar do seu nascimento. É, por assim dizer, a primeira etapa dessa “corrida” de Estanislau rumo à santidade. Encorajo-os a recordar, não só durante essa marcha, mas em todas as estradas da sua vida cotidiana, que vocês também são capazes de realizar essa “corrida”. Vocês também são impulsionados pelo amor de Cristo e fortalecidos pela sua graça.
Sejam corajosos! O mundo precisa da sua liberdade de espírito, do seu olhar confiante no futuro, da sua sede de verdade, de bondade e de beleza. Santo Estanislau os ensina aquela liberdade não é uma corrida às cegas, mas sim a capacidade de discernir a meta e de seguir os melhores caminhos de comportamento e de vida. Ele os ensina a buscar sempre em primeiro lugar a amizade com Jesus; a ler e a meditar a sua palavra e a acolher na Eucaristia a sua presença misericordiosa e poderosa, para resistir aos condicionamentos da mentalidade mundana.
Santo Estanislau os ensina a não ter medo do risco e dos sonhos de verdadeira felicidade, cuja fonte e garantia é Jesus Cristo. “Jesus é o Senhor do risco, é o Senhor do sempre ‘além’. [...] Ele quer as suas mãos para continuar construindo o mundo de hoje. Quer construí-lo com vocês” (cf. Discurso na Vigília da JMJ de Cracóvia, 30 de julho de 2016).
Que Santo Estanislau os sustente do céu e que o seu lema os inspire: “Ad maiora natus sum” – “Nasci para coisas maiores”.
Querido Irmão, por intercessão de Santo Estanislau Kostka, invoco a proteção divina sobre ti, sobre todos os Bispos e os sacerdotes, sobre os fiéis e especialmente sobre os jovens da Igreja na Polônia.
Peço-lhe que reze por mim e, de coração, abençoo-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Do Vaticano, 15 de agosto de 2018
Francisco