Ano jubilar de São Francisco de Assis tem início

Foto: Web Gallery of Art | Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Primeiro o coração, depois as regras. O retorno ao querigma. O apelo do Cardeal Fernández no consistório

    LER MAIS
  • Rodrigo Martin-Iglesias analisa a “nova desordem mundial” que reconfigura a América Latina

    “O sequestro de Maduro é um espasmo do declínio imperial.” Entrevista com Rodrigo Martin-Iglesias

    LER MAIS
  • Como a China poderá responder ao ataque de Trump à Venezuela?

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

13 Janeiro 2026

O Ano Santo em Roma chegou ao fim; agora é aberto o ano jubilar em Assis. Oito séculos após a morte de São Francisco, o jubileu se estenderá até 10 de janeiro de 2027. E, mais uma vez, há a concessão de indulgência para as penas dos pecados.

A informação é publicada por katolisch.de, 12-02-2025. 

Em Assis, foi inaugurado o Ano Jubilar por ocasião dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis. Segundo informou o portal Vatican News, participaram das celebrações realizadas no domingo os dirigentes das ordens franciscanas, o bispo emérito de Assis, Domenico Sorrentino, bem como representantes de instituições estatais.

Já nos anos anteriores, haviam ocorrido em Assis e arredores as primeiras celebrações jubilares. Em 2023, comemorou-se em Greccio o presépio criado por Francisco. Em 2024, recordou-se a estigmatização milagrosa do santo, e em 2025, o seu célebre louvor à criação (o “Cântico do Sol”).

Feriado nacional

Por ocasião do 800º aniversário de morte do santo mais famoso da Itália, estão previstas para 2026 várias celebrações religiosas. O ponto alto será o dia de sua morte, em 3 de outubro. Há três meses, o Parlamento em Roma decidiu, por ampla maioria, tornar novamente e de forma permanente o Dia de São Francisco (4 de outubro) um feriado nacional em toda a Itália.

Na cerimônia de abertura do Ano Jubilar, realizada no domingo na igreja de Santa Maria degli Angeli, aos pés de Assis, foi lida uma mensagem do Papa Leão XIV dirigida aos superiores das ordens franciscanas. Nela, o Papa destacou a atualidade da radical mensagem de paz do santo, amplamente venerado em todo o mundo. Também foi anunciado que a Penitenciaria Apostólica do Vaticano, por ocasião do Ano Jubilar, concede um perdão pleno das penas dos pecados (indulgência plenária). Ela pode ser obtida não apenas em Assis, mas em qualquer igreja dedicada a São Francisco em todo o mundo.

Leia mais